Usina de Letras
Usina de Letras
255 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ESCRITURA DO SILÊNCIO -- 31/08/2010 - 11:25 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ESCRITURA DO SILÊNCIO



Francisco Miguel de Moura - Escritor, membro da Academia Piauiense de Letras



“Escritura do Silêncio” é uma excelente obra que aparece na área da poesia piauiense/maranhense. Chagas Val é o nome do poeta, e não se trata de um poeta comum. Essencialmente poeta, escreve também crônicas e cartas com pena de mestre. Mas, enfim, tratemos da poesia de “Escritura do Silêncio”. Avaliemos o significado da escritura e do silêncio. A rigor, toda escritura poética vem do silêncio, mas a de Chagas Val é mais acentuadamente assim. Ele não conta uma história nos seus versos nem os cronifica, não é um poeta dos acontecimentos quotidianos como Bandeira e Drummond, nem exclama: “Êta vida besta, meu Deus!”. Não fiquemos, entretanto muito distante dos clássicos de hoje. Da leitura do seu “silêncio”, sinto que na poesia de Chagas Val há uma pálida e distante leitura de João Cabral de Melo Neto, através do rio, da terra, da gente, dos bichos – “as boiadas ainda dançam nas labaredas da aurora” – não no discurso, mas no delinear do verso, livre no traço para alcançar a leveza de vozes universais. João Cabral não era um lírico como Chagas Val. Ao contrário, foi muito seco e hostil à conhecida poesia até então, menos em “Vida e Morte, Severina”, disto nós sabemos. Chagas Vale, em meio à esterilidade intelectual e espiritual do meio e do tempo (que é quase o mesmo), vai filtrando o que há de melhor no lirismo contemporâneo, como se tratasse os mesmos problemas pelo avesso, criando uma espécie de novo quotidiano da poesia, a fim de atravessar a era da escuridão. Refletindo sobre esse dois versos: “Desenhos de gestos, as flores são fissuras no vento, / tracinhos e riscos em brancas superfícies de espelhos”, como que apanha, sente, cheira, lembra, guarda na memória e escreve sobre “ventos” e “flores” de sua infância, similarmente a todos os nordestinos. Belo poeta, forte e original, a comparação com João Cabral foi apenas para situá-lo entre os maiores. Dá gosto ler seu livro, não cansa, cintila, consola e faz o leitor chegar mais perto da sensibilidade e dos valores da poesia, num mundo tão gasto, existente só para o dinheiro, o poder, a vilania, o “descarte da vida” e a morte. Foi um dos livros de poemas que mais me impressionou nos últimos tempos, pela novidade, pela fortaleza, pela musicalidade e profundeza que transpira e transfere em sumo e sabor a quem dele se aproxima, basta ler um poema como “Superfície” (ironia), onde ficam os versos citados. “Vertigem”, jóia que abre o volume, é realmente um poema bem moderno, simples para dizer em profundidade o complexo que é o silêncio e sua escritura. Finalmente, escolho, ao acaso, um trecho do prefaciador do livro, Víctor Rego, artista plástico, onde confirma minhas assertivas e bem informa sobre Chagas Val aos que ainda não o conhece: “Desta vez, esse piauiense do Estreito, povoado às margens do rio Longá, pertinho de Buriti dos Lopes, nos apresenta “Escritura do Silêncio” como se fora o registro de seu amor e paixão pela terra, pessoas e coisas daquele lugarejo. Faz isso de forma emergencial, irremediavelmente necessária, compulsiva e, melhor ainda, transfere o seu torrão natal, guardado no seu imaginário, para o lugar mais próximo, visualizado pelo leitor, numa geografia única, universal. O seu rio, com suas águas e todas as imagens, exaustivamente exploradas pelo poeta, cabem numa só geografia.” Sim, certamente desta vez nos concede um cenário ao mesmo tempo real e onírico, o poeta como um cientista descido de uma estrela luminosa, metaforiza tudo, numa forma tão lírica, tão íntima, tão completa, que poderíamos dizer que disseca sua matéria: a terra, o rio, os ventos, as flores, o lugar onde nasceu e guarda para a vida de homem adulto e consciente do ser que é e do ser que pode ser ainda mais para aliviar as angústias do mundo. Chagas Val fez um livro compacto, de onde nada se pode tirar nem acrescer. Salve, poeta Chagas Val.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui