Usina de Letras
Usina de Letras
39 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CORÉIA DO NORTE -- 24/04/2010 - 12:31 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


CORÉIA DO NORTE



Edson Pereira Bueno Leal, abril de 2010, atualizado em janeiro de 2012.



Em dezembro de 1993 a CIA diz que a Coréia do Norte pode ter bombas nucleares. Em junho de 1994 o país deixa de integrar a Agência Internacional de Energia Atômica.

Um dos últimos países comunistas do mundo e mantendo o regime fechado sob controle absoluto do Partido Comunista . O líder atual Kim Jong-il , o "Caro Líder " é filho do ditador Kim Il-sung. O "Grande Líder" , Sol da Humanidade”, “Inigualável Patriota” , que morreu em julho de 1994 , sendo declarado líder eterno. Cerca de 35.000 estátuas suas estão espalhadas pelo país .

As imagens do “eterno presidente” estão em todo lugar: nos prédios , nos vagões de trem , nas estações de metrô e no broche que quase 100% da população de Pyongyang, a capital do país , carrega “ voluntariamente” no peito .

A adoração ao presidente é tamanha que é proibido dobrar jornais que estampem a foto de Kim Jong-il , sob pena de “ofender gravemente “ os norte-coreanos .

Segundo o jornalista Christopher Hitchens , “ a Coréia do Norte é o mais perfeito sistema totalitário e, claro ,é totalmente baseado na adoração – do pai e do filho . Eles tem quase uma trindade . É uma sociedade completamente religiosa , baseada no conceito do paraíso utópico . Não há outro propósito para a vida a não ser glorificar e agradecer ao líder; é tudo para o que se vive . E claro, o trabalho , de um modo infernal . Fome, sofrimento . ( F S P , 24.11.2007 , Especial , p. 8 ) . .

A Coréia do Norte e Cuba são os únicos países do mundo contemporâneo a manterem uma postura de isolacionismo socialista .

No país não é possível circular sem autorização oficial , e o correio é controlado . Os norte-coreanos não podem ler livros, jornais e revistas estrangeiras Apenas uma reduzidíssima elite tem acesso á Internet e a rádio e canais de TV que não sejam os oficiais .

Um dos guarda-costas de Kim Jong-il fugiu para a Coréia e contou detalhes da vida do ditador . Lee Young Kuk descreve o " Caro Líder" da Coréia do Norte como um ditador mimado e alheio á miséria da população que passa a maior parte do tempo enfurnado no palácio de sete andares na capital . Um de seus passatempos preferidos é nadar na piscina de ondas artificiais que mandou construir e tem uma equipe de moçoilas para servi-lo sexualmente . O ditador adula dirigentes do partido e a alta cúpula militar com festas regadas a uísque e mulheres . O líder vive agoniado com o medo de ser envenenado e recusa-se a comer, beber ou fumar qualquer produto estrangeiro . Viajou somente duas vezes ao exterior , sempre de trem , pois tem medo de avião , indo à China e à Rússia . ( Veja, 13.03.2002 , p. 90-92) .

Segundo a empresa Henessy produtora de um famoso conhaque que leva o seu nome, entre 1989 e 1999 o ditador gastou anualmente entre US$ 650.000 e 800.000 com esta bebida em um país onde o salário anual médio é de US$ 1 mil. Ele tem ainda entre 10 a 20 mil filmes de longa metragem , a maioria ocidentais , em sua coleção particular .

Na versão oficial da biografia de Kim Jong-Il ele nasceu nas encostas dp sagrado monte Paektu e seu nascimento foi saudado por um duplo arco-íris . Na realidade ele nasceu em um acampamento militar na Rússia , quando seu pai comandava o batalhão coreano do Exército Vermelho .

O ditador Kim Jong II é considerado como divindade . A Coréia do Norte desenvolveu mísseis de longo alcance, possui o Hwasong 6 capaz de atingir a Coréia do Sul e o Nodong I e Taepo Dong I ( alcance 5.000 KM) , capazes de atingir o Japão . O país já lançou o seu primeiro satélite artificial , o Kwanginysong 1 e um programa atômico em pleno desenvolvimento , enquanto a população passa fome. Cerca de 25% do PIB norte-coreano é gasto com o exército que tem 1,1 milhão de soldados e 4,7 milhões de reservistas . A média mundial de gastos é de 2,7% e nenhum outro país ultrapassa 10% , segundo dados compilados pelo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos de Londres .

Em 21 de outubro de 1994 a Coréia do Norte assina com os EUA pacto de não proliferação nuclear, mas não vai cumpri-lo.



GRANDE EPIDEMIA DE FOME



A Coréia do Norte tornou-se uma nação sem perspectiva de futuro. A situação do país agravou-se após 1989 com o fim da ajuda soviética , tendo morrido de fome entre 1994 a 1998 aproximadamente 2 milhões de pessoas.

Segundo John Everard, embaixador da Grã Bretanha , de 2006 a 2008, e autor de “Only Beautiful , Please: A British Diplomat in North Korea”, sem alternativa, Kim Jong-il foi obrigado a abri o país para a ONU e ONGs de apoio humanitário . Os norte-coreanos passaram a ter contato com estrangeiros , em sua maioria gente educada e saudável, que ainda por cima lhes trazia comida e atendimento médico e surpreenderam-se pois a propaganda oficial dizia que a Coréia do Norte era a mais próspera das nações em meio a um mundo corrupto e miserável e os estrangeiros eram todos agentes do imperialismo dispostos a tudo para liquidar os norte-coreanos.

Quando, a epidemia de fome foi superada, Kim Jong-il expulsou a grande maioria das ONGs, mas aí já era tarde, a semente da desconfiança já tinha sido plantada.

Pela fronteira com a China , cada vez mais porosa, começaram a entrar no país DVDs com novelas sul-coreanas. Os coreanos do norte viram que seus vizinhos não eram um bando de mendigos ultraviolentos, nem Seul, um amontoado de favelas patrulhadas por sádicos soldados americanos , como dizia a propaganda oficial . Perceberam que a Coréia do Sul é um país infinitamente mais rico e livre, embora de costumes liberais em excesso para o gosto norte-coreano .( F S P , 16.03.2013, p. E-14) .



ECONOMIA NORTE-COREANA



Seu PIB até 1965 era três vezes o da Coréia do Sul , graças à mesada da União Soviética.. As exportações não passam de US$ 0,5 bilhão. O planejamento central da economia não gerou uma indústria competitiva e a coletivização do campo resultou em uma agricultura precária. O país possui 5.100 telefones para cada 100.000 habitantes

A economia norte coreana atravessa grave crise . O PIB da Coréia do Norte ( US$ 40 bilhões ) equivale a 3,1% do da Coréia do Sul ( US$ 1,27 trilhão). A renda per capita é de 1.700 dólares contra 26.000 dólares . .

Faltam alimentos e remédios . A energia racionada dá direito a cada família ter apenas uma lâmpada em casa , em um país onde o inverno chega a -10o C . A expectativa de vida caiu de 74 anos em 1995 para 51 anos em 1998 . Estima-se que 6 a 8 milhões de pessoas , em uma população de 22,7 milhões ( 2004) dependam da ajuda internacional para se alimentarem e quase 50% das crianças abaixo de 5 anos sofrem de subnutrição crônica. , mesmo assim não faltam verbas para o exército e um avançado programa de desenvolvimento de mísseis .

A mortalidade até os 5 anos de idade é de 55 para cada 1.000 , contra 5 a cada 1.000 na Coréia do Sul . A estatura média dos homens é de 1,65 metro contra 1,71 e das mulheres 1,55 metro contra 1,58 . Por sua vez as Forças Armadas tem 1,2 milhão de soldados contra 655.000 da Coréia do Sul . Portanto o regime produziu um verdadeiro abismo entre os dois países .



REAPROXIMAÇÃO COM A CORÉIA DO SUL



Em 13.06.2000 foi realizado um encontro histórico , uma reunião de cúpula entre os dois presidentes Kim-Dae-Jung da Coréia do Sul e Kim-Jong II da Coréia do Norte . Abriu-se finalmente uma possibilidade de entendimento . Acertou-se o contato entre familiares residentes nos dois países, que se realizou em 30.11.2000 . Foram apenas 300 em 10 milhões separados Desde a guerra os coreanos dos dois lados não podiam usar o telefone ou correio para comunicação recíproca . . A possibilidade de reunificação entretanto é uma perspectiva muito remota, embora prevista sem prazo em acordo .Pela política de reaproximação o presidente sul- coreano foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz de 2000 .

Em fevereiro de 2001 mais de 100 famílias separadas há 50 anos na Guerra da Coréia reencontraram-se , após acordo entre os dois líderes do norte e do sul em junho 2000 .

A Coréia do Norte a exemplo da China permitiu a construção de zonas de livre comércio , onde o investimento estrangeiro será livremente permitido. As empresas sul-coreanas devem investir pesadamente nestas regiões.

Na prática apenas uma zona foi autorizada , com área de 320 km2 perto de Sinuiju . O local poderá funcionar sem nenhuma intervenção do Estado por um período de 50 anos , operando com seu próprio sistema legal e econômico e estrangeiros não precisarão de vistos para entrar . Porém o governo construirá um muro para impedir a entrada de norte-coreanos. ( F S P 26.09.2002 , p. A-9) .

Apesar do início de entendimento com a Coréia do Sul, a Coréia do Norte continua sem assinar o Tratado contra a proliferação de armas químicas , é acusada de estar fazendo pesquisas para guerra biológica ( incluindo experiências com antraz) e continua pesquisando na área nuclear . Vende também seu míssil Nodong, com alcance de 1.300 km , além de supostas ligações com grupos terroristas . Por estes comportamentos continua na lista dos países considerados ameaças potenciais pelos Estados Unidos.

O filho mais velho do ditador , Kim Jong Nam , o "Pequeno General" está sendo preparado para dar sequência à dinastia. Ele tentou levar o filho de 4 anos para visitar a Disney World no Japão , com um passaporte falso da República Dominicana , mas foi pego no aeroporto de Tóquio .

Somente em outubro de 2002 o país admite ter um programa nuclear.

Em fevereiro de 2003 , o diretor da CIA George Tenet admitiu que a Coréia do Norte poderá equipar " a curto prazo" seus mísseis intercontinentais Taopo Dog II com ogivas nucleares capazes de atingir a costa oeste americana .Esta notícia demonstra o enorme risco potencial representado pelo regime coreano , podendo ser objeto de um ataque preventivo americano , a exemplo do que ocorreu no Iraque , com consequências imprevisíveis pelo fato do país possuir armas nucleares .

Em 1994 os EUA ofereceram à Coréia do Norte dois reatores nucleares para a produção de energia elétrica , no valor de US$ 5 bilhões com a condição de que os coreanos abandonassem o seu programa nuclear bélico . O acordo foi suspenso pelo governo Bush , em 2003 em razão da Coréia estar desenvolvendo um programa nuclear paralelo ., O país contava com armas químicas e biológicas , cerca de 200 mísseis e o quarto maior exército do mundo com 1,2 milhão de soldados .

Em 10 de fevereiro de 2005 , a Coréia do Norte anunciou pela primeira vez que possuía armas atômicas e que abandonou por prazo indefinido as negociações sobre a questão nuclear , afirmando que precisa de mecanismos de defesa contra a hostilidade dos EUA . A notícia , ampliou o isolamento da Coréia e aumenta a preocupação de vizinhos como a Coréia do Sul e o Japão . Ela acontece em um momento em que os EUA , com a nova secretária de Estado Condolezza Rice deixou claro que os EUA não tem intenção imediata de atacar o país e pretende solucionar a questão pela via diplomática .

Em setembro de 2005 em uma aparente mudança de posição, a Coréia do Norte se comprometeu a abandonar suas pesquisas para produzir armas atômicas em troca de ajuda econômica, investimentos e incremento do comércio . ( F S P 20.09.2005 , p. A-15) . As negociações seriam conduzidas com EUA, Coréia do Sul, Japão , China e Rússia , o Grupo dos Seis formado para desnuclearizar a Península Coreana . .

Porém a promessa fracassou por que Washington congelou depósitos bancários norte-coreanos como retaliação à pirataria de produtos americanos e à suposta produção pela Coréia de dólares falsos .

Em 2006 foi aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU a resolução 1.695 que proibia o comércio de material e tecnologia e financiamentos que pudessem ser usados em programas de armas de destruição em massa do regime norte-coreano .

Em 2006 , o governo lança o Taepdong-2 de longa distância. O lançamento falha após 40 segundos.



PRIMEIRO TESTE NUCLEAR – OUTUBRO DE 2006



Em 8 de outubro de 2006 a Coréia do Norte realizou o seu primeiro teste nuclear , tornando-se o nono país a possuir este tipo de arma juntamente com Estados Unidos , China , Rússia , Inglaterra , França , Israel , Índia e Paquistão . Os EUA estimam que o país tenha material nuclear suficiente para fazer oito ou nove bombas nucleares . Em conseqüência o país foi punido com sanções do Conselho de Segurança do ONU, A Resolução 1.718 , foi aprovada até pelos chineses , seus maiores parceiros e principais aliados .





REATOR NUCLEAR



Em 13 de fevereiro de 2007 a Coréia do Norte prometeu fechar em 60 dias seu principal reator , o de Yongbyon , e abrir suas instalações aos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica recebendo em troca 50 mil toneladas de combustível ou ajuda econômica equivalente . O acordo é multilateral , articulado pelo Grupo dos Seis . Em uma etapa posterior a Coréia se compromete a desmobilizar o conjunto de suas instalações nucleares e entregar um inventário de seus estoques de plutônio, recebendo 950 mil toneladas de combustível . O combustível é vital pois o país atravessa grave crise energética . O carvão representa 82% da energia consumida e as usinas termoelétricas coreanas tem no mínimo 40 anos e dificuldade para produzir peças de reposição pois a maioria das fábricas simplesmente deixou de funcionar com o país gerando apenas 2.000 megawatts . ( F S P 14.02.2007 , p. A-9) .

Em julho de 2007 a Coréia comunicou aos EUA a desativação do reator nuclear e permitiu a entrada de uma equipe da Agência Internacional de Energia Atômica para fazer inspeções no complexo de Yongbyon . ( F S P 15.07.2007 , p. A-20 ) . Em setembro de 2007 a Coréia do Norte aceitou detalhar e desativar todo o seu programa nuclear até o fim de 2007 em troca de 950 mil toneladas de combustível ou valor equivalente em ajuda econômica .( F S P , 3.9.2007 , p. A-9) . O compromisso deve ser cumprido pois foi assumido junto a cinco países , principalmente a China que exerce grande influência sobre o país .

Em outubro de 2007 a Coréia do Norte assinou um documento em Pequim , em conjunto com o Grupo dos Seis , onde se compromete a destruir, até o final de dezembro , o reator com o qual produziu plutônio para testar sua bomba atômica em 2006 e em fornecer uma lista detalhada de seus equipamentos nucleares . Em troca além do combustível , recebeu a garantia de que os EUA vai retirar o país da lista dos países que apóiam o terrorismo . No dia 3 de outubro , o ditador da Coréia do Norte Kim Kong-il , e o presidente da Coréia dó Sul , Roh Moo-huyun se encontraram em uma cúpula destinada a melhorar as relações entre os dois países . Os sul coreanos se comprometeram a investir numa cidade portuária e a construir uma estrada de ferro , uma rodovia e um estaleiro na Coréia do Norte . Com isso aumentando os laços comerciais inviabilizam um ataque militar do Norte e diminuem o abismo econômico entre os dois países , cirando condições para uma futura reunificação . ( F S P , 4.10.2007 , p. A-17) .

A Coréia do Norte entregou em 26 de junho de 2008 uma declaração de 60 páginas sobre o possível desmantelamento de seu programa nuclear . O documento apresenta detalhes do reator de Yongbyon , que foi desmontado com supervisão de inspetores americanos e teve a chaminé implodida com a presença de jornalistas estrangeiros em 27 de junho de 2008.. O relatório não inclui detalhes sobre os estoques de plutônio e sobre bombas ainda armazenadas , que serão fornecidos depois .

O Instituto pelas Ciências e Segurança Internacional , baseado em Washington calcula que os norte-coreanos tem em estoque de 46 a 64 quilos de plutônio , o suficiente para produzir de cinco a doze bombas nucleares .

Inspetores internacionais terão 45 dias para analisar o relatório e com base nesta avaliação os EUA podem retirar as sanções econômicas contra o país. e retirar a designação de “país que patrocina o terrorismo “. Porém o presidente americano Bush ressaltou “ os Estados Unidos não tem ilusões quanto ao regime de Pyongyang. Continuamos profundamente preocupados com o desrespeito aos direitos humanos , enriquecimento de urânio , mísseis balísticos e as ameaças do país à Coréia do Sul e a seus vizinhos regionais “. ( F S P , 27.06.2008 , p. A-12) .

Em 19 de setembro de 2008 , após meses de queixas sobre atrasos na entrega de combustível e a permanência do país na lista negra dos EUA, Pyongyang voltou atrás no desarmamento e disse já não ter interesse em deixar o “eixo do mal” e anunciou que está trabalhando para reativar a planta nuclear de Yongbyong. ( F S P , 20.09.2008, p. A-18) .

A AIEA , retirou seus inspetores , mais de uma centena de câmeras que monitoravam a central de reprocessamento de combustível nuclear de Yongbyon . Os norte-coreanos informaram que em uma semana a central receberia um novo carregamento de combustível . ( F S P , 25.09.2008, p. A-17) .



RETIRADA DA “LISTA DO TERROR” 2008



Em 11 de outubro de 2008 o governo americano retirou a Coréia do Norte de sua lista de países que patrocinam o terrorismo . Sean McCormack, porta-voz do Departamento de Estado americano enfatizou que “ todos os elementos de verificação que os EUA buscavam foram incluídos no pacote . “ Algumas medidas fiscalizatórias serão implementadas como visitas de especialistas de cinco países às instalações norte-coreanas , inspeções da AIEA, entrevistas com pessoas que trabalharam nestas instalações e retirada de amostras do solo para estudos do nível de radiação .Há ainda medidas punitivas comerciais que certamente serão removidas .

Com isso a lista dos países patrocinadores do terrorismo fica com a Síria , Sudão Irã e Cuba. ( F S P , 12.10.2008, p. A-18) .

No dia seguinte , a Coréia do Norte se comprometeu a retomar o desmantelamento de suas centrais nucleares e a aceitar as inspeções internacionais impostas pelos EUA , mas espera compensação econômica . ( F S P , 13.10.2008, p. A-12) .



EMBAIXADA DO BRASIL 2009



A embaixada do Brasil na Coréia do Norte vai começar a funcionar em março de 2009 . O Brasil será o primeiro país das Américas a instalar uma embaixada no país . O embaixador Arnaldo Carrilho, 71 anos pretende ampliar o comércio bilateral que atingiu em 2008 um volume de US$ 380 milhões , 64% a mais do que em 2007 . ( F s P , 22.02.2009, p. A-13) .



PRONTIDÃO PARA A GUERRA – MARÇO DE 2009



Em razão de exercícios militares anuais envolvendo 30 mil militares , sendo mais de 26 mil americanos , a Coréia do Norte determinou que seu Exército fique de prontidão e cortou sua linha de comunicação com a Coréia do Sul

“Não há sentido em manter os canais normais de comunicação quando os fantoches sul-coreanos estão agitados por causa desses exercícios militares , erguendo suas armas ante os companheiros do país em conluio com forças estrangeiras .

Outra reação foi com o plano de colocar um satélite em órbita , projeto que , desconfiam americanos e japoneses , encoberta o desenvolvimento de um míssil de longo alcance . “ Alvejar nosso satélite que tem fins pacíficos irá precisamente significar guerra “ . ( F S P , 10.03.2009, p. A-14) ..

LANÇAMENTO DO TAEPODONG 2 ABRIL 2009



O foguete foi lançado no dia 5 de abril , oficialmente para por em órbita um satélite civil , mas dados da Rússia apontam que nenhum satélite foi colocado em órbita . O taepodong-2 é um míssil de longo alcance ( 6.700 km) e pode atingir o Alasca .

A agência local de notícias KCNA informou que a empreitada fora “ um sucesso” e chegou inclusive a apresentar detalhes como a distância entre o satélite e a Terra , o tempo que o artefato gastava em cada volta no planeta e seu uso para divulgar informações e hinos patrióticos . ( F S P , 7.4.2009, p. A-11) .

Segundo o Comando Norte dos EUA o artefato sobrevoou o arquipélago japonês e caiu no Pacífico . “Nenhum objeto entrou em órbita , e nenhum fragmento caiu sobre o Japão” . ( F S P , 6.4.2009, p. A-8) .

O Estado Maior das Forças Armadas Russas confirmou “ o sistema de controle do espaço cósmico não detectou a entrada em órbita do satélite coreano” .

Segundo Barak Obama “ A Coréia do Norte quebrou as regras , mais uma vez , ao testar um foguete que pode ser usado para mísseis de longo alcance . Essa provocação requer uma resposta – não apenas do Conselho de Segurança, mas em nossa determinação de impedir a proliferação de armas [nucleares] . Com essa provocação , o país (...) aumentou seu isolamento da comunidade das nações” . ( F S P , 6.4.2009, p. A-8) .

O Conselho de Segurança da Onu emitiu declaração afirmando que o lançamento do Taepondong – 2 violou os termos da resolução de 2006 que obriga Pyongyang a abandonar os programas nuclear e balístico . Mais brando que o defendido pelos EUA , o texto evoca o congelamento de ativos de empresas norte-coreanas no exterior .

Em violenta reação, a Coréia do Norte expulsou técnicos da AIEA e anunciou a retomada de seu programa nuclear militar. ) F S P , 15.04.2009, p. A-14) .

Em 25 de abril de 2009 o país anunciou que irá reativar suas instalações nucleares para enriquecimento de plutônio , o que permite fazer armas nucleares . O anúncio representa o afastamento do tratado de desarmamento de 2007 . ( F S P , 26.04.2009, p. A-21) .



MUDANÇAS NA CORÉIA DO NORTE



O cientista político sul-coreano Paik Hak-soon acredita que a Coréia do Norte vai seguir o caminho da China e do Vietnã , “abrindo a economia , mas mantendo o sistema político intacto” .

“A população urbana da Coréia do Norte já sabe que o Sul é muito mais rico . Há enorme circulação de DVDs e CDs piratas com música , novelas e filmes sul-coreanos . Os norte-coreanos vêem as imagens de arranha-céus e luxo em Seul , não dá para esconder . E não há polícia suficiente para ir de casa em casa , perseguir quem vê DVDs proibidos .

A Coréia do Norte autorizou a criação de um complexo industrial em seu território , onde várias empresas do Sul se instalaram e contrataram mão de obra do vizinho . A economia pode mudar , mas o sistema político seguirá intacto . Kim mira nos exemplos da China e do Vietnã. Só que o ritmo das reformas é bem mais vagaroso porque , ao contrário desses dois países , ele ainda enfrenta um inimigo poderoso , os Estados Unidos “.

Para ele, “ o projeto nuclear norte-coreano é parte de uma estratégia de sobrevivência . Houve duas declarações compartilhadas com a Coréia do Sul , de coexistência pacífica . O problema é que a política americana dos últimos oito anos foi seqüestrada pelos neo-conservadores de George W. Bush . Então, a Coréia do Norte sentiu que ao mesmo tempo em que se buscava o diálogo , os americanos queriam derrubar o regime de qualquer maneira ....Bush acabou fortalecendo os radicais de Pyongyang com essa estratégia , é um demônio criado pelos seus próprios erros . Se você caracteriza o adversário como demônio , só sobra o plano B “ . ( F S P , 11.05.2009, p. A-14) .



NOVO TESTE NUCLEAR MAIO DE 2009



Em 25 de maio de 2009 a Coréia do Norte fez um segundo teste nuclear subterrâneo . Horas depois testou também três mísseis de pequeno alcance .

O Conselho de Segurança da ONU condenou a ação “ Os membros do CS expressaram sua forte oposição e condenação ao teste nuclear conduzido pela República Democrática Popular da Coréia em 25 de maio de 2009 , que constitui uma clara violação da resolução 1.718 . “ A resolução 1718 foi elaborada em condenação a outro teste nuclear realizado pelos norte-coreanos em outubro de 2006 e incluía sanções e proibições a novas explosões .

O presidente americano Barak Obama afirmou “ “A Coréia do Norte está diretamente e irresponsavelmente desafiando a comunidade internacional . Convida a pressão internacional mais forte (...) A Coréia do Norte não encontrará segurança e respeito por meio de ameaças e armas ilegais” . ( F s P , 26.05.2009, p. A-10 ).

A possibilidade de a Coréia do Norte desfechar um ataque nuclear é pequena . Os dois dispositivos testados possuem mais de três metros de comprimento e pesam quatro toneladas . Não poderiam ser colocados na ponta de um míssil e não podem nem mesmo ser transportados a bordo de um avião . . ( Veja, 3.6.2009, p. 86) .

Em 26 de maio a Coréia do Norte voltou a desafiar a comunidade internacional lançando três novos mísseis de curto alcance no mar do Japão.

A China é o principal parceiro comercial do país e sua fonte primordial de energia . Fornece alimentos para as safras fracassadas do país e policia a fronteira para evitar uma fuga em massa de refugiados . Portanto a Coréia não sobreviveria sem a China , Desta vez parece que Kim Jong-íl foi longe demais . Segundo o chefe de gabinete de Obama , Rahm Emanuel “Todos ficamos impressionados pelo fato de os russos e os chineses terem expressado condenação tão forte”.O “Global Times” jornal ligado ao “Diário do Povo”, oficial , citou analistas dizendo que “é mais do que hora de a China reconsiderar sua política” , para a Coréia do Norte . Sun Zhe, do Instituto de Relações China-EUA na Universidade de Tsinghua disse “ Não existe mais necessidade alguma de a China manter a política para seu vizinho encrenqueiro “. Não interessa para a China a unificação coreana que poderia instalar em sua fronteira um forte aliado dos EUA , mas também não interessa um Japão com armas nucleares . ( F S P, 27.05.2009, p. A-10) .

A sanção mais pesada contra a Coréia está na resolução da ONU aprovada em 2006 . Ela autoriza os EUA e outros países a bloquear e inspecionar navios que vão e vêm da Coréia do Norte , para procurar componentes de mísseis ou materiais nucleares contrabandeados . A sanção nunca chegou a ser aplicada , em parte devido ao receio de que pudesse provocar uma escalada de hostilidades com a Coréia do Norte .( F S P, 27.05.2009, p.A-11) .

Em 27 de maio de 2009 a Coréia do Norte declarou inválido o armistício com a Coréia do Sul e prometeu uma “poderosa” resposta militar a ações de detenção e inspeção contra suas embarcações . A ameaça é uma retaliação à decisão de Seul, anunciada na véspera , de aderir ao PSI ( Iniciativa de Segurança contra a Proliferação) , que para os norte-coreanos equivale a uma declaração de guerra .

Criado em 2003 pelo governo George W.Bush , como parte da “guerra ao terror” , a PSI prevê inspeção de navios suspeitos de transportar materiais para armas de destruição em massa . ( F S P , 28.05.2009, p. A-14) .

Em 28 de maio EUA e Coréia do Sul em resposta à declaração da invalidade do armistício elevaram o nível de alerta militar para 2 , em uma escala que vai de 5 , mais baixo, para 1 , mais alto , o maior desde 2006, quando Pyongyang realizou seu primeiro teste nuclear . O aumento do alerta significa reforço nas embarcações militares na fronteira marítima entre os países e incremento na vigilância da Coréia do Norte por satélites , entre outras medidas . ( F s P , 29.05.2009, p. A-11) .

Em 28 de maio a Coréia do Norte voltou a desafiar a comunidade internacional ao ameaçar com a adoção de” medidas de autodefesa” no caso de aprovação de novas sanções pelo Conselho de Segurança da ONU e disparar mais um míssil de curto alcance no mar do Japão . A chancelaria do país acusou o CS de hipocrisia “ Há um limite para a nossa paciência . O teste nuclear conduzido por nossa nação pe o de número 2.054 do mundo . Os membros permanentes do CS da ONU conduziram 99.99% deles” .( F SP , 30.05.2009, p. A-16) .

Em 30 de maio , Robert Gates , secretário da Defesa americano disse “ Não vamos ficar parados enquanto a Coréia do Norte monta a capacidade de causar destruição em qualquer alvo da Ásia - ou em nós “ . Ele disse que os EUA não aceitarão o regime de Pyongyang como um “Estado nuclear” e que consideraria como uma “grave ameaça” ao Ocidente a venda de tecnologia de armas a outros países ou grupos terroristas . ( F S P , 31.05.2009, p. A-19) .



DIPLOMACIA DO SILÊNCIO



O historiador Edward Luttwak do Centro de Estudos Internacionais e Estratégia em Washington defende a tese de que “ apenas um tipo especial de diplomacia tem alguma chance de render resultados positivos : uma diplomacia do silêncio . Sob ela, nenhuma comunicação de qualquer espécie seria feita com o regime norte-coreano , não haveria diálogo com qualquer diplomata coreano em qualquer lugar e, sobretudo , nenhuma tentativa seria feita para reatar negociações sob formato nenhum .

A Coréia do Sul forneceu grandes pagamentos adiantados sob a forma de investimentos , assistência alimentar e grandes presentes em espécie . Assim , ao longo dos anos , enquanto a ditadura militar do bizarro Kinm Jong-il continuou a fazer sua própria população passar fome para poder acumular mais equipamentos militares , milhões de pessoas já morreram de fome , literalmente - e continuou a vender tecnologia nuclear e de mísseis ao Irã e à Síria , ela foi sendo ricamente recompensada diplomaticamente . os delegados de Kim Jong-il se sentaram ao lado dos representantes de EUA, China, Rússia e Japão – uma concessão importante que, por si mesmo , elevou o prestígio do regime .. Mas , a cada vez que o país cometeu um novo ultraje , desde lançar mísseis balísticos sobre o Japão até vender armas a terroristas , a reação foi retomar-se as conversações , sem nenhuma redução nas concessões oferecidas e até mesmo com mais presentes da Coréia do Sul . Isso precisa parar – e agora . O regime norte-coreano nunca cedeu nada de importante nas negociações passadas que não atendesse aos interesses de ninguém, exceto ele ...A Coréia do Norte não deve receber nada . Como a conversa até agora fracassou por completo , é possível que o silêncio ainda convença os norte-coreanos a melhorar seu comportamento .”( F s P , Mais , 31.05.2009, p. 3) .

Barak Obama em declarações feitas na França , em comemoração ao 65º aniversário do Dia D , acusou a Coréia do Norte de ter agido de forma “extraordinariamente provocadora” ao realizar testes nucleares . Obama disse que o regime está testando os limites da diplomacia . “Ninguém deve acreditar que nós apenas seguiremos no caminho no qual a Coréia do Norte está constantemente desestabilizando a região .” ( F S P , 7.6.2009, p. A-18) .

O comportamento errático do regime coincide com a decadência física do presidente . Ele sofreu um derrame cerebral em 2008 . Aos 68 anos tem a aparência de um agonizante , caminha com dificuldade e não fala mais em público . Outro problema é a sucessão . O filho mais velho, Kim Jong-nam, de 38 anos, seria o candidato natural à sucessão , mas perdeu a vez depois do vexame de ser preso com um passaporte falso no Japão , onde pretendia visitar a Disneylândia , em 2001 . Sua presença assídua nos cassinos de Macau também atrapalha .

O segundo, Kim Jong-chol, não conta . É homossexual é prefere assistir a um concerto de Eric Clapton na Alemanha ao tédio de um desfile militar .

O favorito do ditador é o filho caçula , Kim Jong-um, de 26 anos . Educado na Suíça , fala diversas línguas , adora artes marciais e, dizem, tem a cara e o temperamento do pai : é prepotente, não gosta de ser questionado e se enfurece rapidamente . ( Veja, 3.6.2009, p. 80-87) .



CONDENAÇÃO DE AMERICANAS



A Coréia do Norte condenou a 12 anos de trabalho forçado as americanas Laura Ling , 32 , e Euna Lee, 36 , detidas em março de 2008 na fronteira do país com a China . Jornalistas da TV Current, do ex-presidente Al Gore , elas filmavam uma reportagem sobre o tráfico das mulheres norte-coreanas quando foram presas .

Condenadas à pena máxima por entrada ilegal no país e atos hostis contra o povo norte-coreano , as jornalistas devem ser usadas por Pyongyang para barganhar com os EUA. ( F S P , 9.6.2009, p. A-15) .

Em 4 de agosto de 2009 , o ex-presidente Bill Clinton , em surpreendente viagem à Coréia do Norte conseguiu “perdão especial” às jornalistas condenadas . A libertação ocorreu , após o que a imprensa oficial descreveu como “exaustivas conversações” de Clinton com Kim que ofereceu um janta a Clinton no qual compareceram vários de seus auxiliares. A missão privada contribuirá para amenizar a tensão das relações entre EUA e a Coréia do Norte . ( F S P , 5.8.2009, p. A-13) .





SANÇÕES CONTRA A CORÉIA DO NORTE JUNHO 2009



O Conselho de Segurança da ONU aprovou em 12 de junho de 2009, por unanimidade , a resolução 1.784 condenando o teste nuclear :

1. Proíbe a compra de qualquer arma pela Coréia do Norte e a venda ao regime por terceiros países , exceto as de pequeno porte;

2. Prevê inspeção de todas as embarcações com destino à ou proveniente da Coréia do Norte ; armamentos proibidos deverão ser confiscados ;

3. Proíbe os Estados-membros da ONU de reabastecer em seus portos , embarcações suspeitas de transportar armamento para a Coréia do Norte ;

4. Exorta os Estados-membros a proibir atividades financeiras norte-coreanas em seus territórios, inclusive eventualmente congelando fundos do país ;

5. Exorta Estados-membros e órgãos financeiros internacionais e sustar empréstimos e ajuda a Pyongyang com a exceção das voltas á ajuda humanitária . ( F s P , 13.06.2009, p. A-12 ).

A Coréia do Norte reagindo á resolução declarou que pretende manter seu programa nuclear e que começará a enriquecer urânio e que ita utilizar todo o plutônio armazenado como arma nuclear , caso seus navios sejam bloqueados pelos EUA ou por outros países . ( F S P , 14.06.2009, p. A-17) .

Em encontro com o presidente da Coréia do Sul , Lede Myung-bak , o presidente americano Barak Obama afirmou “ Vamos procurar , de modo vigoroso , livrar a península Coerana de armas atômicas ; isso significa que não aceitamos que a Coréia do Norte seja ou venha a ser uma potência atômica . Tem havido um padrão até aqui pelo qual a Coréia do Norte se comporta de forma beligerante e é recompensada com comida , combustível , empréstimos e outros benefícios . A mensagem que queremos dar é a de que vamos romper com esse padrão” . ( F S P , 17.06.2009, p. A-11) .



EUA POSICIONAM DEFESA



O secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates , anunciou que está posicionando um sistema antimísseis no Havaí, como precaução contra um eventual disparo de um míssil balístico pela Coréia do Norte em direção ao Estado americano no Oceano Pacífico .

Em 18 de junho o “Yomiuri”, principal jornal japonês , noticiou que Pyongyang planeja disparar um míssil balístico com alcance de até 6.500 km por volta do dia 4 de julho , aniversário da independência dos EUA . Gates disse que um sistema móvel já foi enviado para a região , acompanhado de um radar antimísseis . Juntos , os equipamentos são capazes de, em tese , detectar e derrubar um artefato norte-coreano . ( F S P , 19.06.2009, p. A-15) .

Em 2 de julho de 2009 a Coréia do Norte , segundo autoridades sul-coreanas disparou quatro mísseis de curto alcance em testes na costa leste do país , aumentando a tensão na região . ( F S P , 3.7.2009, p. A-14) .

Em 3 de julho a Coréia do Norte disparou mais sete mísseis balísticos na costa leste do país em direção ao mar . Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, eram mísseis “Scud” , tipo de armamento que o país foi proibido de lançar por uma resolução da ONU .( F S P , 5.7.2009, p. A-19) .

Em 16 de julho o Conselho de Segurança da ONU incluiu na lista de entidades e indivíduos norte-coreanos sujeitos a sanções internacionais pelas atividades nucleares e testes de mísseis do país , a agência de energia atômica de Pyongyang e dois de seus mais altos dirigentes . O CS sujeitou cinco novas organizações e o mesmo número de pessoas físicas a congelamento de ativos e banimento de viagens internacionais . E vetou a importação de material bélico pela ditadura comunista . ( F S P , 17.07.2009, p. A-15) .

INSULTO A HILLARY CLINTON



Após a secretária de Estado americana Hillary Clinton ter classificado o comportamento da Coréia do Norte de insistir em testes com mísseis como o de uma “criança que quer atenção” , a Coréia do Norte respondeu em nota : “ Nós só podemos considerar a sra. Clinton como uma senhora engraçada , já que ela gosta de usar tal retórica , sem ter consciência da etiqueta elementar da comunidade internacional . Algumas vezes ela parece uma estudante primária e algumas vezes uma aposentada fazendo compras . “ ( F S P , 24.07.2009, p. A-17) .



NOVA ELITE ECONÔMICA



Estima-se que em 2009 já existam na Coréia do Norte mais de 300 pequenos e grandes mercados de produtos contrabandeados – roupas , alimentos e mercadorias provenientes da China .O governo faz vista grossa para o negócio , já que parte do lucro acaba revertendo para ele em forma de suborno .

Para o professor sul-coreano Ji-sue , da Universidade Myongji , em Seul “ Assim como aconteceu na União Soviética , o aparecimento de uma elite econômica , paralela à elite política , sinaliza o enfraquecimento do regime” . ( Veja, 26.08.2009, p. 118) .



FESTA PARA O PRESIDENTE ETERNO 2010



Em 15 de abril de 2010, milhares de norte-coreanos saíram ás ruas para celebrar os 98 anos do nascimento de Kim-il-sung, o “Pai da Nação”, morto em 1994 e proclamado “presidente eterno” da República Democrática Popular da Coréia .

Um dos lugares mais visitados foi o Palácio do Sol , mausoléu do “Pai da Nação”. A construção monumental é toda decorada em mármore. Antes de entrar nos salões, o visitante percorre 500 metros de corredores em esteiras rolantes . Logo na chegada há uma estátua monumental de Kim Il-Sung .No Grande Salão o corpo de Kim está deitado em um féretro de vidro . ( F s P , 16.04.2010, p. A-13) .



SITUAÇÃO DA POPULAÇÃO EM 2010.



Segundo o enviado da Folha de São Paulo a Pyongyang, no período de 14 a 21 de abril de 2010, viajar pelo país é como voltar no tempo . Além da carência de energia que obriga quase todos a passar as noites na escuridão , os moradores do país não tem acesso á internet, os celulares são proibidos , e os carros raríssimos .

Os norte-coreanos recebem rações diárias de alimentação do governo e não tem acesso a bens de consumo . A alimentação básica é formada por arroz , vegetais e frango . Em 2006, a Anistia Internacional informou que um inquérito alimentar nacional realizado pelo governo norte-coreano constatou que 7% das crianças eram gravemente desnutridas , 37% cronicamente desnutridas e 23,4% estavam abaixo do peso.

Pyongyang não tem cartazes de publicidade com grifes, mas a poluição visual é grande . O único anunciante é o governo local que espalha por todo o país estátuas, cartazes e frases do “presidente eterno” , Kim Il-Sung e de seu filho , o “querido líder” , Kim Jongíl , que o sucedeu .

Diariamente os norte-coreanos são despertados na capital com músicas revolucionárias ou sobre as conquistas da família do “presidente eterno”.

Na fronteira com a Coréia do Sul, foi construído pelos sul-coreanos e norte-americanos no final dos anos 70 um muro com 241 km de extensão e oito metros de altura do lado do norte . Do lado sul , o muro parece um grande tapete de grama inclinado, ( F s P , 23.04.2010, p. A-17) .



TENSÃO EM MARÇO DE 2010- NAVIO TORPEDEADO



Em 26 de março de 2010 um navio de guerra sul-coreano foi torpedeado pelos norte-coreanos, na divisa, naufragou e deixou 46 mortos.

Seul resgatou a embarcação e iniciou investigação sobre as causas do incidente e atribuiu formalmente a responsabilidade pelo incidente à Coréia do Norte , dizendo que o naufrágio foi causado por torpedo submarino .

O regime do ditador Kim Jong-il rejeita a responsabilidade no episódio e alertou que qualquer punição seria respondida com “guerra total”.

Em 24 de maio o governo sul-coreano anunciou uma série de medidas , entre elas a interrupção de quase todo o comércio bilateral e a retomada da transmissão a norte-coreanos de propaganda contra o regime .

Em 25 de maio Pyongyang anunciou a suspensão de relações com Seul e a expulsão de funcionários sul-coreanos que trabalham no complexo industrial bilateral de Kaesong. ( F S P , 26.05.2010, p. A-16) .

A Coréia do Norte acusou em 28 de maio, a Coréia do Sul de ter falsificado o afundamento de um de seus navios de guerra a alertou que a península coreana está se aproximando cada vez mais de uma guerra . O major-general Pak Rim-su ,afirmou “ Esses confrontos hostis à Coréia do Norte são uma declaração aberta de guerra contra nós e um ato criminal que conduz o relacionamento inter-coreano à beira da guerra”. ( F S P , 29.05.2010, p. A-15) .

NOVAS SANÇÕES AMERICANAS 2010



A Secretária de Estado americana Hillary Clinton afirmou em 21 de julho em visita na Coréia do Sul que os EUA imporão novas sanções unilaterais à Coréia do Norte com o intuito de minar o programa nuclear e “desmotivar outros atos de provocação “. As sanções , têm como alvo a compra e venda de armas e materiais relacionados , além da aquisição de itens de luxo usados para cooptar a elite . Serão aumentados os esforços para “identificar, pressionar e bloquear negócios com entidades norte-coreanas envolvidas na proliferação nuclear e em outras práticas ilícitas no exterior .”

O Secretário da Defesa, Robert Gates afirmou na área desmilitarizada “Queremos enviar um sinal forte ao Norte , à região e ao mundo de que o compromisso dos EUA com a segurança da Coréia do Sul é firme . Nossa aliança militar nunca foi tão forte e capaz de deter qualquer agressor”. Os EUA todavia, tem de pressionar Kim, sem irritar seu principal aliado , a China” . ( F S P , 22.07.2010, p A-16) .

Em 27 de setembro de 2010 , Kim Jong-un , com 27 ou 28 anos e sua irmã Kyong-hui foram promovidos a generais e crescem as especulações de que ele esteja sendo preparado para substituir o pai, que está com a saúde fragilizada . ( F S P , 28.09.2010, pA-15) .



NOVO DITADOR KIM JONGÚN. DEZEMBRO DE 2011



Em 17 de dezembro de 2011 morreu de infarto, Kim Jong-il , Estimado Líder, Estrela Guia do Século 21 e Glorioso General que Desceu do Céu , após 17 anos no poder e que foi substituído pelo filho Kim Jong-un.



MORATÓRIA NUCLEAR FEVEREIRO DE 2012



Em fevereiro de 2012 , o ditador norte-coreano Kim Jong-un se comprometeu a abrir seu principal complexo nuclear para inspetores internacionais e a suspender testes de armas nucleares e enriquecimento de urânio em troca de 240 mil toneladas de alimentos a serem enviadas pelos EUA ( F S P , 1.3.2012, p. A-12) .

Estima-se que o país tenha desde 2011, um pequeno estoque de bombas atômicas rudimentares, mas ainda não possui a tecnologia necessária para colocá-las em ogivas capazes de ameaçar os EUA.

Porém em seu primeiro discurso como ditador da Coréia de Norte , Kim Jong-Um afirmou “A superioridade na tecnologia militar não é mais monopólio dos imperialistas, e a era dos inimigos que usam bombas atômicas para nos ameaçar e chantagear , acabou para sempre “ ( Veja, 25.04.2012, p. 72) .



LANÇAMENTO FOGUETE UNHA-3 ABRIL 2012



A promessa durou pouco. Em abril de 2012, o país fez novo lançamento de foguete, do tipo Unha -3, durante os festejos do centenário do fundador do regime, Kim Il-Sung ( 1912-1994) . O foguete voou por poucos minutos antes de explodir e cair no mar.



LANÇAMENTO DE FOGUETE DEZEMBRO 2012



A Coréia do Norte lançou em 12 de dezembro o Unha-3 , com alcance estimado de 6.000 km, no segundo lançamento deste tipo desde que Kim Jong-um assumiu o comando do país. O governo disse que o foguete colocou em órbita um satélite de previsão de tempo , o Kwangmyongsong-3, o que não foi confirmado pela comunidade internacional. O primeiro foguete foi lançado em abril de 2012 e voou por poucos minutos antes de explodir e cair no mar no oeste da península coreana. Provavelmente o segundo foguete foi aperfeiçoado.

A ONU condenou o lançamento como um “ato de provocação” e poderá ampliar as sanções ao país. ( F S P , 13.12.2012, Mundo 2, p. 10).



ACORDO COM A CORÉIA DO SUL? JANEIRO 2013.



O líder da Coréia do Norte, em surpreendente discurso de final de ano declarou:” Uma questão importante para terminar a divisão do país e conseguir sua reunificação é remover o confronto entre Norte e Sul.O passado mostra que a confrontação não leva a nada, a não ser a guerra.” A Coréia do Norte já falou sobre o fim do conflito antes e a declaração de Kim Jong-um, não significa necessariamente uma mudança na política do país. Porém, o discurso foi transmitido pela mídia estatal e parece ter substituído o tradicional editorial de Ano-Novo, publicado na imprensa do país, pela primeira vez em 19 anos. ( F S P , 2.1.2013, p. A-8) .

No dia seguinte, 2 de janeiro de 2013, o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Kim Sung-hwán, declarou : “ Devemos situar nosso enfoque diplomático em ajudar a Coréia do Norte a tomar decisões sábias e corretas ao dar continuidade à coordenação política com os países vizinhos”. (F S P , 3.1.2013, p. A-12) .



NOVO TESTE NUCLEAR E DE FOGUETES JAN 2013.



O governo norte-coreano em comunicado divulgado em 24 de janeiro de 2013,afirmou que pretende continuar a lançar foguetes e fazer testes nucleares e advertiu que eles podem ter como alvo os EUA, que Pyongyang classificou de “inimigos declarados”.

O comunicado, divulgado pela agência estatal de notícias KCNA, foi uma resposta às novas sanções impostas ao país pelo Conselho de Segurança da ONU, em razão do lançamento de um foguete em dezembro.

“Nossos satélites pacíficos continuarão sendo lançados, sem interrupção, em nossa luta nacional para defender o direito à autodefesa”.

O serviço de inteligência da Coréia do Sul , afirmou que o lançamento de dezembro indica que os norte-coreanos já teriam a capacidade de desenvolver um foguete com alcance de 10.000 km, capaz de atingir São Francisco ( Costa Oeste dos EUA). ( F S P , 25.01.2013, p. A-13) .



TERCEIRO TESTE NUCLEAR FEVEREIRO DE 2013.



Em 12 de fevereiro de 2013 a Coréia do Norte realizou o seu terceiro teste nuclear, em explosão subterrânea conduzida na base de Punggye-ri, em Kilju, no norte do país, mesmo local dos outros dois testes.

É o primeiro teste realizado pelo ditador , Kim-Jong-um, desde que assumiu o poder em dezembro de 2011. Foi utilizada uma bomba em “miniatura” , menor e mais leve,mas mais potente, estimando-se em 10 quilotons sua potência .

Em sessão de emergência convocada horas depois da confirmação do teste nuclear o Conselho de Segurança da ONU condenou a ação norte-coreana e prometeu tomar atitudes em breve. Em comunicado o Conselho declarou que a ação de Pyongyang é uma “ clara ameaça à paz e à segurança internacionais”.

A embaixadora dos EUA na ONU, Susan Rice , disse que o teste é uma “grande provocação”. Afirmou que o programa nuclear norte-coreano é um dos motivos do crescente isolamento do país . ( F S P , 13.02.2013, p. A-12) .



REVOGAÇÃO DE PACTO DE NÃO AGRESSÃO



A Coréia do Norte , em resposta à decisão unânime do Conselho de Segurança da ONU que impôs sanções mais severas contra o país , anunciou em oito de março de 2013 que estava revogando os acordos de não agressão com a Coréia do Sul e que está em “estado de guerra”com o país.

Um dos principais generais do país, alegou que os norte-coreanos dispõem de mísseis intercontinentais equipados com ogivas atômicas prontos para o disparo.

Em resposta à ameaça, a Coréia do Sul endureceu sua posição e anunciou em oito de março que , caso Pyongyang ataque os sul-coreanos com uma arma nuclear, o regime do líder norte-coreano Kim Jong-um “ será extirpado do planeta”.

Autoridades americanas e sul-coreanas dividam vigorosamente de que a Coréia do Sul tenha domínio sobre essa tecnologia, de produzir ogivas pequenas o suficiente para que possam ser instaladas em seus mísseis de longo alcance. ( F S P , 9.3.2013, p. A-19) .

O jornal oficial norte-coreano “Rodong Sinmun” publicou em 11 de março de 2013, artigo dizendo que o Exército do país declarou inválido o armistício com a Coréia do Sul, decretado em 1953. As linhas telefônicas de contato com a Coréia do Sul foram cortadas. ( F S P , 12.03.2013, p. A-17) .



MÍSSEIS APONTADOS PARA EUA E CORÉIA DO SUL



Horas depois de Washington enviar dois bombardeios B-2, que tem capacidade de levar ogivas nucleares, para os exercícios militares que faz com os sul-coreanos desde o início de março, o ditador da Coréia do Norte, Kim Jong-un, ordenou na noite do dia 28 de março, que as Forças Armadas fiquem em alerta a um ataque americano e pediu para que sejam apontados mísseis para os Estados Unidos e as bases militares americanas no Pacífico. O secretário de Defesa americano, Chuck Hagel respondeu :” As provocações da Coréia do Norte são levadas muito a sério por nós e responderemos a isso”.

Os americanos sabem que os norte-coreanos ainda não conseguem atingir sequer o Havaí com suas bombas. Mas , o regime norte-coreano para reforçar sua fanfarronice divulgou um vídeo com efeitos especiais toscos em que disparos de artilharia de médio alcance, mandam pelos ares a Casa Branca, situada a 11.000 quilômetros de distância de Pyongyang.

Os B-2 partiram da base Whiteman , no Missouri e dispararam munições artificiais contra um alvo no território sul-coreano e “demonstram a capacidade dos EUA de realizar ataques rápidos a grandes distâncias e quando quiser”. ( F S P , 29.03.2013, p. A-11)

Os governos da China e da Rússia afirmaram estar preocupados com a situação entre as duas Coréias. Algumas horas depois do anúncio de Kim, foi registrado um aumento das atividades militares onde ficam os mísseis de médio e longo alcance, segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap. Uma fonte militar da Coréia do Sul declarou :” Há uma prontidão para combate nas unidades de mísseis do Norte desde 26 de fevereiro, então há uma possibilidade de que eles realmente os disparem”.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China afirmou:” Esperamos que as partes trabalhem juntas na busca de uma reviravolta dessa situação tensa”.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia , Sergei Lavrov declarou:” A situação poderia sair do controle, ela está escorregando em direção a uma espiral de um ciclo vicioso”.

O ministro da Defesa da Coréia do Sul, Kim Min-seoke, colocou os militares de prontidão e disse “ A série de ameaças da Coréia do Norte (...) é inaceitável e prejudica a paz e a estabilidade da península Coreana”.



AMEAÇA DE FECHAR O COMPLEXO DE KAESONG



Porém, apesar do tom hostil, o governo de Kim Jong-un, manteve aberta uma importante zona econômica operada em conjunto com a Coréia do Sul, que gera cerca de US$ 2 bilhões por ano, o complexo industrial de Kaesong, que pode ser considerado uma espécie de “termômetro” das reais intenções de guerra de Pyongyang. ( F S P , 30.03.2013, p. A-11) .

Apesar das bravatas, o perigo de conflito na península da Coréia é real. O pai de Kim, apesar da pose de maluco, era razoavelmente previsível. Depois de avisar que iria transformar Seul em um “mar de fogo”, como fez o filho, ele baixava o tom em troca de carregamentos de comida. Seu filho Kim júnior é imprevisível e além das ameaças , tem recusado qualquer ajuda. ( Revista Veja, 1.4.2013, p. 35) .

O regime do ditador Kim ficou irritado com os relatos da imprensa que diziam que o complexo continuou funcionando. Um porta voz do escritório do Norte no complexo industrial de Kaesong disse que Pyongyang fecharia o local se Seul continuar a “arruinar sua dignidade. Se a marionete continuar manchando a imagem da República Democrática Popular da Coréia ao falar da zona, cujas operações mal estão sendo mantidas, vamos fechá-la sem misericórdia”.

A Coréia do Norte já fez outras ameaças semelhantes referentes ao complexo, mas nunca as cumpriu. ( F S P, 31.03.2013, p. A-13).



AMPLIAÇÃO DE EXERCÍCIOS MILITARES



A Coréia do Sul anunciou em 31 de março que realizará em abril novos exercícios militares em conjunto com os EUA para comprovar sua capacidade diante de potenciais provocações do regime do Norte.

Os exercícios constarão de manobras e operações conjuntas e os militares afirmaram ainda que convidarão os americanos para participar de “discussões técnicas”, para estarem preparados caso haja novas provocações do Norte.

Horas depois, Washington enviou jatos de combate , F-22, para a base de Osan , em território sul-coreano, em uma ação vista como uma maneira de deter as provocações norte-coreana.

O ditador norte-coreano prometeu a ampliação “quantitativa e qualitativa” do arsenal nuclear do país para se proteger das ameaças dos EUA e afirmou que irá promover a economia e o desenvolvimento nuclear de forma “simultânea”. As declarações foram feitas durante a reunião do Partido dos Trabalhadores da Coréia do Norte, a primeira desde setembro de 2010.

O Japão se manifestou pela primeira vez afirmando que não pode permitir a “provocação agressiva” de Pyongyang e que intensificará seus laços com os EUA e a Coréia do Sul.. O regime de Kim afirmou em um jornal que as bases militares dos EUA em território japonês, em Misawa, Yokosuka e Okinawa, também serão alvo, caso um conflito armado seja iniciado. ( F S P , 1.4.2013, p. A-8) .

O papa Francisco, em sua primeira mensagem de páscoa pediu que os dois países superem as suas divisões: Paz na Ásia e, sobretudo na península coreana: que os desacordos sejam superados e que um espírito renovado de reconciliação cresça”. Pediu também que as negociações de paz entre israelenses e palestinos sejam retomadas e que a guerra civil na Síria chegue ao fim: “Quanto sangue derramado! E quanta dor ainda terá que ser causada antes que se consiga encontrar uma solução política para a crise”. ( F S P , 1.4.2013, p. A-10) .

A presidente da Coréia do Sul, Park Geun-hye , advertiu em 1 de abril que qualquer movimento de provocação do ditador Kim Jong-um receberá uma resposta “enérgica e imediata” e “ sem nenhuma consideração política”, do Exército de Seul.

Segundo a CMN, os EUA deslocaram um navio de guerra e um radar para monitorar possíveis ações militares na costa norte-coreana.

A Coréia do Norte nomeou em 1 de abril Pak Pong-ju que tem por volta de 70 anos e é especialista em economia, para o cargo de primeiro-ministro. Ele já esteve no cargo entre 2003 e 2007, quando tentou implementar reformas tímidas para aumentar a autonomia das empresas estatais e reduzir o controle do governo sobre o racionamento de alimentos e outros bens de primeira necessidade. Sua nomeação, segundo analistas, indica a crescente influência de Jang Song-thaeck, que é tio do ditador e é membro da Comissão de Defesa Nacional , presidida por Kim . ( F S P , 2.4.2013, p. A-9) .



GOVERNO IRRACIONAL



O governo norte-coreano se ajusta ao que se pode chamar de governo irracional . Dentro da racionalidade, princípio da dissuasão nuclear, supõe-se que uma liderança política racional não aceitaria o risco de milhões de mortes entre seus habitantes e por esta razão é que uma guerra nuclear não aconteceu , apesar de fatos terem ocorrido que a justificassem como a crise dos mísseis de Cuba e a queda do Muro de Berlim.

Um ditador com apenas 30 anos e há pouco mais de um ano no poder, tem necessidade de afirmação e ameaça o mundo com uma guerra nuclear para isso.

Uma epidemia de fome na década de 1990 matou milhares de pessoas e não levou a mudanças no regime marxista. A culpa como sempre , era dos “imperialistas”.

No final dos anos 50, Mao Tse Tung em viagem a Moscou, chocou até mesmo ex-stalinistas ao sugerir que uma guerra nuclear talvez não fosse tão ruim , que “se o pior acontecesse e metade da humanidade perecer, restará a outra metade”.

A Coréia do Norte reproduz alguns dos piores traços da China maoista : isolamento em relação ao mundo exterior, campos de trabalho, culto à personalidade e disposição de tolerar fome em escala letal entre seus habitantes.

Havia certa esperança que o jovem ditador Kim Jong-un , promovesse uma liberalização do regime norte-coreano , mas os fatos estão mostrando o contrário e suas decisões estão levando o país a uma fronteira perigosa . Embora disponha de armas nucleares , seu poderio é extremamente limitado face à capacidade de retaliação americana e se as suas bravatas se concretizarem poderá arruinar completamente o seu país. ( Gideon Rachman , F S P , 2.4.2013, p. A-10).



REATIVAÇÃO DE REATOR NUCLEAR



A Coréia do Norte afirmou em 2 de abril que planeja acelerar a produção de material atômico para ampliar seu arsenal militar, reativando o reator de Yongbyon , no norte da capital Especialistas afirmam que o processo pode levar entre três meses e um ano.

O reator de 5MW, era a principal fonte de plutônio para bombas nucleares no país até 2007 quando o regime aceitou desativá-lo em troca de um pacote de ajuda econômica oferecido por China, EUA, Coréia do Sul e Rússia.

O complexo nuclear de Yongbyon também tem um reator de 50 MW inacabado , uma usina de reprocessamento para extrair plutônio de barras já gastas e uma usina de fabricação de combustível, com mais de 2.000 centrífugas. Estima-se que a Coréia do Norte tenha plutônio para 6 a 8 bombas nucleares.

Com a reativação, o país passa a ter dois tipos de combustível para bombas – urânio enriquecido e plutônio.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou que a “crise foi longe demais “ e criticou o anúncio norte-coreano, ( F S P , 3.4.2013, p. A-15) .

Em resposta , o Pentágono disse que um sistema de defesa – que inclui radares, mísseis interceptadores e um caminhão lança-mísseis será instalado em Guam, para garantir a segurança dos cidadãos do país e de seus aliados na área.

Em palestra na Universidade de Defesa Nacional, em Washington, o secretário da Defesa, Chuck Hagel, disse que as ameaças norte-coreanas são um perigo e real e uma ameaça aos EUA e a toda a região Ásia-Pacífico.

Imagens de satélite analisadas pelo Instituto EUA-Coreia da Universidade Johns Hopkins indicaram obras em uma torre destruída em 2008, após o reator ser desativado. As obras devem ter começado entre fevereiro e março e as imagens sugerem que o reator poderia estar em operação num prazo de semanas. ( F S P , 5.4.2013, p. A-14) .



PRONTA PARA ATAQUE AOS EUA



O Exército da Coréia do Norte anunciou em 3 de abril, em comunicado distribuído pela agência estatal KCNA, :”Informamos à Casa Branca e ao Pentágono que a hostilidade crescente dos EUA para com a Coréia do Norte e a sua irresponsável ameaça nuclear serão esmagadas pela força de vontade dos soldados e do povo e por (...) meios de ataque nuclear leves, diversificados e de ponta. Nesse sentido ,a operação implacável das Forças Armadas revolucionárias já foi examinada e ratificada”.

O governo norte-coreano ordenou em março aos trabalhadores da indústria de armas do país que aumentassem a produção de artilharia com o objetivo de assegurar um rápido ataque preventivo a países rivais. ( F S P , 7.4.2013, p. A-16) .

O míssil norte-coreano Nodong, capaz de alcançar Tóquio, só consegue carregar no máximo 550 quilos . Os mísseis norte-coreanos ainda não foram adequadamente testados . O país ainda não conseguiu construir uma bomba nuclear suficientemente pequena que caiba na ponta de um míssil . A bomba que os norte-coreanos construíram , tem o mesmo tamanho da Litte Boy, lançada pelos americanos sobre Hiroshima, na II Guerra, com peso de 4 toneladas . Ela teria que ser colocada em um avião bombardeiro que após cruzar a fronteira alcançaria Seul em três minutos. Porém, o bombardeio H-5, de fabricação chinesa , tem capacidade para apenas uma tonelada e produzido nos anos 60, seria facilmente abatido pelo sistema antiaéreo da Coréia do Su. ( Revista Veja, 10.04.2013, p. 62-63) .

A Coréia do Norte tem 35 mil estátuas de seus ditadores espalhadas pelo país . Seria um suicídio para o regime norte-coreano provocar um conflito com os EUA que tem 4.650 armas nucleares em estoque, das quais 2.150 estão operacionais em mísseis e bombardeios. Mesmo com armamentos convencionais , os americanos poderiam destruir em dias boa parte da infraestrutura e das forças militares da Coréia do Norte. ( F S P , 4.4.2013, p. A-14) .

Pelos cálculos americanos, a Força Aérea da Coréia do Norte seria destruída em dois dias. Para o azar de Kim , a retirada americana do Iraque e do Afeganistão liberou forças para intervenções em outros locais.

Artilharia e tanques são numerosos, mas inferiores tecnologicamente aos da Coréia do Sul e em menos de dois meses, soldados e tanques estariam subjugados. Mesmo assim estima-se a morte de um milhão de pessoas dos dois lados.

O receio de que a China apoie a Coréia de Norte desapareceu. Pequim negou-se a mandar um diplomata de alto nível a Pyongyang em 2013 e tem apoiado as sanções econômicas contra a Coréia do Norte. Daniel Wagner, dono da firma de análise de risco Country Risk Solution, em Connecticut, afirma “Uma península unificada e amiga dos Estados Unidos seria uma má ideia para os chineses, mas ainda pior é um líder imaturo que não sabe fazer concessões”. ( Revista Veja, 10.04.2013, p. 62-63) .

A diferença abismal entre a Coréia do Norte e a Coréia do Sul pode ser notada de satélites à noite. A Coréia do Sul aparece repleta de luzes acesas e a Coréia do Norte fica na escuridão . ( F S P, 7.4.2013, p. A-16).



FECHAMENTO DE KAESONG



Por sua vez a Coréia do Sul ameaçou usar a força para proteger os trabalhadores sul-coreanos que permaneceram no parque industrial de Kaesong, depois que a Coréia do Norte decidiu barrar o acesso de pessoas e cargas ao complexo.

Cerca de 800 empregados sul-coreanos permaneceram em Kaesong e o ministro da Defesa su coreano, Kim Kwan-jin, disse que “ todas as opções” serão consideradas caso a segurança dos trabalhadores seja ameaçada. Ele chegou a dizer que o Exército sul-coreano é capaz de destruir 70% da primeira linha de defesa da Coréia do Norte em cinco dias. É a primeira vez que a opção militar é citada pelos sul-coreanos.

O complexo de Kaesong foi criado em 2003 com capital privado sul-coreano e é a única colaboração econômica entre os dois países oficialmente em estado de guerra há 60 anos. Pouco mais de 53 mil norte-coreanos trabalham no local além de 800 sul-coreanos . O complexo abriga 123 empresas sul-coreanas .

O parque produziu o equivalente a US$ 470 milhões em 2012, em bens como roupas e relógios e de salários são pagas aproximadamente US$ 80 milhões por ano . ( F S P , 4.4.2013, p. A-14) .

Porém, ao fechar Kaesong , os norte-coreanos não impediram que os gerentes do sul retornassem às suas casas. ( Revista Veja, 10.04.2013, p. 62-63) .

No dia 8 de abril entretanto, o governo da Coréia do Norte anunciou a retirada de cerca de 53 mil cidadãos do país que trabalham em Kaesong.



MOVIMENTAÇÃO DE ARTILHARIA NORTE COREANA 4.4



No dia 4 de abril surgira sinais de movimentação da artilharia norte-coreana, horas depois de o regime emitir mais uma estridente ameaça aos americanos. A agência estatal KCNA emitiu um comunicado do Exército norte-coreano:” O momento da explosão se aproxima rapidamente .A guerra pode começar hoje ou amanhã”.

O ministro sul-coreano da Defesa, Kim Kwanjin disse aos parlamentares que Pyongyang levou à sua consta leste um míssil de médio alcance que pode ser do modelo Musudan, com alcance de 2.400 km, capaz de atingir a Coréia do Sul e o Japão, mas não territórios americanos como a ilha de Guam e o Havaí.

O bloqueio ao complexo industrial de Kaesong foi mantido pelo segundo dia.

James Rubin, porta-voz do Departamento de Estado durante o governo Clinton, afirmou :” A retórica norte-coreana é bastante agressiva, mas as ameaças são sempre maiores que a capacidade deles de cumpri-las”. O ex-governador do Estado do Novo México, Bill Richadson que liderou missões americanas para a Coréia do Norte disse que o governo está de “cabeça fria. Nenhum ataque deve acontecer, seria suicida”.

Os diplomatas dizem que do lado dos EUA , cautela é a palavra de ordem. Definem o termo “realismo cauteloso”, a gestão Obama em relação a ameaças vindas também do Irã e da Síria.

Em audiência pública no Senado, o chanceler brasileiro Antonio Patriota afirmou “ Havia uma expectativa , porque Kim Jong-um foi educado num colégio na Suiça, de que seria mais ocidentalizado. Não que ocidentalizado signifique necessariamente ser pacifista”. ( F S P , 5.4.2013, p. A-14) .



EVACUAR AS EMBAIXADAS



Em reunião com embaixadores estrangeiros baseados em Pyongyang, entre eles o do Brasil, o vice-chanceler norte-coreano descreveu a situação atual do país como extremamente grave e ressaltou o risco de uma guerra eclodir “ a qualquer momento”. Ele garantiu a segurança aos diplomatas apenas até o dia 10 de abril e pediu que os embaixadores decidam entre 3 alternativas: ficar em Pyongyang, mudar a embaixada para outra cidade norte-coreana ou deixar o país .

Além do Brasil, que abriu sua representação no país em 2009, há outras 23 embaixadas na Coréia do Norte. ( F S P , 6.4.2013, p. A-16) .

Apesar do alerta, nenhum dos 24 países com representação diplomática em Pyongyang demonstrou intenção de deixar a Coréia do Norte.

A China, único aliado de peso e principal parceiro da Coréia do Norte , manifestou preocupação com a crise. O presidente chinês, Xi Jinping afirmou “Nenhum país deve ter permissão para jogar a região e o mundo no caos para obter ganhos egoístas”.

Vladimir Putin, em visita à Alemanha disse que uma guerra na península coreana faria o acidente nuclear de Tchernobyl parecer “ um conto de fadas”. ( F S P , 9.4.2013, p. A-10).

O porta-voz do governo sul-coreano, Kim Haeng alertou “Se uma guerra limitada for deflagrada, a Coréia do Norte deve ter em mente que sofrerá danos multiplicados”.

O governo da Coréia do Sul se declarou em estado de “prontidão militar “ e avalia que no dia 10, os norte-coreanos farão exercícios militares e podem testar dois mísseis.

Os americanos cancelaram um teste de mísseis que seria realizado na Califórnia, para evitar mal-entendidos que possam agravar a crise.

A Suiça se ofereceu em 7 de abril para sediar um encontro entre representantes das duas Coréias. ( F S P , 8.4.2013, p. A-9) .

O regime norte-coreano intensificou em 9 de abril a suas ameaças e recomendou aos cidadãos estrangeiros que deixem a Coréia do Sul para escaparem de um confronto atômico:” Devido às cada dia mais brutais hostilidades e ações em busca de uma guerra por parte dos EUA e dos fantoches belicistas sul-coreanos, a península Coreana está à beira da guerra termonuclear” ( F S P , 10.04.2013, p. A-13) .



PC DO B APOIANDO A CORÉIA DO NORTE



O PC do B do Brasil divulgou em seu site carta apoiando a Coréia do Norte, frente às “maquinações de guerra nuclear dos EUA e sua fantoche aliada Coréia do Sul”.

O PT assina o texto, mas em 8 de abril o presidente do PT , Rui Falcão negou ter subscrito o texto. Segundo ele, militantes manifestaram apoio sem conhecimento da direção .( F S P , 9.4.2013, p. A-10) .

Apoiar um ditador insano como Kim Jong-un que mantém sua população na miséria e ameaça o mundo com um ataque nuclear é um exemplo que mostra como este partido no Brasil está completamente ultrapassado no tempo, defendendo um regime que é completamente o oposto daquilo que se poderia chamar de democracia.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui