Usina de Letras
Usina de Letras
113 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->TEMPO,TEMPO,TEMPO! -- 14/04/2010 - 10:47 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


,b>



TEMPO, TEMPO,TEMPO!



“Eu sou um bom

Chofer de caminhão;

Trabalho noite e dia,

Faz um tempão...

(cancioneiro nordestino)



Distribuir bem o meu tempo é,hoje,uma das minhas grandes preocupações.Quando trabalhava fora,sabia o que fazer,a cada dia sua agonia,mas,uma agonia conhecida,rotineira,vulgar.Ao chegar em casa,a minha auxiliar doméstica tinha aprontado tudo;aqueles horríveis trabalhos caseiros que,algumas mulheres dizem adorar.

Depois que deixei de trabalhar fora e, na era pré-computador, falei galantemente a meu marido:-só preciso de uma diarista que venha duas vezes na semana,o resto cuido eu;grande colaborador,ele saiu,comprou um monte de pequenos ajudantes,eletro domésticos que fazem de tudo,compramos comidas semi-prontas na delicatessen,e toquei a vida,sem preparo,nem idéia do que era,realmente,cuidar de uma pequena casa de dez cômodos e um cachorro de estimação.Nunca enfrentei cozinha, nem limpeza;bons tempos que,em Salvador,achávamos excelentes criadas,que,chegavam a nossa casa,meninotas e saíam sessentonas,como a nossa sempre adorada Edite,quase uma irmã para mim,que ajudou a criar meus filhos e alguns netos.

Tudo ia mais ou menos bem até que fui apresentada ao computador-e, apaixonei-me!Meu tempo era quase todo dele e para ele, já que eu tinha que aprender a domar a fera;pouco tempo depois,conheci o Recanto e,enfim,pude escrever,vasculhar velhos cadernos,postar várias lembranças,desenvolver um certo dom que sabia que tinha,mas,a luta diária não me deixava tempo para exercitar.Os comentários que recebi me deram coragem para continuar;afinal,havia gente que lia-e,suprema glória!-gente que parecia gostar do que lia.

Dei outro passo maior: entrei na Usina de Letras, onde,hoje,pouco menos de um ano e meio depois,tenho cerca de 149.473 leitores.Vieram os convites para as antologias;topei.Veio a Usina de Palavras,o Artigonal ,O melhor da Web,a Apolo Academia de Letras e,consequentemente , os pequenos jornais e as editoras;pronto,virei transgressora;as tarefas domésticas que eu já detestava começaram a pesar.

Meu marido, entregue á TV e ao futebol. Soube que tinha que dar um basta.Resolvi dedicar os fins de semana apenas a ele.Só escrevo diariamente no RL e na Usina de Letras;os outros,dias alternados.Livros,vou escrevendo aos pouquinhos e,os dois que tenho prontos,segurei;vou escolher a editora que mais me convier,entre as três interessadas.

Deixar de ler e responder os comentários do RL,impossível;fiz grandes amigos aí,gente que aprendi realmente a querer bem,como se morassem ali,na esquina;sinto falta deles,sinto saudades;tenho que ler o que escrevem e os novos me surpreendem; tanta gente boa,tanto talento semi-escondido!-

Para escrever um livro pesquisas são necessárias; revisão; repasse; consultas. Muita leitura!A Literatura é uma amante ciumenta,exige total concentração;quando escrevemos é como se entrássemos num túnel,vertiginosamente,como se tudo o mais sobrasse;filhos,marido,casa,amigos.

O escritor não vive só com sua alma,vive com todas as almas,numa atmosfera de almas,que o cercam,cochicham coisas no seu ouvido,sopram-lhe temas,viventes talvez,no seu próprio pensamento mais secreto.

Como otimizar o tempo;como dar conta de tudo!O certo é que tempo bastante sempre é pouco.Cronos devorava os próprios filhos.Como escapar?O jeito é tentar um acordo com ele!

Luto muito, falho um pouco,mas,espero chegar lá!



Contos e Causos

Fiat lux



Conversa Fiada







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui