Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CUIDANDO DAS ÁGUAS -- 22/03/2010 - 08:15 (Professor Marcelo Guido Noronha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quando o assunto é “água”, não é infrequente que surja a pergunta: “Por que tanta preocupação com a água se dois terços do planeta é composto por ela?”.

O motivo é simples, somente cerca de 0,0008% do total da água de nosso planeta é potável, sendo que atualmente o ser humano consome aproximadamente 54% da água doce acessível dos rios, lagos e reservatórios subterrâneos e, se continuar aumentando a sua utilização no ritmo atual, dentro de 24 anos, ou seja até 2034, a humanidade absorverá 90% da água doce disponível no planeta. Além disso, os nossos rios, lagos e represas estão sendo contaminados e degradados pela ação predatória do homem. Atualmente mais da metade nos nossos rios, por exemplo, está totalmente poluída provocando assoreamento e diminuição do seu volume.



De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que aproximadamente, uma em cada seis pessoas (mais de um bilhão de pessoas no mundo) não tem acesso à água potável e cerca de 1,7 bilhão não tem sistema de esgoto. A falta de água limpa, por sua vez, causa a morte de quatro milhões de crianças por ano. No Brasil, a contaminação da água e a falta de saneamento respondem por 63% das internações pediátricas e 30% da morte de crianças com menos de um ano de vida.



O acesso à água tratada é essencial para a sobrevivência da espécie humana, não somente para prevenir a morte por desidratação, mas também para reduzir o risco de doenças relacionadas com a água contaminada, promover as necessidades básicas de higiene e ainda na preparação e consumo dos alimentos.



Além disso, a produção mundial de alimentos depende da disponibilidade de água.



Atualmente, a irrigação cobre aproximadamente 20% da área agrícola mundial e contribui para 40% da produção total de alimentos. A agricultura irrigada é responsável por aproximadamente 70% de toda a água doce utilizada no mundo, e mais água será usada no futuro, para atender a demanda crescente de produção de alimentos. Com a previsão de maior utilização da água para irrigação, estima-se que 1 em cada 5 paises em desenvolvimento sofrerá de escassez de água até o ano de 2025. No campo torna-se essencial, portanto, que os agricultores se conscientizem quanto à necessidade de armazenar mais água da chuva e reduzir o desperdício ao irrigar suas plantações.

A falta de saneamento básico, juntamente com o uso inadequado da água na agricultura é considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a principal ameaça às reservas de água doce do planeta.



A situação é tão preocupante que, segundo a ONU, a previsão é que em 20 anos cerca de 60% da população mundial, sobretudo nos países em desenvolvimento, viverá em absoluta falta de água. No intuito de promover ações coordenadas e aumentar a consciência sobre a importância da proteção e do gerenciamento da água, a Assembléia Geral ONU instituiu, em 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água e proclamou o período de 2005 a 2015 como a Década Internacional da Ação sobre o tema “Água, Fonte de Vida”.



È importante nos conscientizarmos não no Dia Mundial da Água, mas em todos os dias do ano sobre o uso racional, utilizando de maneira consciente e sem desperdícios. As autoridades, por exemplo, devem investir na adoção de técnicas de reuso de água e na construção de infra-estrutura de saneamento, já que 90% do esgoto produzido no País é despejado em rios, lagos e mares sem nenhum tratamento. Além disso, cada um de nós pode contribuir fazendo a sua parte na preservação deste bem tão valioso, adotando medidas simples tais como:



• Evitando desperdícios nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças, etc);



• Não jogando lixo nos rios e lagos;



• Reutilizando a água quando possível (a água utilizada para lavar roupa pode, por exemplo, ser reutilizada na limpeza do chão da cozinha);



• Evitando lavar a calçada com água;



• Divulgando as idéias de preservação da água na sua comunidade.



“Gerir melhor os recursos hídricos de nosso planeta é a chave da noss sobrevivência e do desenvolvimento sustentável no século XXI.”

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui