Usina de Letras
Usina de Letras
229 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ATÉ QUANDO -- 23/10/2010 - 19:15 (Délcio Vieira Salomon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ATÉ QUANDO



Délcio Vieira Salomon



Quem consultar o Orçamento da União, fica perplexo e revoltado. Só alguns dados: o orçamento da Presidência e dos órgãos sob seu comando, ao término do mandato de FHC (que inescrupulosamente, diga-se de passagem, já aumentara os gastos) era de R$ 3,7 bilhões. Com Lula saltou para R$ 9,2 bilhões ou seja 248,65 % de multiplicação. Em comparação, Judiciário e Legislativo, cresceram 70%. Nessa contabilidade registre-se no atual orçamento: Empresa Brasil de Comunicação, (Radio e TV do Executivo) chefiada pelo jornalista Franklin Martins: 476 mi (< 290%); Advocacia Geral da União: 2,4 bi (< 880%); Agência Brasileira de Inteligência: 421 milhões (< 105%); Controladoria Geral da União: 692 mi; Ministério da Pesca, vinculado à Presidência: 900 mi. Só o Gabinete do Presidente (incluindo a Casa Civil, a Secretaria de Comunicação entre outros: 1,4 bi (crescimento de 400%). O aumento de funcionários no entorno da Presidência aumentou 250 % (tirante a AGU com 800% de aumento), o contingente cresceu com 7.856 nomeações, embora no restante do Executivo Civil a taxa tenha sido de 13%.



Dizer que tamanho desmando foi aprovado pelo Congresso, ratificado pelo Tribunal de Contas da União e, indiretamente pelo Judiciário que, infelizmente, só age quando provocado e ninguém, na esteira das regras do Direito, teve coragem de acionar o primeiro Poder da Nação, nesse sentido. Há de se perguntar: onde estava ou está a Procuradoria Geral da União que silenciou a respeito? Por muito menos, esse órgão agiu na época de Collor.



Não terá sido essa a razão da proclamada popularidade de Lula? Com tal soma de dinheiro, seu governo fez a maior concentração de poderes e multiplicou como nunca “antes na história desse país”, cargos e verbas. O efeito mais claro dessa concentração e dessa multiplicação é que não há, no atual governo, um ministro forte. Como disse certo analista político: “não por acaso, Lula escolheu sozinho no núcleo palaciano sua principal ministra e candidata para sucedê-lo”. Lula conseguiu, com tanta dinheirama à sua disposição, acabar com a oposição. Nem o PT como instituição faz mais sombra a Lula, como chegou a fazer na época de José Dirceu e Genoino. Estranhamente, há cerca de uns doze anos, Lula chegou a ser contestado por seu partido, e quase destituído de sua presidência porque se arrogou o direito de ser o dono do partido. Hoje não só é dono. É o próprio partido e, em assim sendo, acabou por partidarizar o Estado. Já não se fala em petismo e sim em lulismo. Nova versão, neste país “grande e bobo”, como costuma lembrar nosso cronista Eduardo Reis, do “l´etat c`est moi”. Óbvio, com tanto dinheiro e, consequentemente, com tanto poder em suas mãos, não só fará Dilma, sua sucessora, como continuará governando o país, fazendo dela sua marionete.



Aí é que se situa o perigo não só para a democracia como para toda a nação. Lula, manobrando Dilma, terá muito mais liberdade do que como presidente. Quem duvida, verá. A não ser....(e é o que se espera, apesar da pouca probabilidade) que a criatura se volte contra o criador. Entretanto, pensando bem (como a realidade é dialética!), não seria pior? Se Dilma vier a rejeitar a tutela de Lula, certamente precipitará o caos que o próprio lulismo há muito está cavando.



Diante dos fatos e da sombria perspectiva apontados, sabendo que moral e ética nosso presidente perdeu, ao aderir à receita de que os fins justificam os meios e é preciso sempre levar vantagem, é de se perguntar: - até quando a Nação assistirá passivamente a tantos desmandos?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui