Usina de Letras
Usina de Letras
298 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ENTREVISTA POLÊMICA...MAS,NECESSÁRIA -- 07/04/2010 - 10:30 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
enter>



O repórter Geneton Moraes Neto entrevistou, sábado ,dia 03/04 o General Leônidas Pires Gonçalves,chefe do temido DOI-CODI,nos anos de chumbo,da Redentora.

Pela primeira vez,o outro lado vem, - não digo prestar contas ou dar explicações –mas,falar sobre os tumultuados acontecimentos daquela época.

Agora,de pijamas,aos 88 anos,o general deitou e rolou;falou sem meias medidas dos acontecimentos da época,sob a ótica das Forças Armadas.

Esta entrevista foi feita para um canal de TV a cabo,portanto,inacessível para o grosso da população.

Tento trazer aqui trechos dela:

Sobre a tortura a presos políticos:

O General não nega a existência deste horror;alega a “ miserável condição humana” como desculpa.Porém,afirma,(o que é difícil de se crer) que a alta oficialidade nunca apoiou nem sabia do que acontecia nos baixos porões da ditadura.Desafiou quem provasse que havia tortura no DOI – CODI,na sua época.E,diz,que,hoje,todo mundo fala que foi torturado para receber a bolsa – ditadura.

Mas,foi irônico quanto aos militantes;eles delatavam,segundo ele,muitos colegas,durante os interrogatórios.Seria o caso do verso de Belchior?

“Sob a tortura toda carne trai...”!?

Não satisfeito soltou uma bomba de efeito retardado,mas,que,quando e se,explodir vai por em polvorosa a sociedade.Ele afirma,invocando a palavra de honra de soldado,que pagou $150.000 a um militante do PCdo B para que esse entregasse tudo o que sabia sobre a reunião do Partido Comunista,numa determinada casa na Lapa,em São Paulo.Diz que entregou o dinheiro a uma filha do militante no Rio Grande do Sul.O general afirma que a grana saiu da verba oficial do serviço de informações.

O certo é que a polícia foi lá e houve uma carnificina,segundo ele,porque houve resistência.

Um pratinho muito indigesto,mas,que deveria ser apurado.

Nós não começamos a guerra

O general diz que as Forças Armadas não começaram a guerra ;a coisa começou a engrossar quando uma bomba destinada ao Presidente Costa e Silva foi detonada em 1966 no Aeroporto dos Guararapes e matou um almirante e um jornalista.

Esta bomba,se explodisse totalmente,poderia ter morto cerca de 50 pessoas.

Segundo ele,militantes não deveriam se queixar;quem começa uma guerra deve estar preparado para tudo,inclusive para a morte.E que,na guerra nada é bonito,só a vitória.(sic)

Ele falou também sobre como as tropas eram orientadas:matar ,só em legítima defesa.O soldado brasileiro tinha que agir com nobreza.Alguns atiraram,sim,para matar;esta é a função do soldado em todo o mundo.

Sobre os exilados

Polemicamente,afirma que não houve exilados no Brasil;houve medrosos e fujões.

Ninguém recebeu uma ordem escrita exigindo o exílio;ficassem quietos em casa que ninguém seria incomodado(!)

E,cita fujões que deram certo:Arraes,que segundo ele voltou rico,FHC,que viveu no bem – bom ,no Chile,como professor e,que,portanto não tinha de que se queixar.

-“ Se eles tinham uma idéia – disse – deveriam ficar e defender essa idéia – e,não sair por ai como coelhos,morrendo de medo.”

-Vocês só falam em torturas e mortes.Vocês sabem no que eles queriam transformar o Brasil?E as mortes na Rússia stalinista,no Khmer Vermelho,em Cuba?

-Nossos exilados nunca sofreram restrições;diziam e falavam o que queriam nos países que os acolheram;e,você sabe,que exilado não pode dar declarações públicas sobre o regime que os exilou fora do seu país.

-Se não eram exilados,então,porque a Lei de Anistia?perguntou o jornalista.

-Ah,porque eles estavam assustados e era preciso alguém lhes dizer:

-Voltem,vocês não vão sofrer nada.

A entrevista,de uma hora de duração,tem mais,muito mais...

Quem quiser assistir toda acesse a página do Geneton Moraes Neto “Blogs e Colunas”;o título é Dossiê Globo News,na Internet.



Vale a pena ler e tirar suas próprias conclusões.

Eu mesma me pergunto?

Porque tudo isso agora? Num ano de eleições?

O próximo entrevistado será o Gal.Newton Cruz,lembram?

Dia 10/04 ás 21.05mts.

Acho que a tela da minha TV vai pegar fogo...





Contos e Causos



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui