Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Pare de dirigir! -- 18/10/2010 - 14:47 (Jefferson Cassiano) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O que você faria se precisasse operar um torno industrial que nunca tivesse visto na vida? Se você fosse desvairado e tivesse pouco amor pela vida, apertaria de chofre os botões até que as engrenagens e os circuitos combinassem comandos e dessem vida ao equipamento. Isso seria, no mínimo, temerário, e poderia chegar a ser desastroso. Já que eu sei que você não é louco e quer seguir inteiro por mais tempo, posso afirmar que sua iniciativa primeira diante de tal tarefa inusitada seria questionar-se sobre as suas aptidões para operar equipamentos que exigem coordenação motora, raciocínio rápido e preditivo, concentração e visão perfeita. Caso se considerasse capaz, seu próximo passo seria tornar-se um perito na operação de tais máquinas através de cursos práticos e teóricos e de muito treino em oficinas ou laboratórios. Você faria isso porque sabe que operar qualquer equipamento mecânico, elétrico ou eletrônico sem aptidão e preparo pode matar.

Essa postura que você certamente teria no caso hipotético do torno, falta quando o equipamento em questão é um carro. Você, primeiramente, nunca se perguntou se a direção de um automóvel é uma atividade que suas capacidades permitem. A pergunta não é descabida e pode ser ampliada: quem foi que disse que dirigir um veículo que pode chegar fácil aos 160 quilômetros por hora é para qualquer ser humano? Ao contrário, se o cuidado que se tem com a operação de um torno fosse adotado quando o assunto é conduzir automóveis, uma porcentagem diminuta de pessoas seria aprovada para o trabalho. Nem todo mundo pode operar tornos. Nem todo mundo pode dirigir carros.

Ainda assim, faz parte do ritual da maioridade a matrícula numa autoescola. Conto nos dedos da mão esquerda do Lula quantas pessoas conheço que não têm carta de motorista por se considerarem inaptas para a atividade ou que, mesmo tendo o documento que as autoriza, preferem se abster para evitar o pior. O padrão, porém, é associar a autonomia e o direito de ir e vir à habilitação. Resultado: de forma indistinta, aptos e inaptos, com maior ou menor número de reprovas em exames de trânsito, cedo ou tarde, terão o direito de dirigir um carro do mesmo jeito que operariam um torno numa sala escura com as mãos amarradas, já que as autoescolas ensinam a passar no exame, mas não ensinam a dirigir.

Se ainda não deixei clara a minha tese, posso textualizá-la: 70% dos motoristas não são motoristas coisa nenhuma. Quem teria coragem de ficar ao lado de uma pessoa armada com um AK 47 sabendo que o indivíduo tem apenas a letra C na sua autorização para atirar, ou seja, é apenas um atirador amador? Se essa ideia parece absurda, pense que a maior parte dos motoristas brasileiros tem esse tipo de autorização para levar seus carros para cima e para baixo. São amadores com suas armas legalizadas. Como há muita, muita, muita gente incapaz de jogar Pac Man no Atari dirigindo SUVs pelas ruas, o trânsito é isto: um ensaio do inferno.

Acredito pouco na mudança dos critérios para entrega de habilitações. Carros precisam ser vendidos. Quanto mais pseudomotoristas, melhor. Depois é só aperfeiçoar a outra indústria, a das multas, e estamos conversados e faturando. Por aí, nada vai mudar. Como sempre, chega-se a conclusão de que a única solução para esse impasse, e para todos os outros, é a conscientização do indivíduo. Cada um de nós deve mudar o que puder na relação com os meios de transporte. Se temos dúvidas sobre nossas habilidades, compremos uma bicicleta, andemos a pé, peguemos carona. Além de ser mais seguro para todos, é mais saudável e ecologicamente correto. Soluções tão ingênuas que chegam a ser desconcertantes. Devo confessar que até eu fico constrangido com a minha ingenuidade. Todo mundo acha que dirige bem. Quem vai parar de dirigir? Que tolinho! Por que não escrevi sobre o goleiro do Flamengo? Oras! Vou até parar por aqui. A gente se vê num engarrafamento de tornos amanhã. Inté!



*Publicitário, professor e diretor do Núcleo Cassiano de Língua Portuguesa. É a favor das ciclovias, do metrô de superfície e do Smart for Two como veículo padrão para as áreas urbanas.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui