Usina de Letras
Usina de Letras
172 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->QUEM FOI JOÃO ARCI NETTO? (Justa Homenagem) -- 04/05/2010 - 17:59 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos





QUEM FOI JOÃO ARCI NETTO?

(Justa Homenagem)

Filemon F. Martins



JOÃO ARCI NETTO nasceu em 12 de outubro de 1936. Filho de Maria Guaranésia Arci e Francisco Arci. Era irmão de Nelson Arci, culto e inteligente. Casou-se com Dª Iracy Carvalho Arci, com quem teve três filhos, João Arci Júnior, Jair Francisco Arci e Ana Maria Arci Gaglioni. Tinha quatro netos, a saber, Caroline (filha de Júnior), Nathália e Henrique (filhos de Jair) e Thábata (filha de Ana Maria Arci Gaglioni).

Quando eu o conheci em 1969, ele já gerenciava o Departamento de Créditos e Cobranças, da Empresa Folha da Manhã S/A, proprietária dos Jornais Folha de S. Paulo, Folha da Tarde, Cidade de Santos, Última Hora e Notícias Populares. Naquela época, oriundo da Bahia, o que sempre me chamava a atenção era o fato de nosso gerente, ser formado em Química. Com o passar do tempo, percebi que ele era, de fato, um administrador nato. Nesta época, o Jornal cresceu assombrosamente. Trabalhei com ele por quase 20 (vinte) anos. Até hoje me recordo das lições do Mestre João Arci. Por fim, ele se aposentou e eu continuei por lá. Mas as coisas já não eram como antes, não havia mais aquela sensatez e fidalguia que só o nosso gerente tinha. Saturado da empresa privada, prestei concurso público e fui trabalhar na Prefeitura do Município de São Paulo, e, posteriormente também por concurso público, no Judiciário Federal, onde depois me aposentei.

João Arci era um homem do qual se podia dizer que tinha uma alma altamente iluminada. Com todas as suas atribuições inerentes ao cargo, era comum ele se preocupar com funcionários jovens, que, por um motivo ou outro, faltavam as aulas. Sou testemunha deste fato: ele mandava alguém averiguar junto à família e às vezes na própria escola conversar com a Diretora para saber o que estava acontecendo com aquele estudante. Se confirmados os fatos, ele chamava o funcionário para uma conversa ao pé do ouvido... E tentava ajudá-lo. Já naquela época, ministrava cursos aos funcionários, como DINÂMICA DO DESENVOLVIMENTO PESSOAL, a fim de que pudessem melhorar seu desempenho pessoal. Contratava cursos através do SENAI, que eram ministrados na sede da Empresa, ENSINO CORRETO DO TRABALHO – TWI, RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO – TWI e MÉTODOS NO TRABALHO – TWI.



Frederico Valente Coelho trabalhou na Folha de São Paulo, no ano de 1975, o Fredy, era Office boy na época e trabalhava com a D. Dirce, secretária de João Arci Netto e me enviou via e-mail, seu depoimento: “Quando li o que você escreveu, percebi que você conseguiu em poucas linhas mostrar quem realmente ele era. Me lembro que minha vida era muito difícil, em muitas das vezes não tinha o que comer, me lembro que não tinha como trabalhar e estudar em Guarulhos, então entrou na minha vida o Sr. João e conseguiu uma vaga no Colégio, um dos melhores, bem próximo da Folha. Foi difícil, pois saía às onze horas da noite e caminhava até a estação da Luz para tomar o ônibus para Guarulhos. Pois o tempo em que trabalhei com o Sr. João, nunca precisei comprar material escolar, pois o mesmo através de um caixa formado pelos executivos da empresa ajudava a todos que não tinham condições de comprar os devidos materiais. Fiquei muito triste em saber que esse bom homem se foi. Hoje, sou alguém na vida porque tive um empurrão do Sr. João Arci Netto. Que Deus o Tenha.”



 



O meu amigo JOÃO ARCI NETTO silenciou no dia 27 de abril de 2010, em São Paulo. Agora, com certeza, trilha um caminho de luz no plano espiritual. Perdi um amigo, perdi um irmão e perdi um leitor. Parodiando o grande Mário Barreto França, posso dizer: “ELE ERA BOM; CHORAI COMIGO, A AUSÊNCIA INCONSOLÁVEL DESTE AMIGO, A AUSÊNCIA INCONSOLÁVEL DESTE IRMÃO!” Que Deus dê à família o conforto necessário para suplantar a dor e prosseguir com fé pela vida e pelo exemplo que ele nos deixou.



Obs.: Um agradecimento especial a sua filha Ana Maria Arci Gaglioni, pelas informações que me passou via e-mail, sem as quais seria impossível escrever este texto.



filemon.martins@hotmail.com

www.prefacio.net

www.usinadeletras.com.br

Caixa Postal 64

11740-970- Itanhaém – SP.




 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui