Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50655)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->As professorinhas -- 13/07/2002 - 20:17 (Silvio de Oliveira Toco Filho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

São duas e moram na mesma rua, na mesma casa, são irmãs. Pela manhã, aquela confusão que somente as mulheres são capazes de fazer, ainda que tentem sempre organizar horários para o uso do banheiro, do espelho do quarto, do espelho do banheiro, do espelho do corredor. Pra que tanto espelho? Discutem, experimentam roupas e calçados, tomam café e quando na saída de casa o contato amigável com o cão da casa que para não sujar ou rasgar suas roupas, quando em seus desajeitados pulos, é ludibriado com um pedaço de pão que ele abocanha e desfila até chegar com as meninas ao portão.
Dessa vez um até logo para a mãe e uma corrida até a esquina onde o motorista do ónibus pacientemente as espera. Alguém há de perguntar: E os outros passageiros reclamam? A resposta é não. E não para por aí, pois mais adiante ele espera estudantes, ou alguém pedindo uma carona. No ponto próximo a padaria alguém está terminando o cafezinho para a seguir em uma curta corrida embarcar no coletivo. Finalmente seguem a viagem.
As professorinhas ao descerem do ónibus têm ainda uma boa caminhada a cumprir e lá vão elas faça sol ou chuva ao cumprimento de suas obrigações. Chegam no colégio, juntam-se as outras professoras, recebem os alunos, cantam os hinos e conduzem os mesmos para a sala de aula onde na continuidade da manhã lhes passam todo o conhecimento que vai ajudá-los, assim esperamos, no decorrer de suas vidas.
Aqueles que não têm idéia do dia a dia de uma professora, deveriam atentar para a grandiosidade que é ensinar. A tamanha responsabilidade. Muitas se deixam levar pela rotina e perdem o amor a essa arte voltada a educação e quem na realidade sofre as consequências são, no momento, essas crianças e mais a frente, o estado, o país, a humanidade.
Mas elas, as professoras, em sua maioria sabem o que fazer e vez por outra somos surpreendidos pelo aprendizado, interesses, propostas e atitudes de crianças em suas diversas fases.
Bem, acho bom encerrar por aqui. Afinal, faltam quinze minutos para o meio-dia, elas já devem estar chegando e famintas! As minhas professorinhas!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui