Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50596)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ITANHAÉM, Litoral Sul de São Paulo -- 05/10/2010 - 20:19 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ITANHAÉM, LITORAL SUL DE SÃO PAULO.



Filemon F. Martins





Itanhaém, com uma população estimada em mais de 87.000 habitantes e cujo nome significa “Pedra que canta” é uma das mais belas cidades da Costa da Mata Atlântica, no Litoral Sul de São Paulo, entre Mongaguá e Peruíbe.

A cidade possui uma variedade de praias que se estendem por mais de 26 km, fazendo divisas com Mongaguá de um lado e Peruíbe, do outro. Possui um rico ecossistema e uma história fascinante que data de 1532, ano de sua fundação. Itanhaém tem no Turismo sua maior fonte de renda com pontos turísticos para agradar ao mais exigente turista. Entre outros, o roteiro “Caminhos de Anchieta em Itanhaém”, que inclui o Monumento a Anchieta, A Virgem da Conceição (exposta na Igreja Matriz de Sant’Ana), Carta de Batismo, Púlpito de Anchieta, Cama de Anchieta, Painéis de Anchieta e Pocinho de Anchieta (uma formação em pedras dispostas umas sobre as outras na Praia do Cibratel), o Centro Histórico, a Casa de Câmara e Cadeia, o Roteiro do Pescador, a Passarela de Anchieta e agora, a pavimentação da Orla, entre o bairro de Gaivota e o Cibratel I, em fase final de acabamento.

Não conheço bem a história, os “prós” e os “contras”, mas foi uma pena não ter se concretizado a construção do Xuxa Water Park, em Itanhaém. O empreendimento certamente traria mais empregos, mais diversão e mais opções de lazer para o turista que visita a região. O que se sabe é que a Justiça, depois de algum tempo, entendeu que não haveria qualquer prejuízo ambiental, como fora alegado, em decorrência da implantação do projeto da apresentadora Xuxa Meneghel. Mas até chegar aí, já era tarde e Itanhaém perdeu a vez de abrigar um empreendimento de porte. Hoje, como lembrança deste episódio, só existe um bairro em Itanhaém com este nome: Xuxa Park.

Mas, em compensação, a cidade de Itanhaém possui atrativos naturais, porque suas praias são verdadeiros santuários ecológicos. A Praia dos Pescadores, por exemplo, localiza-se após o Morro do Sapucaitava e ficou famosa em 1973/1974, quando serviu de cenário para a gravação da telenovela “Mulheres de Areia”, de Ivani Ribeiro, exibida pela extinta TV Tupi, com atuação excepcional da atriz Eva Wilma, vivendo o papel das gêmeas, Rute e Raquel. Hoje, existe no local em frente à Ilha das Cabras, o monumento “Mulheres de Areia”, escultura feita por Serafim Gonzalez, de saudosa memória.

Ao todo, são catorze praias que se estendem por 26 km, entre as quais, Praião (Praia de Itanhaém), Praia do Tombo (Boca da Barra), Praia da Saudade, Praia dos Pescadores, Praia do Sonho, Praia das Conchas, Praia do Suarão, Praia do Cibratel e Praia do Gaivota. A Praia das Conchas fica entre o morro do Paranambuco e o Costão da Praia do Sonho, após a Cama de Anchieta. Nesta praia, localiza-se a gruta Nossa Senhora de Lourdes, local de peregrinação religiosa.

O Município de Itanhaém possui também muitos rios, como Rio Itanhaém, Preto, Branco e Aguapeú e muitas Ilhas fluviais, tais como Ilha da Volta Deixada e Ilha do Bairro do Rio Acima e outras marítimas, como Ilha das Cabras, Pedra Meia Praia, Pedra do Carioca, Ilha Queimada Grande e Ilha Queimada Pequena, além das Lajes Pedro II e da Conceição. A mais famosa, no entanto, é a Ilha Queimada Grande, habitat natural da lendária cobra da espécie “jararaca ilhoa”, detentora de poderoso veneno e que já mereceu estudos da expedição “Os Súditos da Rainha”, composta pelas instituições CEAM GALÁPAGOS, INSTITUTO VITAL BRAZIL e a CASA DE VITAL BRAZIL.

Itanhaém, ao lado de Mongaguá e Peruíbe são cidades bonitas e charmosas, que preservam aspectos de cidades do interior, mas cada vez mais estão crescendo economicamente e de olho na modernidade. Não obstante a vontade do povo em viver feliz, trabalhar, produzir, estudar e crescer, é fundamental que os governos Estadual e Federal libere mais verbas para que essas cidades possam investir em Saúde, uma das áreas mais carentes da Baixada Santista, Educação, Segurança, Transporte Público e Saneamento Básico. Por outro lado, é necessário que haja fiscalização rigorosa na aplicação dessas verbas, já que o Brasil continua infestado por tantas fichas sujas na política.

É de suma importância também que o governo do Estado reveja os contratos das concessões e reduza o valor dos pedágios nas rodovias, como é o caso do Complexo Anchieta-Imigrantes, que dá acesso à Baixada Santista, cujo valor é exorbitante.

Nomes ilustres de Itanhaém, entre outros, Benedito Calixto de Jesus (14/10/1853), além de renomado pintor, destacou-se também como escritor, historiador, etc. Emydio de Souza (21/05/1867), um artista que retratou os costumes, as tradições e a vida dos caiçaras da região. Viveu no sítio dos avós, próximo ao Morro do Sapucaitava, às margens do Rio Itanhaém, onde constituiu família. Poeta, Contista, Folclorista e Músico escreveu e publicou “Os Contos da Roça” no jornal Correio do Litoral.

O aniversário de Itanhaém é comemorado em 22 de abril e a cidade é administrada por João Carlos Forssel Neto (PSDB), que tem muito a fazer pelo Município.

Vale a pena conhecer Itanhaém!



BIBLIOGRAFIA:



Internet

Site da Prefeitura Municipal de Itanhaém

www.itanhaem.sp.gov.br





filemon.martins@hotmail.com

filemon.martins.blog.uol.com.Br

Caixa Postal 64

11740-970- Itanhaém – SP.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui