Usina de Letras
Usina de Letras
255 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140786)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A SABEDORIA E O SABER -- 28/04/2010 - 22:33 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A SABEDORIA E O SABER



Francisco Miguel de Moura*



Foi maldade o que fizeram com o jogador brasileiro. O princípio de que “os fins justificam os meios” passou vulgarmente a ser conhecido por Lei de Gerson.

Sabe-se que jogo é jogo, interesse, luta, guerra surda, portanto em quase todos há maldade. A lei de Gerson lembra a palavra “sabedoria”. Pois é, a palavra sabedoria tomou uma conotação diferente do seu valor semântico conhecido, em nosso país. Esse novo sentido refere-se, como sabemos, à elevação de um fenômeno localizado, como princípio ético, ao que é a própria negação da ética, ou seja, fazer tudo em seu próprio benefício, para ganhar, para ser vitorioso, não importando quem vai derrubar, quem vai deixar pelo caminho. Ainda bem que para o adjetivo concernente há um termo da mesma raiz, em português do Brasil, que clarifica mais ou menos a confusão: “sabido”, que não é, de forma alguma sinônimo de sábio, talvez o seja antônimo.

Segundo Sócrates, filósofo que veio antes de Jesus, “sábio é aquele que sabe que não sabe”.É humildade. É mansidão. É bondade. Sábio não é quem derruba estantes de livros, sejam eles de filosofia, história, astronomia, lingüística, matemática, religião, gramática, economia... Nem aquele que escreve ou deixa de escrever os tratados. Nem é aquele que faz sucesso em sua profissão, em sua vida prática. Decorar frases para dizer em discursos e impressionar é empáfia, vaidade. Muitas vezes o sábio está na platéia, serenamente. Para que servem o saber, a cultura, a erudição? Para que serve a sabedoria (do cientista, do religioso, do poeta)? Para nada, se tudo se reverter em seu próprio benefício. Para tudo, se a serenidade de espírito e a grandeza de coração, se uma boa filosofia de vida, o amor e as virtudes lhe ornam o seu ser.

Há milênios especula-se o que é a sabedoria. Ninguém sabe. Seria a verdade? Mas que coisa é a verdade? Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” Mas quantas interpretações não seriam dadas a esta frase? Faz pouco tempo, segundo o catecismo católico, “o temor de Deus é o princípio da sabedoria” Einstein, o descobridor da relatividade, lei que revolucionou o mundo, declarou a este respeito, certa feita, que não há relação entre o religioso e o ateu. Nenhum homem é mais sábio por ser crente ou não acreditar em Deus. Já Michel de Montaigne, filósofo e escritor francês, precursor do iluminismo, acredita que “o sinal mais seguro da sabedoria é a constante serenidade”.

Porém, o homem é muito mais complexo do que freqüentemente julgamos, os cientistas a cada dia descobrem novos mistérios, enquanto outros vão sendo investigados. Temos corpo, mente e espírito. Quando estas três forças que nos compõem, nos ajustam, nos unem o ser, a felicidade, a sabedoria apontam. Mesmo que não tenhamos muita cultura. Para ter cultura basta acumular dados, conhecimentos, e isto pode ser feito num certo número de anos, por qualquer pessoa razoavelmente normal. Mas para adquirir sabedoria precisamos da vida inteira. E de muita meditação.



_________________________

*Francisco Miguel de Moura, escritor brasileiro, com 30 livros publicados, entre contos, crõnicas, crítica literária, romance e poesia. E-mail:franciscomigueldemoura@superig.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui