Usina de Letras
Usina de Letras
94 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50613)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->CARTA ABERTA ( Sobre o texto “Minhas horas tristes”) -- 20/09/2002 - 23:37 (ODAIR PERROTTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Por ocasião do texto “MINHAS HORAS TRISTES”, recebi dois e-mails externando preocupação com minha suposta tristeza. (Mas pra fazer um samba com beleza é preciso um bocado de tristeza – já dizia nosso querido Vinicius de Morais).
Fiquei muito contente em saber que essas pessoas estavam preocupadas comigo. Por outro lado, a questão da felicidade, da alegria e da tristeza sempre esteve presente em meus textos. No entanto, minha luta é no sentido de se reconhecer tristeza e alegria como sentimentos inerentes ao existir humano. Faz-se mister, portanto, aceitar os dois sentimentos e deixá-los coexistirem pacificamente em nosso interior. O que não procuro fazer é superestimar a alegria ou subestimar a tristeza.
Quando olho belas flores de primavera encanto-me e exulto de alegria e quando as vejo murchas me dá assim um certo sentimento de tristeza por vê-las frágeis e abatidas. Qual dos dois sentimentos é mais belo? O de alegria ou de tristeza?
Disseram-me, num dos e-mails: “ Olha, me telefona. Afinal você está triste. “ Não estava triste, apenas me sensibilizara com uma história de depressão. Eu que já experimentara por vários e seguidos anos esse sentimento não poderia ficar alheio ao sofrimento da pessoa que me contou de sua “profunda tristeza”.

Não sem antes agradecer a preocupação do remetente pois não costumo ser ingrato , esclareço, que no texto em questão escrevi sobre tristeza, não sobre minha tristeza, muito embora o texto sugira isso. . Usar a primeira pessoa neste caso é apenas recurso artístico; seria como se eu quisesse extrair a dor apossando-me do sentimento alheio. Quando escrevemos o fazemos em solidariedade ao nosso próprio sentimento ou em solidariedade ao sentimento de terceiros. Neste caso prevaleceu a segunda hipótese.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui