Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50594)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SÃO CARAS-DE-PAU -- 22/08/2010 - 14:42 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SÃO CARAS-DE-PAU

Filemon F. Martins



A propaganda política na TV nunca teve o condão de mudar minhas convicções. Ao contrário me deixa indignado. Não que elas sejam imutáveis. Mas porque conheço a história e o passado da maioria dos candidatos a cargos eletivos. Quando assisto aos programas no horário político e o candidato diz que fez ou vai fazer, já sei que mentiu. Nunca fez e nem vai fazer. Aliás, fez só na TV, porque na prática, ninguém viu.

Lembro-me da batalha que foi a construção de um viaduto sobre a linha férrea da CPTM na Zona Leste de São Paulo. Não poucas vezes um determinado prefeito de São Paulo mandava colocar no local, máquinas e tratores para início das obras, sempre em época de eleições. Quando passava o período eleitoral, os tratores eram retirados um a um do local. E Sua Excelência, o povo, continuava a ver navios. O dito cujo fez isso e o seu sucessor também o fez, até que perdeu a eleição. A propósito o referido viaduto foi construído posteriormente.

Mas, entendo que o horário político para apresentação de programas é um mal necessário. Mal, porque o candidato quando eleito não cumpre o seu programa. Pior, não há instrumento legal para forçar o governante a cumprir o que prometeu. A não ser fazer o que faço, o que, digamos, é pouco: cobrar e não votar mais no sem palavra. É necessário porque, infelizmente, boa parte das pessoas e dos eleitores não tem opinião própria que possam avaliar o futuro chefe de governo. Sem essa orientação não haveria um mínimo de bom senso na hora do voto. Ainda assim, os resultados são discutíveis.

Tenho ouvido no horário político eleitoral da coligação do PT que eles pretendem fazer em São Paulo o que estão fazendo no Brasil. Meu Deus! São uns caras-de-pau. Não nasci em São Paulo, mas me considero um apaixonado por esta terra e quisera, sinceramente, que o Brasil estivesse no mesmo patamar de São Paulo, sem nenhum demérito para os outros Estados. Quer queiram ou não, São Paulo possui as melhores estradas do País, inclusive as vicinais. O pedágio é caro? É, principalmente no Complexo Anchieta - Imigrantes, que é exorbitante. Na área da Saúde, ainda que debilitada, São Paulo possui a melhor rede de hospitais do País. Pesquisem quantos brasileiros vêm a São Paulo para tratamento de saúde, porque seus Estados de origem não oferecem o mínimo de estrutura para a realização de exames e cirurgias. E querem fazer em São Paulo o que estão fazendo no Brasil, ou seja: nada, simplesmente nada.

Apenas um exemplo no item estradas: a Bahia, cujo governador é o Sr. Jaques Wagner, do PT. Quer conhecer as estradas da Bahia, vá de carro para o interior, utilizando a BR-242 e conheça as estradas que levam às cidades de Caitité, Bom Jesus da Lapa, Ibotirama e continue viajando para Boquira, Oliveira dos Brejinhos, Macaúbas, Brotas de Macaúbas, Ipupiara, Gentio do Ouro, Xique-Xique, Barra do Mendes ou siga em direção à Chapada Diamantina para Seabra, Lençois, Mucugê e veja as estradas que o governo do PT construiu ou pavimentou. É de arrepiar.

Agora, voltemos para a saúde: em abril de 2006, o presidente Lula afirmou: “Eu acho que não está longe de a gente atingir a perfeição no tratamento de saúde neste país.” Contudo, pesquisa divulgada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) mostra que o brasileiro, em geral, reprovou o atendimento da saúde, com nota média de 0,45. É interessante lembrar que nas regiões mais pobres onde a aprovação do atual governo é maior e sua candidata está à frente nas pesquisas eleitorais, Norte e Nordeste do País, a média tem os piores índices, 0,31 e 0,36, respectivamente. SÃO CARAS-DE-PAU MESMO!

Por que não tomam São Paulo como modelo a ser seguido pelo resto do Brasil. Se for possível fazer melhor, ótimo, mas querer FAZER EM SÃO PAULO O NADA QUE ESTÃO FAZENDO NO BRASIL É MUITA CARA-DE-PAU!



filemon.martins.blog.uol.com.br

www.prefacio.net

Caixa Postal 64

11740-970 – Itanhaém – SP.









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui