Usina de Letras
Usina de Letras
277 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Hermenêutica do Êxodo 180602 -- 03/02/2005 - 16:24 (Rodrigo Moreira Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Rodrigo M.Martins 180602

CROATTO, José Severino – A Relevância Sócio-Histórica e Hermenêutica do Êxodo. In: Concilium 209 (1987) 133-141.


“Não foram saídas de lugares de cativeiro para ir a um lugar livre, mas atos de libertação no próprio lugar em que se sofria a dominação interna ou externa”. (p. 134) Nesta premissa está presente a tese do autor, que diz que o êxodo proporciona uma hermenêutica que atinge a práxis sócio-histórica que pode ser aplicada - e vem sendo - às mais diversas situações vivenciais em que a vítima se encontra.
Sendo Javé o Deus que liberta e está com o povo em todos os momentos, até seu próprio nome passa a ser sinônimo de libertação, pois é referencial para os oprimidos clamarem por liberdade e justiça durante toda a construção dos textos sagrados.
Assim, vemos a relevância sócio-histórica que foi sendo implantada na mentalidade daquele povo – Israel – que se viu em meio a diversas nações poderosas e, com um grito àquele que realmente liberta, não só concretamente, mas também conscientizando da necessidade de luta contra os opressores: Javé – o Deus libertador.
Tratando-se de hermenêutica, a questão do êxodo tornou-se paradigma para reflexões que se propõem a lutar pela causa da vitima; contra todos os mecanismos de dominação e exclusão presentes no meio social.
À medida que a produção de sentido vai tomando corpo, percebe-se as várias possibilidades de leituras que vamos tendo no panorama geral da Bíblia, ainda mais quando tomamos como referencial a práxis sócio-histórica como ponto de partida.
Finalmente, temos as leituras da Bíblia como reconstruções a partir de novos contextos, fazendo aquilo que é o natural de um texto que pretende ser vital à humanidade: revelar Deus hoje de uma forma que traga libertação.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui