Usina de Letras
Usina de Letras
166 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->QUEM FOI ELIAS DE ARAUJO ROCHA? -- 14/09/2010 - 00:41 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






QUEM FOI ELIAS DE ARAUJO ROCHA?











Mario Ribeiro Martins*











Elias de Araújo Rocha nasceu em 15.01.1914, em Alto Parnaíba, Maranhão. Órfão de pai, com 2 anos de idade.





Em 1932, com 18 anos, veio com o irmão Arão(20 anos) tocando uma tropa de 20 burros e jumentos vendendo mercadorias, de Alto Parnaíba(Maranhão) até Santana das Antas(Anápolis), atravessando inclusive todo o Jalapão.





Esta viagem durou 5 meses de muita determinação, chegando a Anápolis com apenas 5 animais e muito cansados.





Abandonando a profissão de tropeiro, deixa o irmão e parte para Araguari, Minas Gerais, passando a trabalhar na construção da ESTRADA DE FERRO GOIAS, adentrando o sertão goiano.





Como era alfabetizado e “vendia” cartas para os colegas analfabetos, foi descoberto pelo Engenheiro chefe, um gaúcho chamado DR. ODIR que o promoveu a “apontador”. Acompanhou o chefe até o termino da obra, tornando-se “ferroviário” e estimulado por ele prosseguiu seus estudos concluindo o curso técnico de Contabilidade.





Com 26 anos de idade, em 1940, casou-se com Rosa Rodrigues Rocha(Franca, SP, 1918, hoje 2010, residente em Goiânia). Em 1941, residiu em Cachoeira de Goiás.





Em 1942, com 28 anos, mudou-se para Iporá, em Goiás. Foi comerciante, Juiz de Paz e líder político. Como Iporá era Distrito de Goiás Velho, encabeçou o movimento de sua emancipação política, o que conseguiu graças a sua amizade com Divino José Borges, Prefeito da cidade de Goiás.





Foi um dos fundadores da antiga Escola Dom Bosco para a qual trouxe professoras ilustres, inclusive a primeira diretora Maria Mulser. Como não havia estradas, as professoras chegaram em Iporá, em lombo de burro.





Em 1943, com 29 anos, adquiriu um caminhão para fazer compras em São Paulo. Construiu estradas pioneiras, inclusive uma ponte de madeira sobre o Rio Claro.





Foi Presidente-Fundador do Diretório Municipal da UDN(União Democrática Nacional). Em 1946, com 32 anos, foi candidato a Prefeito de Iporá, mas foi derrotado por Israel Amorim, do PSD(Partido Social Democrata).





Em 1952, com 38 anos, mudou-se para Goiânia, com o objetivo de educar os filhos. Em 1955, tornou-se proprietário de Livraria e Tipografia em Goiânia. Em 1959, com 45 anos, fundou a primeira livraria localizada no Plano Piloto de Brasília.





Durante 5 anos, foi Presidente do Sindicato das Industrias Gráficas do Estado de Goiás. Na gestão de Francisco Durval Veiga, foi vice-presidente e Presidente interino da FAMA(Fundação Abrigo do Menor Abandonado). Jânio Quadros, no entanto, sugeriu a ele que mudasse o nome para Fundação Abrigo do Menor Aprendiz.





Foi Presidente(Venerável Mestre) da Loja Maçônica ASILO DA ACÁCIA, primeira loja maçônica de Campinas. Um dos fundadores do PEMEG(Pecúlio Maçônico do Estado de Goiás).





Em 1959, juntamente com Waltrudes Cunha e Gabriel Elias Neto, fundou o jornal maçônico O MENSAGEIRO.





Foi um dos fundadores da Loja Maçônica União de Iporá, em 1953, ao lado de Belmiro Moreira da Silva, Otaviano Gomes da Silva, Joaquim Berto, Ademar Oliveira, Nenê Pereira, Joaquim Perné, Horácio Farias, João Agostinho, Artur Macedo, Altiturre Paraguaio Duarte e Idamis Raimundo de Lima.





No inicio de 1973, com 59 anos de idade, voltou a residir em Iporá, onde faleceu em 1976, com 62 anos, sendo sepultado na própria cidade, conforme seu desejo.





Seus filhos, Manoel Odir Rocha(médico, nascido em Araguari, 12.02.1941, ex-prefeito de Palmas), Janir Rocha Rodrigues e Jadir Rocha Rodrigues(gêmeas, nasceram e faleceram em Iporá, com 5 meses, de difteria), Valdir de Araújo Rocha(Contador, nascido em Iporá e falecido com 59 anos, em Goiânia), Elias de Araújo Rocha Filho(medico e pecuarista, nascido em Iporá, onde reside), Walmir de Araújo Rocha(engenheiro, nascido e residente em Goiania), Alaíde Rocha Pinheiro(formada em Historia e Geografia, professora aposentada, nasceu e reside em Goiania) e Rosa Maria Rocha de Siqueira(empresária, nasceu e reside em Goiânia).





Criou ainda os sobrinhos, Dale Lourenço Tilmann(nasceu em Araguari e reside em Goiania), Izailde Rocha Pacheco(nasceu em Alto Parnaíba, Maranhão e reside em Goiânia) e José Rocha Moreira(empresario, nasceu em Alto Parnaíba, Maranhão e reside em Goiânia).





Odir Rocha casou-se com Dirce Noda Rocha, com quem tem Valeria(professora), Monica(Medica) e Juliana(Odontóloga). Netas: Lais, Clara e Luiza.





Elias Araújo Rocha Filho teve do primeiro casamento com Olmira Oliveira, Gustavo(Engenheiro), Frederico(Medico) e Elisa(Engenheira). Do casamento com Sony Rocha não tem filhos.





Walmir Araújo Rocha teve do primeiro casamento com Ana Catarina Serra Dourado, Marcelo(Acadêmico), Camila(Jornalista) e Carina(Fisioterapeuta). Do casamento com Ana Madalena Rocha não tem filhos.





Alaíde Rocha Pinheiro casou-se com José Pinheiro, com quem tem Glauco(Engenheiro), Danilo(Advogado e Sociólogo), Túlio(Advogado e Historiador).





Rosa Maria Rocha de Siqueira casou-se com José Siqueira Filho, com quem tem Fernanda(Fisioterapeuta) e Ana Paula(Fisioterapeuta).





Izailde Rocha Pacheco casou-se com Mauro Ferreira Pacheco, com quem tem Flavia(deficiente), Mauro(Medico) e Marda(Professora).





José Rocha Moreira casou-se com Áurea Moreira, com quem tem Aurélio(Empresário, Economista e Administrador) e Lilia(Advogada).





Através do Deputado Adjair de Lima e Silva e do Deputado Ibsen Henrique de Castro, o Colégio Estadual de Iporá recebeu o seu nome.





Formou-se em Contabilidade e se tornou proprietário da CASA VITORIA. Sobre ele, escreveram Professor Moises A Gomes e o jornal PRELIMINAR, de Iporá, Goiás. É biografado no livro de Moisés Alexandre Gomes UMA VIAGEM NO TEMPO DE PILÕES A IPORÁ(Iporá, Goiás, 1998).











É verbete do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, de Mário Ribeiro Martins, via INTERNET, dentro de ENSAIO, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br











Sobre o assunto, escreveu DÉCIO: "Nossos avós, Antonio de Araújo Rocha (Antunim) e Manoel de Araújo Rocha (Manezim) eram filhos de Elias da Cunha Rocha e de Maria Izidora de Araújo Rocha (Izidorinha). Elias era membro da família Lustosa da Cunha e, portanto, parente próximo do Barão do Paraim (José da Cunha Lustosa), do Barão de Santa Filomena (José Lustosa da Cunha) e do 2º Marquês de Paranaguá (João Lustosa da Cunha Paranaguá), homens poderosos no Império, tendo sido o marquês governador do Maranhão, da Bahia e de Pernambuco, ministro da Justiça, das Relações Exteriores, da Guerra e da Fazenda, senador, conselheiro de Estado e primeiro-ministro, e já na República, foi um dos fundadores e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil.  Nosso bisavô Elias faleceu com pouco mais de 30 anos de idade e foi sepultado no Retiro dos Rocha, hoje município de Sebastião Barros, próximo a Corrente e à Parnaguá, antigamente Paranaguá.





Nossa bisavó Izidorinha enviuvou-se bastante jovem e por interesses familiares, políticos e econômicos, contraíu segundo casamento com David Lustosa de Brito, filho do fundador de Alto Parnaíba, Cândido Lustosa de Brito e de Ana Vitória Vargas Lustosa de Brito. Do primeiro casamento, além de nossos avós Antunim e Manezim havia Rita de Cássia Rocha do Amaral Brito, primeira esposa do major Luiz Antonio Lustosa do Amaral Brito, que vinha ser meus bisavós - pais de meu avô materno, Elias do Amaral Brito, que era primo de meu pai e de seu pai, e também pais do nosso poeta Luiz Amaral. Do segundo casamento, nasceram Elpídio de Araújo Brito, cujos descendentes moram quase todos em Goiânia, Adalgiza de Araújo Brito (Ziloca), com duas filhas ainda vivas, Maria Zeile do Amaral Brito, com 81 anos, esposa de Ivan Cirqueira Brito, moradores aqui em Alto Parnaíba, e Maria Daci Amaral, com 83 anos, solteira e residente em Teresina com sobrinhas. Daí a razão da mudança de Izidorinha e dos filhos do primeiro casamento para Vitória do Alto Parnaíba.





Sua avó Anoca era filha de Aaarão Lustosa de Brito, filho de Cândido Lustosa de Brito, como disse fundador de Alto Parnaíba, e  irmão do segundo marido de Izidorinha. A mãe de tia Anoca era Liduína Vargas de Brito. A família Vargas tem origens em Parnaguá. Os Brito vieram da região de Arcoverde e Serra Talhada, em Pernambuco, e por serem parentes, pelo lado Lustosa, dos barões, também se radicaram na mesma região de Parnaguá. Liduína era irmã de João Francisco de Vargas, que foi um importante deputado estadual do Maranhão na primeira década do século passado. decioadvogado@hotmail.com. fone: (89) 3569-7162 - end: Av. Prefeito Antonio Rocha Filho, 932, centro - CEP: 65810-000 - Alto Parnaíba/MA.














*Mario Ribeiro Martins,





Procurador de Justiça e Escritor.





Caixa Postal, 90, Palmas, Tocantins, 77 001-970





Site: www.mariomartins.com.br





E-mail: mariormartins@hotmail.com





WWW.BLOGDOMARIOMARTINS.ZIP.NET.





 



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui