Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Jesus escolhe os 12 apóstolos -maria josé zanini tauil -- 21/01/2006 - 22:07 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Jesus escolhe os doze apóstolos
Mc 3,13-19

Jesus subiu um monte, chamou os que ele quis, e eles foram para perto dele. Então escolheu doze homens para ficarem com ele e serem enviados para anunciar o evangelho. A esses doze ele chamou de apóstolos. Eles receberam autoridade para expulsar demônios. Os doze foram estes: Simão, a quem Jesus deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Zebedeu (a estes ele deu o nome de Boanerges, que quer dizer "Filhos do Trovão"); André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o nacionalista; e Judas Iscariotes, que traiu Jesus.

Reflexão

Nesse trecho do Evangelho, Jesus escolhe alguns discípulos de sua confiança, que tinham interesse por ele e pelas coisas que ele dizia. Esses discípulos, conhecidos como apóstolos, foram os primeiros e os mais autorizados discípulos do Mestre Jesus em passar adiante os ensinamentos dele.

Apenas quatro dos primeiros apóstolos colocaram no papel o que viram e ouviram: Mateus e João escreveram um Evangelho; Pedro, Tiago e também João escreveram algumas cartas, que pela sua autenticidade passaram a fazer parte da Palavra como tal, da palavra escrita. Muitos outros evangelhos foram escritos, como também muitas cartas; mas sua autenticidade não foi confirmada.

Muitos ensinamentos contidos nessas cartas e evangelhos apócrifos, não reconhecidos, passaram a fazer parte do grande conteúdo da Igreja de Jesus; esses ensinamentos ajudaram inclusive num melhor entendimento da palavra reconhecida como tal. Conforme dissemos no início, nós temos na Igreja duas fontes de inspiração cristã, duas fontes de onde brotaram para nós a nossa crença em Jesus, a Palavra escrita aprovada, e a palavra oral, a tradição aceita como conteúdo da vivência cristã.

Tradição que começou com os discípulos que viram o mestre Jesus, que conviveram com ele, que beberam de seus lábios a palavra do próprio Deus, inspiradas pelo Espírito Santo. Razão pela qual, sempre que vamos ouvir a Palavra ou meditar sobre ela com todo o arcabouço de fé que possuímos, costumamos pedir as luzes do Espírito Santo. Ele que falou de tantos modos aos patriarcas, profetas e apóstolos, ele nos ilumine, para que a Palavra de Deus seja uma coisa viva em nós.
ORAÇÃO

Deus, meu Pai,
quando Jesus escolheu
seus doze seguidores,
não estava dando a eles
apenas um privilégio
de estarem mais pertos...
mas estava conferindo
um ministério apostólico,
com a incumbência
de levarem a todo o mundo
a salvação trazida
por vosso Filho.
E os discípulos
entenderam muito bem;
tanto que agora
eu também,
junto com todos de minha casa,
somos cristãos.
Eu vos agradeço
essa grande graça
de ter recebido
a mensagem de Jesus
através de seus apóstolos.
E quero fazer sempre
o ato de fé,
que a tradição chama
de Ato dos Apóstolos.
Amém.

OREMOS UNS PELOS OUTROS
Todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. E vocês não receberam um espírito de escravos para recair no medo, mas receberam um espírito de filhos adotivos, por meio do qual clamamos: Abba! Pai! O próprio Espírito assegura ao nosso espírito que somos filhos de Deus. E se somos filhos, somos também herdeiros de Deus, herdeiros junto com Cristo, uma vez que, tendo participado dos seus sofrimentos, também participaremos da sua glória. (Rm 8, 14-17)


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui