Usina de Letras
Usina de Letras
171 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50596)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->LAMBANÇA NAS PESQUISAS -- 30/08/2010 - 17:49 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
LAMBANÇA NAS PESQUISAS

Filemon F. Martins



Você acredita nas pesquisas eleitorais? Você já foi entrevistado alguma vez? A quem interessa a manipulação de resultados das pesquisas? A metodologia usada pelos Institutos de pesquisas está correta? A rigor, são perguntas que fazemos todos os dias.

Lembro-me agora que em 1988/1989 nas eleições para prefeito na cidade de São Paulo, nenhum Instituto de Pesquisa apontava o nome de Luiza Erundina entre os primeiros colocados. O resultado da eleição, no entanto, deu vitória da candidata do PT sobre Paulo Maluf que, nas pesquisas, ocupava o primeiro lugar. Imaginemos que eu resolva fazer uma pesquisa de opinião pública no reduto de um político, onde o mesmo é conhecido. Faço uma entrevista com 600 pessoas e num outro local ou cidade, onde já sei de antemão que o conhecido político é outro, entrevisto 300, 400 pessoas. Estou ou não, manipulando o resultado? Evidente que sim.

É o que está ocorrendo nestas eleições. Se um determinado grupo quiser, pode manipular à vontade os resultados das pesquisas. Aliás, veja o exemplo de uma pesquisa recente registrada no TRE, onde foram entrevistadas 2.508 pessoas: na Região NORTE/NORDESTE: 840 eleitores (quantos eleitores votam por lá?); no ESTADO DE SÃO PAULO inteiro: 574 eleitores (quantos eleitores votam por aqui?); MINAS GERAIS: 256 eleitores (2º maior colégio eleitoral); REGIÃO SUL: 378 eleitores (menos eleitores entrevistados que Minas); RIO DE JANEIRO: 278 eleitores (pode?); REGIÃO CENTRAL: 182 eleitores. Conclusão: quase 34% dos entrevistados são do NORTE/NORDESTE...

Alguns detalhes que chamam a atenção: em cidades como GARRAFÃO DO NORTE, RIACHÃO DO JACUÍPE, BARBALHA, ITAPISSUMA, (conhecidas, não?) todas da Região Norte/Nordeste foram entrevistadas 14 pessoas cada uma, inclusive em GARANHUNS, Pernambuco... Agora, vejamos no Sudeste e Sul, SANTOS, CAMPINAS, RIBEIRÃO PRETO, (SP) FLORIANÓPOLIS, (SC) também 14 pessoas cada uma... É possível que só essas cidades tenham mais eleitores que todo o NORDESTE...

Mais um pouco de lambança: NITEROI, BARUERI, OSASCO, MOGI DAS CRUZES, SÃO BERNARDO DO CAMPO tiveram 07 pessoas entrevistadas cada uma... BAURU E MARÍLIA, não se sabe por que não foram “escolhidas” para essa pesquisa.

Quando terminarem as eleições, com certeza, essas pesquisas já teriam influenciado muitos eleitores e os proprietários de Institutos de Pesquisas estarão dando entrevistas e explicando que o voto “camaleão” mudou de última hora. É a manipulação da população!



filemon.martins.blog.uol.com.br

www.prefacio.net

Caixa Postal 64

11740-970 – Itanhaém – SP.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui