Usina de Letras
Usina de Letras
301 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->A Interpretação do AT 090402 -- 03/02/2005 - 16:15 (Rodrigo Moreira Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Rodrigo M.Martins 090402

KNIERIM, Rolf P. – A Interpretação do AT. EDITEO, 1990, p. 19-37.


Tendo os textos canônicos uma diversidade de teologias, cabe à Teologia Bíblica (TB) estabelecer critérios de verdade para avaliar essas diferenças. O discernimento dessas verdades e seus respectivos valores são discernidos através de sua relativização. Nessa relativização, são apontados os diferentes estados de vivência dos quais a teologias são prescritas.
A tarefa da TB é fundamentar as teologias que surgem das exegeses, fazendo com que uma relação com outros textos ampliem o significado teológico conseguido.
No AT é impossível ver uma única teologia, pois é presente uma unidade dentro da pluralidade, ou seja, há um eixo que faz girar em torno de si todas as verdades presentes em cada situação teológica. É na comparação destas várias teologias que teremos uma melhor aproximação desse eixo de verdades.
A transmissão e tradição apresentadas pelo AT não podem servir de parâmetros para uma avaliação eficaz das várias teologias que teremos que estudar nos textos canônicos. Da mesma forma que os instrumentos e ambientes em que esses mesmos textos surgiram não servem de critérios para averiguação da verdade. Afinal, todos os textos são polivalentes mas não equivalentes.
Da inter-relação entre Deus e o ser humano é que surgem as várias leituras teológicas de cada situação apresentada pelos textos bíblicos. É nessa perspectiva que podemos apontar critérios construtivos para os textos estudados. E, desse critério é que surge a teologia inclusiva que se aplica a todos, indiscriminadamente. É uma teologia que se apresenta de forma corporativa, onde o Deus-Javé atende ao individuo porque o direciona a atender à comunidade, que se estende ao mundo que é dirigido pelo próprio Javé.
São qualificadores e quantificadores que designam as perspectivas de critérios para se construir o eixo em que a teologia bíblica vai se fundamentar. A questão da contextualização e suas diversas aplicações faz com que os critérios se expandam para um aprofundamento da tão almejada verdade teológica.
Enfim, a pluralidade faz com que a metodologia da TB se esforce para apreender os conceitos teológicos presentes nos textos; nos quais a unicidade se apresenta como que num eixo de significado maior, representando a própria universalidade do Deus soberano que se aplica em cada situação vivencial. Esse mesmo Deus, atende o ser humano de forma divina e humana, e faz com que esse humano construa seu discurso sobre a atuação desse Deus sobre a vida que lhe é proporcionada.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui