Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62071 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O "JORNAL DO ENÉAS" É NOSSO -- 05/07/2010 - 18:38 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O “JORNAL DO ENÉAS” É NOSSO



Francisco Miguel de Moura – Escritor, membro da Academia Piauiense de Letras



Tenho em mão dois números do “Jornal do Enéas” – uma publicação alternativa que circula graças à iniciativa e generosidade de Enéas Athanázio, nome que se tornou conhecido no Brasil por seus contos regionais (no bom sentido), mas profundamente sentidos e vividos. Quero referir especialmente a “O Peão Negro” que nasceu clássico, marcando a característica do falar do homem interiorano de Santa Catarina, seus costumes, sua linguagem, sua filosofia de vida, sem que o autor tivesse pensado nisto antes, mas absorvido como artista. No que foi feliz, inclusive nas demais obras, que foram tantas. Há quem tenha comparado seu estilo com o da literatura gaúcha, Mas não é só isto. Penso que poderíamos estender até Minas, Goiás e Tocantins, pois afinal o “grande sertão” brasileiro é muito parecido. E ele se tornou também (ou já era?) ensaísta e crítico de mão-cheia, creio que muito mais conhecido no Brasil por esta outra forma literária. Conhecedor não só do seu estado, mas de várias regiões do Brasil, tem divulgado em jornais, revistas e livros este conhecimento, contribuindo enormemente para que o brasileiro conheça melhor seu país. Talvez por causa disto foi agraciado com o título de Cidadão Piauiense. São muitos os livros que escreveu sobre Piauí e piauienses. Aqui aproveito para fazer uma crítica à Assembléia Legislativa do Piauí pela distribuição indiscriminada, ou por indicação de não sei quem, da comenda de Cidadão do nosso estado. Mato a cobra e mostra o pau: Que fez o Sr. Affonso Romano de Santana, em favor do Piauí, para merecer o título? Nada. Reclamei disto na Academia Piauiense de Letras, quando recebi o convite para solenidade de entrega. Não sei se chegou aos ouvidos dos deputados.

Porém, por causa dessas entrelinhas necessárias, não escrevi o que queria sobre o “Jornal do Enéas”. Refiro-me especificamente ao número de Junho de 2010, editado em Balneário Camboriú-SC. Quem quiser ter notícia do Piauí, saber da vida e literatura, basta ler apenas seu jornal. Vejam: Artigo de fundo do M. Paulo Nunes, Presidente do Conselho Estadual de Cultura do Piauí, logo na primeira página; e na última, fechando, um outro, de Virgílio Queiroz, professor e escritor, presidente da Academia de Letras de Amarante – PI. Para quem não lembra, Amarante é a cidade onde nasceu o maior poeta piauiense e um dos maiores do Brasil, Antônio da Costa e Silva.

É claro que, com esta demão ao Piauí, ele passa a contemplar os leitores com poemas, artigos, contos e crônicas das mais diversas regiões do país: Pedro Silva, Fernando Jorge, Gervásio Tessaleno Luz, Pedro Albeirice, Gerson Valle, Anderson Braga Horta, Guilherme Queiroz de Macedo e Luís Carlos Amorim – entre os quais nomes conhecidíssimos de norte a sul, de leste a oeste deste imenso Brasil. Com essa diversificação, com essa generosidade, pagando impressão e distribuição do seu próprio bolso, Enéas Athanázio classifica-se entre os grandes benfeitores da arte e da cultura, merecendo todas as honrarias. E a referida publicação começa a receber o reconhecimento de perto e de longe: “Prêmio Cultural 2004”, conferido pela União Brasileira de Escritores (UBE-RJ) e “The Best of the Year 2003” (International Writers and Artists Association (Estados Unidos). Mas não é este o primeiro número em que os piauienses são contemplados pela publicação do escritor Enéas Athanázio. Eu mesmo já fui várias vezes. O escritor Enéas é um dos maiores divulgadores do Piauí, por sua própria conta. Dessa forma, se lá no céu distribuem prêmios e títulos, o dele já deve estar sendo preparado, como reconhecimento, não como pagamento.

E ainda tem gente que diz que o Piauí não existe, que a literatura do Piauí não existe! Esses deveriam morrer com a boca cheia de formigas.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui