Usina de Letras
Usina de Letras
76 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50599)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Junina -- 08/06/2000 - 14:23 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ontem, como acontece sempre, participei do mais tradicional dos programas de índio. Fui ao supermercado para que a geladeira não ficasse como as de novelas. Ela já não anda muito cheia, mas só com uma garrafa d água já era demais.

Como estamos em junho, já na entrada, uma grande surpresa. Todas as caixas e empacotadores estavam com chapéu de palha. As moças, com aquelas trancinhas que caem do chapéu. Uma belezura só! Fiquei realmente surpreso com a originalidade. Em junho, festas juninas, festas caipiras. Funcionários caracterizados. Deve ser isto. Quem iria pensar numa coisa destas?

Durante o ano todo o pessoal anda arrumadinho. Uniformes sempre limpos, discretos. Não chega a ser um uniforme de companhia aérea, mas não há nada do que se possa falar. São educados, gentis. Na páscoa não vi ninguém de orelha grande, mas podiam colocar o pessoal com aquelas roupas de coelhinhas da PlayBoy . Se esqueceram da páscoa, estou certo que no natal estarão com um gorrinho vermelho. Mas em junho, ficam caipiras, com aquelas trancinhas embolando com as compras.

Nestes tempos de desemprego galopante fazem o pessoal andar de pangaré. Proponho uma ação conjunta entre o sindicado e a ABC (Associação Brasileira de Caipiras) contra o supermercado. O gerente de marketing também deve ser responsabilizado criminalmente. Tratamento desumano e mico explícito seriam as acusações.

Além de indenizar os funcionários, principalmente as moças que tiveram que usar aquelas trancinhas, há que indenizar os caipiras. Foram anos de investimento na mudança da imagem. Rodeios, duplas, discos em espanhol, programas na TV, novelas, shows, roupas de grife, "pick-ups". Tudo posto abaixo pelo supermercado que não sabia o que fazer com os chapéus com trancinhas. Já faz um bom tempo que o Almir Sater dizia que caipira tinha "pick-up".

Claro que no meio da área de mercadorias tinha uma barraca com todos os gêneros usuais nestas ocasiões. Mas não tinha ninguém vendendo pamonha.

Em defesa do supermercado, eu digo que podia ser pior. As moças ficariam mesmo com as trancinhas, que são imbatíveis, mas os rapazes teriam um topete do Itamar.


Escrita em 18.06.1999
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui