Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62269 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50658)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->"Somos os responsáveis" -- 31/07/2002 - 17:27 (Manoel Antonio Bomfim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Brasil é o maior país da América do Sul, com seus mais de 8,5 milhões de km2. Para se ter uma idéia, dentro do Brasil caberiam: Argentina, Uruguai, Paraguai, Itália, França, Japão, Suécia, Suíça, todos os países da América Central e mais alguns países menores. Com seu tamanho continental e possuidor de milhões de km`s de terras agricultáveis e ainda não exploradas é de se lamentar que precisemos importar gêneros alimentícios de países bem menores e mais pobres. É totalmente, injustificável que pessoas morram de fome e tenhamos um índice de mortalidade infantil tão alto. Como se explica a existência de gente debaixo de pontes e viadutos, sem um pedacinho de terra para plantar, passando extrema necessidade, vivendo abaixo do nível tolerável de pobreza??
Fica em terras brasileiras, o maior rio do mundo em volume d´água, o Amazonas, sem contar com os inúmeros rios de menor porte. E praticamente, em todos esses rios poderiam ser instaladas hidrelétricas e produzir energia.
O ano passado, o "presidente", com sua incompetência política e administrativa, (por falta de aviso e de pesquisa não foi), jogou nos ombros do povo, o ónus do racionamento de energia e com ameaças de que, quem não cumprisse a cota, seria sobre-taxado ou sofreria corte. Será que o povo é o encarregado pela construção de hidrelétricas e de redes de transmissão de energia..??!! Será que além de pagarmos um preço tão alto pela energia, ainda seremos nós, os responsáveis pela geração dela..??!!
Estamos mergulhados numa crise sem tamanho. E com essa crise virá mais desemprego, mais violência por falta de segurança, menos produção, e, consequentemente, mais gente passando fome, queda na qualidade de vida, aumentando a pobreza, etc. Pra esse "presidente", o povo é apenas um detalhe. O que importa pra ele, é o pagamento dos juros da dívida externa. É o ajoelhar-se aos pés do FMI. É a evacuação do nosso dinheiro, para os bancos internacionais. Pois, qualquer estrangeiro que investe seu "abençoado dinheirinho" aqui, quando vêem qualquer ameaça de crise, ligeiramente, raspam os "gordos fundos dos seus tachos" e levam de volta seus dólares.
E ainda falam em estabilidade económica. Que estabilidade! Se as dívidas, externa e interna, crescem cada vez mais a cada ano???!!! Não conhecemos nenhum país (Brasil, México, Argentina..., etc) no mundo que tenha se submetido aos ditames do FMI e aos especuladores internacionais que não esteja em "maus lençóis" económicos e sociais.
Nós, brasileiros, precisamos aprender a pensar, e principalmente, aprendermos a votar em pessoas que tenham compromisso com o povo. Senão, estaremos sempre condenados a vivermos nesse "mar" de insensibilidade e desrespeito. Votar é preciso, mas, saber votar é mais preciso ainda.
Nós somos os responsáveis por essa "coisa" que está aí instalada quando aceitamos isso cabisbaixos, iguais a cordeirinhos indefesos.
Manoel Bomfim
Fortaleza - Ce
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui