Usina de Letras
Usina de Letras
129 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62164 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->"Sorocaba: 3 Séculos de História" -- 09/09/2002 - 18:50 (Douglas Lara) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

LIVROS
Obra de Aluísio de Almeida será lançada na Uniso nesta 2ª
09/09 - 00:01

Será lançado nesta segunda-feira (09/09), às 20h, no salão verde da Universidade de Sorocaba (campus Seminário), o livro "Sorocaba: 3 Séculos de História" (editora Ottoni), de Aluísio de Almeida, pseudônimo adotado pelo Monsenhor Luiz Castanho de Almeida (1904/1981).

Origem da obra "História de Sorocaba", publicada pelo autor em 1969, o trabalho é fruto de uma pesquisa datada de 1938 - quando o escritor, aos 34 anos, descobriu no arquivo da Prefeitura Municipal os documentos sobre a Revolução de 1842 - e os seus originais (encadernados em três volumes e guardados no Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS)) poderão ser conferidos integralmente neste trabalho.

Esta edição integral, que esperou quase 50 anos para chegar às mãos dos sorocabanos, começou com um pedido do IHGGS ao pesquisador José Gagliardi Júnior, para que fizesse a cópia dos originais, misto de folhas manuscritas e folhas datilografas de difícil compreensão. Da atualização ortográfica e revisões gráficas, o pesquisador Abel Cardoso Júnior se incumbiu. Os direitos autorais foram cedidos pela família do Padre Castanho.

Durante a vida, Aluísio de Almeida teve 23 obras publicadas. Em 1951, por exemplo, publicou o que classificou como "dois voluminhos" de uma História de Sorocaba, pequena amostra da que vinha elaborando. Em 54, por ocasião do 3º Centenário de Sorocaba, teve a iniciativa de fundar, juntamente com um grupo de amigos, o IHGGS.

Padre Castanho publicou a primeira edição do livro "História de Sorocaba para Crianças" - trabalho mimiografado - em 1967 a pedido do comendador e diretor do Instituto de Educação "Ciências e Letras", Luiz Almeida Marins; a segunda saiu no governo do ex-prefeito municipal Theodoro Mendes, em 1980, quando passou a contar com ilustrações.

A terceira edição, em 1987, era praticamente idêntica à segunda. A quarta, lançada pela Organização Sorocabana de Ensino (OSE), em 1992, é igual à terceira em termos de conteúdo. E a quinta foi lançada no ano passado pela editora Ottoni.

Os manuscritos de Aluísio de Almeida - que dariam dois grandes volumes - foram publicados resumidamente, em 1969, época em que ele ainda estava vivo, mas já bastante enfermo.

Com o apoio empresarial para a impressão de mil exemplares, o livro "Sorocaba: 3 Séculos de História" (415 páginas) custa R$ 40,00 e pode ser adquirido nas livrarias da cidade.

Jornal Cruzeiro do Sul
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui