Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Projeto Pintando a Natureza. -- 22/04/2010 - 17:16 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PROJETO PINTANDO A NATUREZA



1. INTRODUÇÃO



A Pintura é uma forma de expressão artística que existe há muito tempo na História da humanidade, como demonstram as pinturas rupestres, realizadas por homens pré-históricos em rochas ou cavernas.



A arte da pintura surgiu nos primórdios da História da humanidade, conforme se pode observar nas pinturas encontradas nas cavernas de sítios arqueológicos em Altamira (Espanha) e Lascaux (França), que datam de cerca de 25.000 anos atrás, revelando a origem de uma expressão estética, fato que separa radicalmente o homem das outras espécies.



Ao longo da história, surgiram inúmeras técnicas de Pintura, como os afrescos, pintura a óleo (através de pigmentos diluídos num solvente), pintura mural (feita ou aplicada sobre uma parede), pintura a têmpera (pigmentos dissolvidos num adstringente, como a cola), a tinta acrílica, o guache, a aquarela, a caseína, a resina alquídica etc.



A Pintura permite que qualquer artista, amador ou não, expresse sua relação especial com o mundo, por meio de sua percepção estética da paisagem, dos animais, das coisas, das pessoas e de tudo mais a sua volta.



A Pintura, como as demais Artes, é uma forma de conhecimento e mexe com todas as pessoas de um jeito muito particular, nos fazendo viajar em lembranças e sensações diversas.



Assim, propomos que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, realize o “Concurso Pintando a Natureza” como uma forma de valorizarmos essa prática cultural tão marcante, retratando as belezas naturais de nosso município.



Essa proposta se espelha em inúmeras outras realizadas em diversas partes do Brasil, e se trata de um concurso de caráter cultural, com fins de sensibilizar, estimular e divulgar a arte da Pintura entre todos os moradores de nosso município e região.





2. OBJETIVOS



2.1 OBJETIVO GERAL



- Realizar um Concurso de Pintura no estilo livre, com a finalidade de valorizar nossas raízes por meio das artes plásticas, premiando os melhores trabalhos.



2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS



- criar um evento democrático e solidário para a promoção das artes plásticas;

- despertar o gosto pela Pintura, cooperando para que crianças e adolescentes de todas as Escolas públicas e privadas tenham acesso ao mundo das artes plásticas em nosso município e região;

- proporcionar a oportunidade para que artistas profissionais e amadores possam criar e expor seus trabalhos;

- envolver todas as “Escolas e profissionais de Arte”, permitindo que desenvolvam suas potencialidades artísticas, estéticas e criativas;

- permitir que nossa comunidade reflita sobre o tema, que retrate a proteção da natureza, a vida sustentável, a paz, e a inspiração para coisas boas.





3. METODOLOGIA



A Secretaria Municipal de Cultura lançará, através da publicação de Edital, o “Concurso Pintando a Natureza” que será um evento cultural com foco na ampla participação popular como forma de reconhecimento e valorização da arte da Pintura.



O Concurso será de participação livre e podem participar qualquer pessoa, que deverá inscrever somente uma Pintura, sob pena de desclassificação. Não serão aceitos trabalhos de empresa/instituição/universidade.





ADMINISTRAÇÃO DO CONCURSO



Para a administração do Concurso serão constituídas duas comissões: (I) Comissão Organizadora; e (II) Comissão Julgadora.



Compete à Comissão Organizadora promover a publicidade do Concurso; convidar a Comissão Julgadora para proceder à seleção e julgamento dos trabalhos; inscrever os artistas no Concurso, devolver os trabalhos não premiados a seus respectivos proprietários; e resolver os casos omissos do Regulamento do Concurso.



Como estímulo a participação de todos os munícipes nessa grande comemoração, a Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Comissão Organizadora, ficará responsável pela ampla divulgação que ocorrerá no site da Prefeitura, nas Escolas, nas rádios, nos jornais escritos e demais veículos de comunicação.



A Comissão Julgadora será composta por dois (02) servidores da Secretaria Municipal de Cultura, e de cinco (05) membros, dentre os artistas plásticos ou pessoas de alto saber artístico ligadas ao meio cultural.



Compete à Comissão Julgadora selecionar os trabalhos apresentados e proceder ao julgamento, atribuindo os prêmios estabelecidos.





INSCRIÇÃO E CATEGORIAS



Os participantes poderão concorrer em apenas uma das 02 (duas) categorias: (I) Pintores Profissionais, e (II) Pintores Amadores. Cada candidato deverá inscrever-se em apenas uma das categorias (amador ou profissional), sob pena de desclassificação.



Cada Pintor deverá apresentar sua obra tratando do tema “Natureza”.



O participante deverá escrever, no verso da Pintura, apenas as seguintes informações: (I) O título da Pintura; e (II) O nome do concorrente. Após a inscrição, a equipe de Coordenação criará uma identificação com um número de ordem, que será lançado no verso da tela.



Cada participante poderá inscrever apenas 1 (um) trabalho, sob pena de desclassificação.

As Pinturas deverão ser encaminhadas, juntamente com a ficha de inscrição preenchida, para a Secretaria Municipal de Cultura.



Não serão aceitas as inscrições que não atendam aos requisitos do regulamento a ser publicado em Edital.



A ficha de inscrição estará disponível no sítio da Secretaria Municipal de Cultura.



As inscrições que apresentarem dados incorretos, incompletos ou inverídicos serão automaticamente desclassificadas, durante o processo de triagem.



É vedada a inscrição de participantes: (I) que sejam servidores da Secretaria Municipal de Cultura e/ou que tenham com eles vínculos familiares consangüíneos ou afins, na linha reta ou na colateral, até o terceiro grau; (II) que estejam prestando serviço à Secretaria Municipal de Cultura e/ou que tenham com eles vínculos familiares consangüíneos ou afins, na linha reta ou na colateral, até o terceiro grau; (III) que sejam membros das Comissões Organizadora e Julgadora e/ou que tenham com eles vínculos familiares consangüíneos ou afins, na linha reta ou na colateral, até o terceiro grau; (IV) que tenham vínculos familiares consangüíneos ou afins, na linha reta ou na colateral, até o terceiro grau, com membros de órgãos parceiros e apoiadores do concurso.





DO MATERIAL E DAS TÉCNICAS:



Serão aceitos trabalhos em óleo, acrílico, tela mista e de outras técnicas.



Todo o material necessário ao desenvolvimento dos trabalhos deverá ser fornecido pelo artista.



Só serão autenticadas telas com tratamento natural, sem qualquer tipo de base de pintura de óleo ou acrílico.



Cada participante poderá autenticar 01 (um) suporte de trabalho (cavaletes, suportes e pranchas). Esse material não poderá conter assinatura ou quaisquer outros símbolos que possam identificar seu autor, sob pena de desclassificação O participante poderá escolher apenas um único trabalho para ser entregue à Comissão Julgadora, estando os outros trabalhos, automaticamente, desclassificados.



As telas deverão ter, no mínimo, as seguintes dimensões: 40cm x 40cm e, no máximo, 100cm x 100cm.



A entrega dos trabalhos para julgamento deverá ser efetuada até data definida no Edital do Concurso, em local de inscrição, não havendo, sob quaisquer hipóteses, concessão de tempo adicional. Os trabalhos entregues para julgamento não poderão estar emoldurados.





DO JULGAMENTO E DA PREMIAÇÃO:



O trabalho de avaliação das obras pela Comissão Julgadora será realizado em sessão reservada, em data definida no Edital do Concurso. É vedada, sob quaisquer hipóteses, a observação dos trabalhos em andamento por qualquer membro da Comissão Julgadora.



O resultado do Concurso, após criteriosa avaliação da Comissão Julgadora, que elegerá os trabalhos em ordem decrescente, será entregue à Comissão Organizadora por intermédio de Ata.



A comissão julgadora homologará a triagem feita pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura, avaliará os trabalhos e elegerá os melhores nas Categorias Amador e Profissional, conforme os seguintes critérios de avaliação: (I) Consonância com o tema “Natureza”; (II) Criatividade; (III) Originalidade; (IV) Estética; (V) Qualidade (técnica); e (VI) Qualidade informativa.



A decisão da Comissão Julgadora terá caráter definitivo e irrecorrível.



As obras não poderão, em hipótese alguma, ser assinadas antes do julgamento. A não observância desta disposição e/ou a entrega do trabalho, implicarão na desclassificação do trabalho.



Os trabalhos premiados receberão os seguintes prêmios em espécie, de acordo com a classificação atribuída pela Comissão Julgadora:

1º lugar R$ 800,00 (oitocentos reais);

2º lugar R$ 500,00 (quinhentos reais);

3º lugar R$ 300,00 (trezentos reais).



Serão concedidas 02 (duas) menções honrosas, para os 4º e 5º lugares.



A solenidade de entrega dos prêmios será realizada no Espaço Cultural em data a ser estabelecida pela Secretaria Municipal de Cultura.



A Secretaria Municipal de Cultura publicará os resultados no Sítio da Prefeitura Municipal, após a comissão julgadora concluir o processo de julgamento.



Os resultados serão comunicados por meio de ofício, telefone ou correio eletrônico apenas aos vencedores desse concurso e/ou seus responsáveis legais.



Todas as Pinturas concorrentes ficarão expostas, durante um mês, em período a ser definido no Edital, no Centro Cultural da cidade, onde poderão ser apreciadas pela população local.



O ato de inscrição neste concurso corresponde a entrega da Pintura, e implica no total conhecimento e aceitação de todos os itens do Regulamento do Concurso, bem como na cessão de uso e dos direitos autorais dos trabalhos à Secretaria Municipal de Cultura, sem qualquer tipo de ônus, tendo em vista os objetivos do concurso.



A Secretaria Municipal de Cultura reserva-se o direito de publicação e divulgação das Pinturas, bem como a cessão de uso dos trabalhos a terceiros, sem qualquer tipo de ônus e sem a necessidade de notificação aos participantes, assegurada a divulgação da autoria e o reconhecimento dos devidos créditos, na forma do Art. 29 e seus incisos c/c Art. 79, § 1º e 2º, ambos da Lei Federal nº 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais).





DOS DIREITOS DE USO DE IMAGEM



No ato da entrega dos prêmios, os vencedores do Concurso deverão assinar “Termo de Cessão de Uso de Imagem” à Secretaria Municipal de Cultura.



Nos casos dos vencedores menores de idade, o “Termo de Cessão de Uso de Imagem” deverá ser preenchido e assinado pelo responsável legal.



O objeto da presente cessão são as Pinturas concorrentes aos prêmios do “Concurso Pintando a Natureza”. Os trabalhos entregues serão devolvidos em período posterior à exposição dos trabalhos e à entrega dos prêmios.



As obras premiadas serão automaticamente incorporadas ao patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura. As demais obras serão restituídas aos seus proprietários que, desde já, estão convidados a doar os seus trabalhos a Prefeitura Municipal.



Caso as obras não sejam retiradas nesse prazo, as mesmas serão incorporadas ao acervo da Secretaria Municipal de Cultura, por se considerar que as mesmas foram “abandonadas”.



Ao se inscreverem no Concurso, os participantes devem estar cientes de que os trabalhos inscritos não devem infringir direitos de terceiros, nem incorrer em plágio com reprodução total ou parcial, responsabilizando-se, na esfera cível e penal, pelo descumprimento dessas normas.





4. RESULTADOS ESPERADOS



Espera-se que o “Concurso Pintando a Natureza" seja um evento de envolvimento de toda a comunidade local, com a participação de pintores profissionais e amadores, estudantes e moradores de todos os bairros da cidade.



Acreditamos, ainda, que através desse Concurso de Pintura o Poder Público municipal estará dando um grande incentivo a prática e ao aperfeiçoamento das artes plásticas, em todos os seus aspectos e modalidades, estabelecendo um maior intercâmbio entre os pintores profissionais e amadores de nosso município e região.





5. AVALIAÇÃO



Após o evento, a equipe organizadora fará um “Relatório de Avaliação” dos resultados, quando serão apontadas as metas alcançadas, especialmente no que se refere ao número de inscrições, os gastos financeiros, o público presente na exposição de pinturas no Espaço Cultural, e o grau de aceitação do Concurso.



Esse trabalho de avaliação será importante para se ter uma opinião clara e tecnicamente embasada dos resultados obtidos durante o evento, o que certamente possibilitará um melhor desempenho na realização de outros trabalhos e eventos posteriormente.





6. ANEXOS





6.1 FICHA DE INSCRIÇÃO



“CONCURSO PINTANDO A NATUREZA”





Nome:______________________________________________________

Nome Artístico: _____________________________________________

Profissão: _________________________________________________

Documento de Identidade _____________________________________

E-mail: ____________________________________________________

Endereço: __________________________________________________

Cidade: ____________________________________________________

UF: ____________________ CEP: ___________________________

Telefone para contato (com DDD): ____________________________

Idade: ___________ Data de nascimento: ______________________

Categoria:

____ Amador ____ Profissional



Título da pintura: ________________________________________________________

________________________________________________________



Declaro conhecer e estar de acordo com o regulamento do Concurso.







___________________

Assinatura

(em caso de menor de idade, assinatura do responsável legal)











6.2 TERMO DE CESSÃO DE USO DE IMAGEM*





“CONCURSO PINTANDO A NATUREZA”







* O documento deve ser preenchido, ao final do concurso, somente pelos pintores premiados e pelos pais/mães ou responsáveis legais das crianças ou adolescentes premiados.

_____________________________________________ _______________________(nome, sobrenome e RG do responsável) _____________________________________________ __________________________________(endereço completo), Declaro concordar que a Secretaria Municipal de Cultura poderá usar a pintura de ___________________________________________(nome da criança ou adolescente), data de nascimento ______/______/_______, meu/minha (filho/filha/sobrinho/sobrinha/neto/neta) _______________________________, inscrito(a) no “Concurso Pintando a Natureza” em qualquer forma e/ou em qualquer mídia, em qualquer País e por prazo indeterminado, para quaisquer finalidades, em todos os veículos de comunicação. Declaro ainda que estou ciente que este “TERMO DE CESSÃO DE USO DE IMAGEM” é válido de acordo com o regulamento disponível no site da Prefeitura Municipal.



Local:_______________________________ Data:_____/_____/ 2010



Telefone para contato (com DDD): ( ) ________________________________









___________________

Assinatura

(em caso de menor de idade, assinatura do responsável legal)









7. BIBLIOGRAFIA





ARSLAN, LUCIANA (Org.). Pequena Viagem pelo Mundo da Arte (Suplemento Didático). Moderna. 8p. Disponível em: http://www.moderna.com.br/catalogo/encartes/85-16-03560-3.pdf



BAYER – BRASIL. 2010. Concurso de Pintura Infantil Bayer – Brasil. Tema: “Biodiversidade: preservando a natureza”. Regulamento. 3p. Disponível em: http://www.concursodepinturabayer.com.br



CÂMARA MUNICIPAL DE VAGOS. 2008. Concurso de Pintura “Vagos nas mãos do Artista” – Regulamento. 4p. Disponível em: http://www.cm-vagos.pt/document/800310/Concurso%20de%20Pintura.pdf



CASTRO, ISIS PIMENTEL. 2005. Os Pintores de História: A Pintura Histórica e sua Relação com a Cultura Histórica Oitocentista. Pergaminho - Revista Eletrônica de História – UFPB. Ano 1, Número Zero, p. 53-68. Disponível em: http://www.cchla.ufpb.br/pergaminho/zero/perg00-castro.pdf



CHEREM, R.M.; GEMIN, D.A.B. 2007. Pintura Contemporânea: sua carne, sua alegoria. Grupo de Estudos de Percepções e Sensibilidades do CEART. 10p. Disponível em: http://www.ceart.udesc.br/revista_dapesquisa/volume3/numero1/plasticas/debora-rosangela.pdf



CPP - CENTRO DO PROFESSORADO PAULISTA. 2008. I Concurso Cultural de Pintura sobre Tela. Tema: “Primavera 2008”. Regulamento. 3p. Disponível em: http://www.cpp.org.br/cppnew/net_noticias/regulamentopinturaemtela.pdf



CPP - CENTRO DO PROFESSORADO PAULISTA. 2009. II Concurso Cultural de Pintura sobre Tela. Tema: “Cena Campestre”. Regulamento. 3p. Disponível em: http://www.cpp.org.br/cppnew/net_noticias/RegulamentoConcursoPinturaEmTela09-atualizado.pdf



MARCONI, C.; DREGUER, R. A Imagem como Documento Histórico. Projeto Presente! (Formação / História). 10p. Disponível em: http://www.projetopresente.com.br/formacao/Hist_formacao.pdf



MARINHA DO BRASIL. 2008. Concurso de Pintura do Comando do 6º Distrito Naval. Regulamento. Marinha do Brasil / Serviço de Sinalização Náutica do Oeste. 5p. Disponível em: www.ssn-6.mar.mil.br



PITORESCO – A arte dos Grandes Mestres. 2010. Pintura. Disponível em: http://www.pitoresco.com.br/art_data/pintura/



POUGY, ELIANA (Org.). Pequena Viagem pelo Mundo da Pintura (Suplemento Didático). Moderna. 8p. Disponível em: http://www.moderna.com.br/catalogo/encartes/85-16-04491-2.pdf



RIBEIRO, S.K.P. 2007. História, Arte e Ensino. Proposta de Livro Paradidático sobre a Arte Sacra Barroca Presente na Igreja e Convento de São Francisco. São Cristóvão - Sergipe. Scientia Plena 3 (5): 42-48. Disponível em: http://www.scientiaplena.org.br/sp_v3n5p42_48.pdf



SALERA JÚNIOR, G. 2010. Projeto Fotografando Nossa Cidade. Ilha de Marajó (PA). 12p. Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/e-livros/2186443



SCHMIDT, JÚLIA MARINA DA GRAÇA. 2003. Manual de Pintura e Caligrafia, História do Cerco de Lisboa e o Evangelho Segundo Jesus Cristo – Uma Leitura Trilológica. Romansk Forum. Número 17, p. 51-58. Disponível em: http://www.duo.uio.no/roman/Art/Rf17-03-1/04.Schmidt.pdf



SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DO RIO DE JANEIRO. 2009. VIII edição do concurso de pintura Livre Olhar sobre a Paisagem. Regulamento. Disponível em: http://www.bancocultural.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1325&Itemid=424



SOCIEDADE RECREATIVA OLHANENSE. 2008. Concurso de Pintura - Tema: O Xadrez. Regulamento. 2p. Disponível em: http://axdfaro.weebly.com/uploads/2/5/3/0/253045/concursodepintura.pdf



WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2010. Arte. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte



WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2010. Pintura. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura



WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2010. Pintura a óleo. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_a_%C3%B3leo





8. AGRADECIMENTOS





Sou profundamente grato a todos os amigos e colegas que apoiaram a formatação desse “Projeto Pintando a Natureza”.



Esse Projeto se inspira no trabalho de diversos artistas da Associação de Artes de Gurupi (TO), como por exemplo: Rise Rank, Lucirez Amaral, Bel Perini, João Paulo Maciel, Kathie Pérgola e Émerson Leitão.





xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



Ilha de Marajó - PA, Abril de 2010.



Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui