Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A. Lopes Sá (contabilidade) * -- 07/09/2010 - 21:47 (Benedito Pereira da Costa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A. Lopes Sá (contabilidade) *





Um tributo ao ilustre cientista Professor, Dr. Antônio Lopes de Sá (1927-2010)





O saudoso Professor Lopes de Sá foi o catedrático de maior cultura contábil de que se tem notícia na história mundial da contabilidade. Este cientista contemporâneo deixa uma herança cultural de extraordinária utilidde à Escola Brasileira de Contabilidade, ancorada na teoria geral e avançada, criadas por ele, à luz do neopatrimonialismo.





Lopes de sá fez da ética e dos seus valores morais referências em sua carreira e vida pessoal. Produziu 192 livros, publicados por diversas editoras em diversos países, um feito inédito.





O professor foi o pioneiro da literatura brasileira contábil voltada à auditoria, ética, filosofia contábil e normas, deixando um importante e valoroso legado à humanidade. Obras escritas há mais de cinquenta anos e continuam a brilhar pelo conteúdo doutrinário, que sempre foi atualizado em suas várias edições. Entre esses legados, destacamos a visão de vanguarda do filósofo Lopes de Sá, pois recentemente dedicou-se a escrever sobre tecnologias em contabilidade.





Antônio Lopes de Sá, além da cultura que difundiu, semeou amizades por um amor incondicional aos seus colegas contadores. Que se visualiza pelos milhares de seguidores em todos os continentes. Contou sempre com a notável contribuição de sua esposa Édila.





A praxis racionalizada do conhecimento contabilístico de Lopes de Sá possui robusto lastro na filosofia e ciência pura, por estar livre de impureza da política contábil.





Lopes de Sá, orgulho dos brasileiros, representou muito bem o Brasil, como um diplomata da contbilidade, em várias oportunidades. Como exemplo, há 50 anos na ONU, para buscar uma padronização dos planos de contas, nas variadas e importantes academias de ciências da comunidade europeia, nos eventos do pró-latino ou nos cursos de pós-graduação. Destacamos que o seu principal legado, Escola Brasileira, baseada no neopatrimonialismo, continua sendo o norte, ou seja, um forte referencial às pesquisas e produções científicas, nos mais avançados de estudos no mundo.





Revelou-se, em sua humildade científica, a verdade real e os equívocos sobre as IFRS. Escrevendo, difundindo a contbilidade, com a sua liberdade de cátedra, sempre respeitando todos os colegas e opositores, ainda que estes estivessem cegos pela falta de cultura contábil e não tenham alcançado o verdadeiro objetivo, objeto e função da contabilidade e da corrente neopatrimonialista. Lopes de Sá, em sua genialidade, sempre lecionou que a contabilidade e os seus operadores possuem uma função que vai muito além da de informar, pois orientam e mostram o caminho correto.





Tive o privilégio de ser amigo do Prof. Lopes de Sá, conheci a sua fabulosa biblioteca, com obras de diversos países e clássicos da cultura contábil. Juntos, ministramos cursos de apefeiçoamento e educação continuada, tive ainda a regalia ímpar de uma longa e frutífera orientação sobre a teoria pura da contabilidade, que muito contribuiu nas minhas pesquisas, além de várias obras prefaciadas pelo mestre maior.





Como neopatrimonialista convicto, saúdo o mestre maior, Prof. Dr. Antônio Lopes de Sá, enfatizando que o espírito, diferente do corpo, possui vida eterna, e como tal tenho certeza de que continuará a inspirar os aspectos da emântica e a evolução continuada da ciência.





______

(*) Prof. MSc. Wilson Alberto Zappa Hoog, mestre em Ciência Jurídica, perito-contador, auditor, escritor e pesquisador de matéria contábil, bacharel em Ciências Contábeis (Jornal CRC-DF, Conselo Regional de Contabilidade do Distrito Federal, Homenagem, ano XVIII, nº 94, maio/junho de 2010, p. 8).

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui