Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O IDIOTA -- 20/09/2010 - 20:21 (Jeovah de Moura Nunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O IDIOTA



(escrito pelo jornalista Alberto Nunes Filho)





19/09/2010



"O idiota está em toda a parte. Ele é oportunista"







Havemos de convir que na arte de viver, não raro, tenhamos de passar por imbecis ou idiotas, para obtermos sucesso em nossos empreendimentos espinhosos ou não. Às vezes, torna-se necessário desenvolvermos habilidades que não fazem parte de nossa personalidade, de nossa educação. A idiotice às vezes deve ser usada para sobressairmos dos embustes porque, agindo assim, dissuadimos invejosos da perseguição, podemos sobressair de uma situação embaraçosa.



O idiota está em toda a parte, fazem parte na direção de uma empresa, em altos cargos públicos, na gerência e administração geral de instituições. São pessoas que se “ligam” e se blindam quando percebem que um empregado tem sinais de inteligência avantajada que pode abalar seu cargo, sua posição diante dos superiores, mesmo que isso não esteja nos planos do subordinado, logo surge todos os empecilhos para ascensão no trabalho, porque ali está o chefe, o idiota, temendo que todos notem sua fraqueza, trata logo de demitir ou atrapalhar a vida do profissional trabalhador.



Não se pode apresentar planos melhores para a execução de um determinado serviço ao chefe imediato porque poderá ocorrer a perseguição oculta. Devo dizer que não generalizo, mas ocorre. Todo o idiota é invejoso da inteligência alheia. Assim, temos a influência nefasta do imbecil que se oculta para não ser incomodado pelo gênio de outra pessoa com maior brilho. O idiota tem a capacidade de convencer pela habilidade de dissimular e, sendo sorrateiro, usa ideias de outrem como suas para aplicá-las quando essas ideias excepcionais proporcionam ao grupo, ao qual pertence, renome e elevação de conceito garantindo-lhe respeito e simpatia, para não dizer grande volume de lisonjas, da organização da qual faz parte enquanto que, a fonte, a origem dessas ideias absorvidas, permanece abafada e esquecida, porque o principal é que todos acreditem que foi o tal fulano chefe de tal o criador de tal empreendimento. E aquele operário no final da fábrica pai da ideia ficará esquecido.



O idiota está em toda a parte. Ele é oportunista, está nas ruas, nos bares, nas praças, nas empresas, nas igrejas, nas câmaras municipais, nas assembléias legislativas, nas prefeituras, no congresso nacional, enfim, em todos os lugares e os reconhecemos quando abrem a boca para falar; quando o ouvimos, geralmente, algo sinaliza a nossa mente, qualquer coisa dita que não corresponde com o presente e verdadeiro, seja passado ou futuro, mesmo que esse futuro seja desconhecido, porque há futuro que às vezes, podemos conhecê-lo, seja pela intuição ou por meio da sensibilidade extrasensorial que poucos possuem.



Conhecemos também o idiota pelos modos e ditos. Conhecemo-lo pela retórica e até pela fisionomia. De modo geral são falsos, porque não existe idiota capaz de proferir a verdade, seria um contrasenso da lógica. Entretanto, o idiota e seu grupo se acham os tais, inteligentes e verdadeiros. A lógica ensina que a premissa maior é sempre a verdadeira, mas não explica como, por exemplo, numa democracia onde a maioria é considerada a verdadeira, embora seja temerário dar crédito à turba, não provar que, com 51% dados a Dilma, seja a maioria verdadeira aprovando todos esses escândalos, para uma mulher que nunca foi vereadora, nem deputada, nem prefeita, nem governadora. Onde há lógica nisto?



Seria a falta de informação geral para a maioria formalizar as premissas verdadeiras, dando a Dilma a queda que lhe daria a completa derrota? Acredito que sim! A frase do Lula: “Só existe uma hipótese no meu governo de alguém não ser investigado: não cometer erro”. Disse, referindo-se à demissão de Erenice Guerra da Casa Civil. Quanta hipocrisia! Todos os brasileiros sabem que até hoje não houve punição aos corruptos do governo Lula. Os 40 do Mensalão, todos acompanharam o desfalque bilionário dos cofres públicos e até hoje ninguém foi preso. Marcos Valério e sua quadrilha, todos estão soltos. O Mensalão do DEM onde Roberto Arruda continua solto e tantos outros. Sendo assim, podemos atribuir essa frase a um idiota. Erenice Guerra faz parte do grupo, os desvios chegam a 400 milhões e não veremos punição, ninguém será punido, porque o STF alivia, está ali para aliviar atribulações de políticos corruptos, pelo menos é assim que se parece. As declarações do ex-ministro Eros Grau do STF referindo-se ao projeto Ficha Limpa considerando-o “deslavadamente inconstitucional”, confirma isso, que não deixa de ser uma declaração idiota. Estamos em sério perigo: temos um governo, cujo líder não é estadista coisa nenhuma, mas um idiota mor.



(jornalista: ALBERTO NUNES FILHO)



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui