Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->QUEM FOI BEVENUTO RIBEIRO? -- 10/09/2010 - 16:27 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUEM FOI BEVENUTO RIBEIRO?





Mario Ribeiro Martins*



Bevenuto Ribeiro dos Santos nasceu na Mata do Evaristo(perto de Ipupiara, Bahia), em 08.09.1910. Filho de Marcolino Ribeiro dos Santos e Arcanja Ribeiro dos Santos. Bevenuto casou-se com Lindaura Ribeiro(Mata do Evaristo, 14.04.1914), com quem teve os filhos Jair Ribeiro dos Santos e Filemon Ribeiro dos Santos. Lindaura era filha de Gasparino Ribeiro dos Santos e Antonia Rosa. Jair casou-se com Eurídice Ribeiro e foi Vereador e Vice-Prefeito de Bom Jesus da Lapa, por volta de 1978. Sobre Filemon ainda não achei informações consistentes. Espero ajuda.



Voltando a Bevenuto, era funcionário do antigo DNOCS(Departamento Nacional de Obras Contra a Seca), em Bom Jesus da Lapa, Diacono da Igreja Batista. A ele devo a minha iniciação como Pregador e Discurseiro, eis que me levava para fazer “pregações” e também para discursar em “comícios políticos”.



Em 1975, com 65 anos de idade, foi consagrado Pastor Batista. Foi Pastor da Igreja Batista de Bom Jesus da Lapa até 1980. Faleceu em 1992, com 82 anos.



Alem de mim, com ele vivia também Floriza Ribeiro, que se casou com Policarpo(Militar e era irmã da Dona Lindaura. Depois da minha saída de Bom Jesus da Lapa para estudar no Recife, em 1963, Bevenuto Ribeiro foi consagrado Pastor da Igreja Batista. Não mais tive noticias.



Dona Lindaura foi funcionária dos Correios e Telégrafos, em Bom Jesus da Lapa, até aposentar-se. Em 1962, quando era ginasiano, com 19 anos, residi em sua casa durante um ano. Muito bem tratado. Era eu o encarregado de montar numa bicicleta e levar uma garrafa de café, com lanche, para o seu trabalho. Nesta época, ela tinha 48 anos.



Em 1963, fui estudar no Recife, primeiro no Colégio Americano Batista e depois no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil. Em seguida, tornei-me Pastor da Igreja Batista de Tegipió. Não mais tive notícia do casal Bevenuto e Lindaura. Posteriormente, mudei-me para Anápolis, como co-pastor da Primeira Igreja Batista, ao lado do Pastor Isaias Batista dos Santos. Em seguida, fiz concurso para PROMOTOR DE JUSTIÇA, aposentando-me em 1998, já como PROCURADOR DE JUSTIÇA. Continuei sem noticias concretas do casal.



Estando em Ipupiara, Bahia, agora em agosto de 2010, encontrei-me com o amigo e parente Salomão Ribeiro que me disse: “DONA LINDAURA ESTÁ VIVA E LUCIDA EM BOM JESUS DA LAPA. VÁ VISITÁ-LA”.



De 1962 para 2010, são 48 anos que não via a Dona Lindaura. Assim, no DOMINGO 5 DE AGOSTO DE 2010, sai de Ipupiara, sozinho e fui para Bom Jesus da Lapa. Cheguei por volta de 10 horas da manhã e fui direto para a casa dela. Ela estava na Igreja Batista, bem perto de sua casa. Mas, o Saul estava em casa. Foi meu colega de Ginásio, em 1962.



Fomos os dois juntos para a Igreja Batista. As lembranças foram muitas. Quantas vezes fiz pregações do púlpito daquela igreja! A Dona Lindaura estava sentada lá na frente, participando de tudo, inclusive do Coro e de outras atividades.



Terminado o culto, fui cumprimenta-la depois de 48 anos! Ela que tinha sido para mim, uma MÃE, uma PROFESSORA.



Fomos para a sua casa. Nada mudou. Tudo igual. O telhado sem forro. Os quartos na mesma disposição. So faltava mesmo o TAMBOR DE AGUA, no qual caí em 1962. É que quem chegava muito tarde em casa, não passava mais pela porta que estava trancada. Tinha de pular o muro, pelo fundo.



Pulei o muro, mas me esqueci de que Bevenuto tinha colocado um tambor cheio de água para as necessidades da casa, eis que ainda não havia água encanada.



O almoço foi preparado por Agripina, esposa do Saul, Quesia e companheiras. Antes do almoço, conversei muito com Dona Lindaura. Ela, com seus 96 anos, vaidosa, pinta o cabelo. Terminado o almoço, peguei o carro e segui para Santa Maria da Vitória.



Foi a mais justa visita que fiz em toda a minha vida. Rever Dona Lindaura, depois de 48 anos, estando ela com 96 anos. O restante da viagem pode ser lido no WWW.BLOGDOMARIOMARTINS.ZIP.NET.





*MÁRIO RIBEIRO MARTINS-PROCURADOR DE JUSTIÇA E

ESCRITOR.

SITE: www.mariomartins.com.br

CAIXA POSTAL, 90, PALMAS, TOCANTINS, 77001-970.

FONES: (063) 32154496. (063) 99779311.

E-MAIL: mariormartins@hotmail.com





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui