Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62215 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Projeto Festival de Capoeira. -- 30/03/2010 - 19:21 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PROJETO FESTIVAL DE CAPOEIRA



1. INTRODUÇÃO



A Capoeira é uma luta genuinamente brasileira originada entre os negros de Salvador (Bahia), que criaram essa arte marcial para se defender dos maus tratos que sofriam de seus patrões. Assim, para fugir da perseguição dos opressores que não concordavam com a prática dessa luta, a Capoeira foi transformada em dança para disfarçar seu lado marcial.



Os praticantes da Capoeira, conhecidos como capoeiristas, utilizam diversos movimentos de cabeça, braços, cotovelos, mãos, pernas, joelhos, pés, em sincronia com uma ginga de corpo, ao som de instrumentos musicais e cantigas típicas. Existem 03 (três) estilos bem característicos da Capoeira, que são: Capoeira de Angola, Capoeira Regional e Capoeira Contemporânea.



Nas últimas décadas, a Capoeira tem sido reconhecida por se tratar de uma manifestação popular e bastante usada e difundida em nossa sociedade, o que tem favorecido sua valorização como forma desportiva, cultural e educativa. Tamanho tem sido esse reconhecimento que, em julho de 2008, o Instituto Brasileiro do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) registrou a Capoeira como Patrimônio Nacional.



Atualmente, a Capoeira tem sido trabalhada em diversos Projetos Sociais e Educativos por todo país, enfocando seus mais variados aspectos: dança, identidade racial, arte, luta, defesa pessoal, desporto, lazer, educação, folclore, preparação física e filosofia de vida. Por meio desses Projetos, a Capoeira tem sido praticada sem contra indicação por crianças, jovens, adolescente, adultos, pessoas da terceira idade e pessoas portadoras de necessidades especiais, nos mais variados lugares, tais como: academias, clubes, associações, quartéis, escolas e até em Universidades, tanto no Brasil como no exterior.



Sabendo disso, propomos que a Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, realize o “Festival de Capoeira” como uma forma de valorizarmos essa prática cultural tão marcante em nossa cidade.



Destacamos que essa proposta se espelha em inúmeros trabalhos de destaque realizados por instituições públicas e privadas e por Organizações Não Governamentais (ONG) de todo país, especialmente da Prefeitura Municipal de Gurupi (TO).





2. OBJETIVOS



2.1 OBJETIVO GERAL



- Promover o “Festival de Capoeira” como um evento democrático de ampla participação popular que incentive a prática da Capoeira como expressão artística e contribuindo para a difusão cultural e desenvolvimento regional.



2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS



Os objetivos específicos desse “Projeto Festival de Capoeira” se baseiam no trabalho realizado na cidade de Gurupi, sul do Estado do Tocantins, e são:



- Mostrar a capoeira nos seus mais variados aspectos: dança e arte, defesa pessoal, desporto, lazer, folclore, luta, educação e filosofia de vida.



- Possibilitar a apresentação dos grupos de capoeiristas existentes no município e região, fomentando o surgimento de novos talentos.



- Promover o intercâmbio entre os grupos de capoeiristas e a renovação dos movimentos culturais de nosso município.



- Resgatar, através da Capoeira, os talentos e o bom gosto pelos eventos que venham enriquecer a cultura local.



- Proporcionar aos estudantes capoeiristas a oportunidade de serem vistos e reconhecidos por seus talentos.



- Tornar tradicional a execução deste “Festival Capoeira” na ocasião do aniversário da cidade.





3. JUSTIFICATIVA



Acreditamos que a realização de um “Festival de Capoeira” servirá como um momento de entretenimento familiar e de promoção cultural, no qual as famílias de nossa cidade poderão estar presentes para se divertirem de forma saudável.



Além disso, a participação de crianças e adolescentes em um evento artístico pode servir como meio de aprendizagem prazerosa, para o desenvolvimento da consciência cidadã e para a promoção da arte popular.



É sabido que a prática de esportes e das artes é relevante para o desenvolvimento da criança, pois por meio deles se estabelecem limites sociais e há a transferência de saberes. Isso viabiliza a possibilidade de estruturação da personalidade e da socialização, por que permite que o indivíduo se conheça melhor e aceite mais facilmente seu semelhante.



A Capoeira é uma manifestação popular genuinamente brasileira, extremamente rica em movimentos corporais, o que favorece o desenvolvimento do físico, além de servir como um instrumento cultural. Diversos trabalhos têm demonstrado que a Capoeira é uma atividade muito importante para as crianças e adolescentes, principalmente na sua formação global, pois, através dos movimentos, pode-se desenvolver a criatividade, o interesse pelas artes e pela cultura, proporcionando uma mudança de comportamento pelas múltiplas experiências vivenciadas.



Sabemos que a Capoeira serve como um relevante estímulo à criatividade, além de servir para despertar na criança e adolescente a valorização e respeito às diferenças individuais, construindo, com isso, a harmonia, a disciplina e a concentração em âmbito da Escola, da família e da comunidade em geral.



Além disso, acreditamos que um “Festival de Capoeira”, ao entrar no calendário cultural local, poderá promover o desenvolvimento regional, principalmente pela atração de participantes e turistas. A chegada de pessoas para participarem desse evento movimentará a rede hoteleira da cidade e o setor de serviços e vendas, conforme mostram algumas experiências bem sucedidas em outras localidades de nosso país.





4. PARCEIROS



O “Projeto Festival de Capoeira” será executado pela Prefeitura Municipal e contará com a parceria de diversas instituições.



Relembramos que a promoção de mudanças em nossa sociedade não pode ser vista como uma obrigação única do poder público, o que nos faz acreditar na importância do envolvimento de todos os seguimentos de nossa comunidade, especialmente aqueles abaixo relacionados.



- Secretaria Municipal de Cultura;

- Secretaria Municipal de Educação;

- Secretaria Municipal de Esporte;

- Secretaria Municipal de Comunicação;

- Conselho Municipal de Cultura e Arte;

- Secretaria Estadual de Educação e Cultura - SEDUC;

- Fundação Cultural do Estado;

- Rádios e Programas de Televisão Locais;

- ONG’s estabelecidas no município.



No decorrer da apresentação das ações e trabalhos propostos pelo presente Projeto serão apresentados com maiores detalhes quando e onde cada um dos citados parceiros estará atuando e colaborando.





5. METODOLOGIA



Nesse tópico apresentamos em duas partes a estruturação metodológica do “Projeto Festival de Capoeira” que envolverá o evento de apresentação de diversos grupos de Capoeira do município e região, além de uma “Oficina de Produção de Instrumentos de Capoeira”.



O “Festival de Capoeira” será um espaço democrático e motivador da cultura e cidadania, onde Associações, instituições públicas, empresas e grupos independentes de nossa cidade e região possam mostrar seus trabalhos a comunidade e familiares.



Esse evento será organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Assim, a Secretaria Municipal de Cultura lançará o “Festival de Capoeira”, através da publicação de Edital contendo informações sobre a data de abertura e encerramento das inscrições, local de realização do evento, as regras de participação, os valores da premiação, entre outras coisas.



Destaca-se que paralelamente ao evento de apresentação dos grupos de capoeiristas, haverá uma “Oficina de Produção de Instrumentos de Capoeira”, conforme apresentação a seguir.



5.1 OFICINA DE PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS DE CAPOEIRA



O Festival de Capoeira terá duração de três dias, de sexta-feira a domingo, e nesse período a equipe responsável organizará paralelamente ao evento “Oficinas de Produção de instrumentos de Capoeira” para crianças, adolescentes e comunidade em geral.



Essas “Oficinas de Produção de Instrumentos de Capoeira” ocorrerão nos turnos da manhã e tarde, das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas, de sexta-feira e sábado, e serão de participação livre, sem cobrança de taxa de inscrição.



As “Oficinas de Produção de Instrumentos de Capoeira” serão realizadas no Espaço Cultural, sob supervisão de profissionais da Secretarias Municipais de Cultura, de Esportes e de Educação, e contarão ainda com a presença de mestres e capoeiristas experientes de nosso município.



Nessas “Oficinas” serão produzidos instrumentos diversos: (1) berimbau, (2) pandeiro, (3) agogô, (4) reco-reco e (5) atabaque.



O berimbau é um dos símbolos da Capoeira, é o principal instrumento para a sua prática. Assim, serão apresentadas técnicas diversas para produção do berimbau de metal, berimbau de boca, berimbau de barriga e o berimbau de bacia. Destaca-se que o berimbau pode ser pintado, envernizado, ou até mesmo sem nada disso. Pode ser construído de madeira ou material ou material alternativo como lata, garrafa plástica, cano de PVC (MATOS et al., 2010).



O pandeiro é um instrumento de percussão, composto de um arco circular de madeira, genipapo, guarnecido de soalhas ou platinelas e sobre o qual se estica uma pele, de cabra ou de bode, no qual se tange batendo com a mão, cotovelos, joelhos, pés ou até mesmo com a cabeça. Existem vários tipos e podem ser construídos com outros materiais alternativos como: plásticos, latas e tampinhas. É um instrumento africano vindo para o Brasil através dos portugueses (MATOS et al., 2010).



O agogô é um instrumento de percussão, também de origem africana, que é constituído por duas campânulas de ferro, podendo ser também de madeira, no qual se percute com uma vareta de mesmo material. O seu nome na língua Nagô significa sino. Existem também vários tipos. O reco-reco também é um instrumento de percussão que pode ser de bambú, madeira, lata com uma mola, etc. Tem um comprimento aproximado de 30 cm, com várias saliências onde se passa uma vareta de um lado para o outro (MATOS et al., 2010).



O atabaque é um tambor primário, feito com pele de animal, distendida em uma estrutura de madeira em formato de cone vazado nas extremidades. Segundo alguns esquisadores, foi o primeiro instrumento a ser utilizado na prática da capoeira. O nome do atabaque é de origem árabe. Existem vários tipos e são divididos de acordo com seu tamanho: Rum, Rumpi e Lé (MATOS et al, 2010).



A prática da Capoeira é feita com a utilização desses instrumentos mais a orquestra formada pelo canto, o coro e as palmas dos capoeiristas.





5.2 FESTIVAL DE CAPOEIRA



O “Festival de Capoeira” será dividido em 03 etapas: (1) Fase de Inscrição, (2) Fase Classificatória e (3) Fase Final. Essas 03 fases ocorrerão em seqüência, sendo que será pré-requisito o cumprimento da primeira fase para a participação nas fases seguintes.



A “Fase de inscrição” está prevista para ocorrer nos 30 (trinta) dias que antecederem o evento. O Festival propriamente dito terá duração de três dias, de sexta-feira a domingo, das 19:00 às 22:30 horas, em data a ser divulgada no Edital, preferencialmente no fim de semana que anteceder o aniversário da cidade. A “Fase Classificatória” irá ocorrer na sexta-feira e sábado. Já, a “Fase Final” ocorrerá no domingo.



Os interessados em participar poderão fazer suas inscrições pelo site ou na própria sede da Secretaria Municipal de Cultura, através do preenchimento de uma ficha. Para a inscrição será necessário preencher a ficha de inscrição, com indicação do RG e CPF. Além disso, cada inscrito precisará apresentar comprovantes de residência do participante e ou responsáveis por participantes menores de idade, e 01 (um) quilo de alimento não perecível.



Cada participante poderá se inscrever representando seu bairro ou Escola. Não haverá limites de inscrições, pois a intenção desse Festival é possibilitar o maior número de participantes, quer sejam adultos de bairros ou estudantes das Escolas, ou pessoas de outras localidades.



As inscrições poderão ser feitas em uma das 03 (três) categorias: (1) adulto, (2) infanto-juvenil e (3) mirim. Nessas 03 (três) categorias serão aceitas inscrições dos competidores em “Solo”, “Duplas”, “Individual” ou “Conjunto”, que façam ou não parte de academias ou estejam ou não em cursos de Capoeira. Assim, esperamos contar com a participação do maior número de capoeiristas, quer sejam profissionais, estudantes ou amadores.



Os participantes da categoria mirim devem ter no máximo 12 anos, até a data de inscrição. A categoria infanto-juvenil enquadra os participantes que tiverem de 12 a 18 anos. O participante que tiver acima de 18 anos deverá se inscrever na categoria “adulto”. Será aceita a inscrição de participantes com idades diferentes, sendo que a inscrição na respectiva categoria será feita considerando sempre a idade do capoeirista mais velho, ou seja, se um integrante tiver a idade para se inscrever na categoria “mirim” e o seu parceiro de capoeira tiver a idade da categoria “infanto-juvenil”, seguindo o critério de maior idade a dupla deverá se inscrever nessa última categoria (“infanto-juvenil”). E, assim, da mesma forma para a categoria “adulto”.



Todos interessados em participarem do “Festival Capoeira” nas idades abaixo de 18 anos, ou seja, em caso de menores será exigida a declaração de aceitação em participação de pais ou responsáveis.



A capoeira esporte, permite que o praticante participe de competições. São diversos os

tipos de regulamento para uma disputa, dependendo obviamente de qual entidade que irá

realizar (MATOS et al., 2010).



A seguinte proposta de competição se baseia em MATOS et al. (2010), e se dará em uma roda de aproximadamente 2,5 metros de raio, ao som dos instrumentos e cantigas da capoeira, com um arbitro central, árbitros laterais, mesários, cronometristas e todo a equipe de apoio necessário para tal eventos. Serão observadas as regras e condutas dos participantes. Alguns movimentos ou golpes deverão ser proibidos de utilizá-los como por exemplo: cabeçada na face, agarrões, cotoveladas na face e nas costas, forquilha, cutilada, galopante, telefone, tesoura nos braços, socos, rasteira nas mãos, rasteira com as mãos, golpes de projeções, golpes baixos atingindo genitais. Permitir que os golpes traumatizantes somente poderão ser aplicados acima da cintura e abaixo do pescoço, e que não será permitido qualquer tipo de nocaute intencional, sendo o capoeirista desclassificado. Os movimentos ou golpes que não são considerados agarrões poderão ser usados: arrastão, boca de calça, baiana, travas de mão.



As formas de competir e as regras estabelecidas pelo “Festival de Capoeira” também se baseia em MATOS et al. (2010) e estão especificadas a seguir:



SOLO: categoria feminina e masculina, idade e peso.

Com um tempo máximo de um minuto e meio, o atleta se apresenta sozinho fazendo a sua

coreografia, mostrando, agilidade, ritmo, técnica, uniforme, volume de jogo, condição física, criatividade e harmonia.



DUPLA: máximo de 2 duplas por Grupo de Capoeira.

As duplas serão formadas sem quaisquer requisitos formais de peso, idade ou sexo. Cada

entidade deverá apresentar duas duplas no máximo que terão o tempo máximo de apresentação de dois minutos de apresentação cada uma, podendo jogar Angola ou Regional ou ambas. Os quesitos avaliados são: Técnica, Tradição, Volume de jogo, Harmonia.



INDIVIDUAL: categoria feminina e masculina, idade e peso.

No individual os atletas terão que participar de dois ritmos distintos, sendo um lento e o outro rápido, cada um com as suas características com um tempo máximo de um minuto e meio para cada ritmo. Os quesitos avaliados são: Volume de jogo, Criatividade, Tradição, Ritmo, Condição técnica, Eficiência, Uniforme, Condição Física.



CONJUNTO: mínimo de 10 e máximo de 20 por Grupo de Capoeira.

O conjunto será formado pôr no mínimo dez e no máximo quinze elementos, que participarão como instrumentistas, cantores, coral, capoeiristas e técnico. Observando o tempo máximo de apresentação de dez minutos. Os quesitos avaliados são: Ritual, Ritmo, Toques e cânticos, Volume de jogo.



Além disso, haverá também competição de “Melhor Tocador de Berimbau” e “Melhor Musica” (Compositor / Composição).



Os participantes de outras cidades poderão solicitar reserva de alojamento no momento da inscrição. Assim, devem trazer colchonete, coberta e demais apetrechos pessoais, pois como hospedagem serão usados os espaços físicos de Escolas da rede pública local.



Nos períodos da manhã e tarde dos dias de realização do Festival serão usados pelos capoeiristas para reconhecimento do local de apresentação.



A ordem da apresentação nas Fases “Classificatória” e “Final” ocorrerá nos dias definidos mediante sorteio. Cada apresentação deve ser feita nos tempos mínimos e máximos de acordo com cada categoria.



Aquele participante ou torcedor que causar qualquer desordem terá sua participação desclassificada automaticamente.



A comissão julgadora, formada por 05 (cinco) jurados (profissionais de artes cênicas ou produtores culturais), premiará com troféus e prêmio em dinheiro os 03 (três) melhores classificados em cada categoria (“mirim”, “infanto-juvenil” e “adulto”). Os critérios de avaliação do Festival serão aqueles especificados para cada categoria. Avaliação será anunciada pela comissão julgadora em notas de 0 (zero) à 10 (dez) pontos.



Não haverá empate em nenhuma das categorias e os vencedores serão divulgados posteriormente no site da Secretaria Municipal de Cultura e nos demais veículos de comunicação de nossa cidade.



A premiação ocorrerá no último dia do Festival de Capoeira, domingo, às 23:00 horas, e contará com a apresentação dos vencedores, que farão a seguir uma apresentação comemorativa para a platéia presente.



Os prêmios se diferenciarão de acordo com classificação, sendo: R$ 800,00 (1º lugar), R$ 600,00 (2º lugar) e R$ 400,00 (3º Lugar).



Para a competição de “Melhor Tocador de Berimbau” e “Melhor Musica” (Compositor / Composição), os prêmios serão apenas para o 1º lugar, no valor de R$ 300,00 (trezentos reais).



Após o evento, a equipe organizadora fará a doação dos alimentos arrecadados nas creches e instituições beneficentes de nossa cidade. Como estímulo a participação de todos os munícipes nessa grande comemoração, a Secretaria Municipal de Cultura ficará responsável pela ampla divulgação que ocorrerá no site da Prefeitura, nas Escolas, nas rádios, nos jornais escritos e demais veículos de comunicação.



6. RECURSOS UTILIZADOS



Nesse tópico estão incluídos todos os recursos humanos, materiais e financeiros previstos para serem utilizados nas ações propostas. Destacamos que o quantitativo de tais recursos previstos pode sofrer pequenas variações ao longo da execução das ações, pois acreditamos que à medida que os resultados das primeiras ações forem chegando, conseguiremos o envolvimento de mais recursos humanos, o que, caso ocorra, certamente será favorável para a ampliação também dos recursos materiais e financeiros.



Informamos ainda que o item recursos humanos se refere apenas às pessoas que estarão executando as ações propostas, o que não inclui toda a parcela da comunidade que estará sendo atingida pelo presente Projeto. Dessa forma, não há previsão para gastos adicionais com os recursos humanos (como por exemplo, com a contratação de prestadores de serviço), pois a maioria dos profissionais que estarão sendo envolvidos já são servidores públicos da Prefeitura ou das entidades e órgãos parceiros. Assim, os gastos financeiros só serão aplicados na produção e aquisição de recursos materiais, que estão detalhadamente descritos a seguir.



6.1 RECURSOS HUMANOS



- Representantes da Secretaria Municipal de Cultura;

- Representantes da Secretaria Municipal de Educação;

- Representantes da Secretaria Municipal de Esporte;

- Representantes da Secretaria Municipal de Comunicação;

- Membros do Conselho Municipal de Cultura e Arte;

- Representantes da Secretaria Estadual de Educação e Cultura - SEDUC;

- Membros da Fundação Cultural do Estado;

- Representantes das Rádios locais;

- Membros das ONG’s estabelecidas no município.





6.2 RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS



Grande parte dos recursos materiais empregados fazem parte do patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura, o que dispensará gastos na sua aquisição. Para os demais itens necessários serão especificados valores para sua aquisição nos quadros a seguir.



- Aparelho de Data Show e computador portátil;

- Equipamento de som, com caixas e microfone;

- Filmadora e Máquina Fotográfica Digital.



No QUADRO 1 é apresentado o orçamento das camisas.

O QUADRO 2 mostra o orçamento do material de divulgação (cartazes, folders etc.).

O QUADRO 3 mostra o orçamento da hospedagem e alimentação dos mestres e professores de capoeira que serão jurados do “Festival de Capoeira”.

O QUADRO 4 mostra os valores necessários a aquisição de materiais diversos para as “Oficinas de Produção de Instrumentos de Capoeira”.





QUADRO 1. Orçamento dos uniformes.

Item ------------------ Quantidade ---------- Preço (R$) ------

Camisas ----------- 300 unidades --------- 3.000,00 -------

TOTAL ----------------------------------------- 3.000,00 -------



QUADRO 2. Despesas com divulgação.

Item --------------- Quantidade ------------ Preço (R$) ----

Folder ------------ 2.000 unidades ---------- 600,00 -------

Cartazes ---------- 200 unidades ------------ 150,00 ------

Faixas -------------- 10 unidades ------------- 300,00 -----

TOTAL ------------------------------------------ 1.050,00 ----



QUADRO 3. Despesas com alimentação e hospedagem dos jurados.

Item --------------- Quantidade ------------ Preço (R$) -------

Hospedagem -------- 5 pessoas --------- 1.100,00 -------

Alimentação --------- 5 pessoas ------------ 450,00 -------

TOTAL ----------------------------------------- 1.550,00 -----



QUADRO 4. Material para as Oficinas de Instrumentos.

Item --------------- Quantidade ------------ Preço (R$) -------

Arame -------------- 20 metros -------------- 50,00 ----------

Couro -------------- 10 metros² ------------- 300,00 --------

Plástico --------------- 5 kilos --------------- 100,00 --------

Tinta ------------------- 5 litros --------------- 50,00 --------

TOTAL ----------------------------------------- 500,00 ------



Somando-se as despesas parciais chega-se a despesa total do Projeto Festival de Capoeira, que está resumida no QUADRO 5, logo a seguir.



QUADRO 5. Despesa Total do Festival de Capoeira.

Item -------------------------------------- Preço (R$) -------

Camisas (Quadro 1) ------------------- 3.000,00 --------

Divulgação (Quadro 2) ---------------- 1.050,00 -------

Hospedagem (Quadro 3) ------------- 1.550,00 -------

Materiais (Quadro 4) --------------------- 500,00 --------

TOTAL GERAL -------------------------- 6.100,00 -------





7. RESULTADOS ESPERADOS



Espera-se que o “Festival de Capoeira" seja um evento que terá o envolvimento de os seguimentos da comunidade local, com a participação de estudantes e moradores de todos os bairros da cidade, sem distinção de idade, gênero, credo, raça e nível econômico.



Esperamos ainda que esse evento se torne uma atração turística, como é realidade com outros Festivais, Feiras e Exposições na nossa região, atraindo muitas pessoas e proporcionando a promoção do desenvolvimento econômico por meio do crescimento cultural.





8. AVALIAÇÃO



A avaliação do “Projeto Festival de Capoeira” ocorrerá em todas as suas fases, desde seu início com os contatos e sensibilização dos parceiros, até a execução propriamente dita.



Na fase de implantação será verificada a aceitação do Projeto pelo público-alvo, gestores públicos, estudantes, professores de educação física etc. Quanto às demais metas, serão observadas de forma contínua e após a execução, verificando-se assim o cumprimento dos objetivos propostos.



Após o evento, a equipe organizadora fará um “Relatório de Avaliação” dos resultados, quando serão apontadas as metas alcançadas, especialmente no que se refere ao número de inscrições, a quantidade de alimentos arrecadados, os gastos financeiros, o público presente, e o grau de aceitação do festival.



Esse trabalho de avaliação será importante para se ter uma opinião clara e tecnicamente embasada dos resultados obtidos durante o evento, o que certamente possibilitará um melhor desempenho na realização de outros trabalhos e eventos posteriormente.





9. ANEXO



Modelo de Camisa do “Projeto Festival de Capoeira”, que será usada pela equipe de organizadores e colaboradores e, também, pelos capoeiristas participantes.





10. BIBLIOGRAFIA



Alves, Fernando Pereira. 2007. Capoeira na escola: entre o berimbau e o caderno. Instituto Superior de Educação de Janaúba – ISEJAN. Janaúba (MG). Disponível em: http://br.monografias.com/trabalhos3/capoeira-na-escola/capoeira-na-escola.shtml



Associação de Capoeira Mestre Bimba. 2010. Histórico da Capoeira. Disponível em:

http://www.capoeiramestrebimba.com.br/historico.htm



Capoeira do Brasil 2010. Termo Capoeira. Disponível em: http://www.capoeiradobrasil.com.br/



Capoeira na Escola. 2010. Capoeira. Disponível em: http://www.capoeiranaescola.com/index.php?item=maculele



Decanio Filho, Angelo Augusto. 2010. O que é capoeira ? Disponível em:

http://www.portalcapoeira.com/capoeiradabahia/content/blogcategory/108/184/



Festival de Dança de Salete. 2010. Site Oficial: http://www.festivaldedancadesalete.art.br/



Festival de Dança da Escola Estadual Cristiano de Souza. 2008. Site Oficial: http://br.geocities.com/festivaldanca/index.htm



Freitas, Jorge Luiz; Freitas, Sandra Ramos. 2002. Educação Física Escola: a capoeira como alternativa presente. Revista Pró-Saúde - Veículo Digital de Comunicação Científica. Volume 1 (1): 11-14. Curitiba – Brasil.



Grupo Meia Lua. 2010. Projeto de Lei “Capoeira na Escola”. Brasília (DF). Disponível em: http://www.iesambi.org.br/capoeira_arquivos/projetodelei.html



Iório, Laércio Schwantes; Darido, Suraya Cristina. 2005. Educação física, capoeira e educação física escolar: possíveis relações. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2005, 4 (4):137-143.



Mattos, Carmem Lúcia Altomar; Mattos, Haron Crisóstomo Castanon; Mattos, Marina Altomar. 2010. Capoeira na Escola. Disponível em: http://www.virtu.ufjf.br/artigo%202a36.pdf



Moreira, Ramon; Moreira, Najara. 2007. Capoeira: sua origem e sua inserção no contexto escolar. Revista Digital. Buenos Aires, Ano 12, N° 114, Novembro de 2007. Disponível em: http://www.efdeportes.com/



Paim, Maria Cristina Chimelo; Pereira, Érico Felden. 2004. Fatores motivacionais dos adolescentes para a prática de capoeira na escola. Motriz, Rio Claro, v.10, n.3, p.159-166, set./dez. 2004. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/10n3/09CCP_hp.pdf



Portal da Capoeira. 2010. A mulher na Capoeira. Disponível em: http://www.portalcapoeira.com/



Portal da Capoeira. 2010. A Capoeira na Educação Infantil - 1ª Parte. Disponível em: http://www.overmundo.com.br/overblog/a-capoeira-na-educacao-infantil-1-parte



Prefeitura da Cidade de São Paulo. 2006. Festival de Dança. São Paulo (SP). Disponível em: http://www.festivaldedancasp.kit.net/



Prefeitura Municipal de Colinas. 2009. I Festival de Dança de Colinas do Tocantins - Regulamento. Colinas (TO). Disponível em: http://www.amncomunicacao.com.br/colinas/cultura/regulamentos.pdf



Prefeitura Municipal de Londrina. 2008. Festival de Dança de Londrina. Disponível em: http://www.conexaodanca.art.br/imagensfestival/2008/Regulamento.pdf



SALERA JÚNIOR, G. 2008. Capoeira. Jornal Mesa de Bar News, edição n. 279, p. 10, de

26/09/2008. Gurupi – Estado do Tocantins. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/1068647



SALERA JÚNIOR, G. 2008. Capoeira: Patrimônio Nacional. Jornal Mesa de Bar News, edição n. 274, p. 10, de 22/08/2008. Gurupi – Estado do Tocantins. Disponível em:

http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/1125826



SALERA JÚNIOR, G. 2008. Projeto Capoeira Viva. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1047416



SALERA JÚNIOR, G. 2008. Projeto Dança de Rua é Cidadania. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1214454



SALERA JÚNIOR, G. 2009. Projeto Festival de Forró. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1430494



SALERA JÚNIOR, G. 2009. Projeto Festival de Louvor. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1431972



Viana, Helena Brandão; Silva, Haroldo Porto dos Santos. 2005. A implementação da capoeira no currículo escolar pela prefeitura Municipal de Campinas. Revista Digital - Buenos Aires, Ano 10, N° 81, Fevereiro de 2005. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd81/capoeira.htm



WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2010. Capoeira. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira





11. AGRADECIMENTOS



Sou profundamente grato a todos os amigos e colegas que apoiaram a formatação desse “Projeto Festival de Capoeira”.



Aproveito esse momento para dedicar esse trabalho a algumas pessoas exemplares que muito me inspiraram, especialmente, ao instrutor de Capoeira Josimar Lourenço de Alexandria, conhecido popularmente como Durão, do Grupo Capoeira Brasileira de Gurupi, sul do Tocantins.





xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



Ilha de Marajó - PA, Março de 2010.



Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental.

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui