Usina de Letras
Usina de Letras
284 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A FITA BRANCA -- 12/03/2010 - 10:11 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




A FITA BRANCA

Como entender e detectar as raízes do mal?

Este é o tema do filme “A Fita Branca”,do austríaco Michael Haneke,um dos mais importantes cineastas ativos na Europa.

Seus filmes,geralmente exibidos em circuitos “Cult”,causam um certo desconforto nos espectadores devido à violência,física ou psicológica,sem rodeios nem panos quentes.

Fita Branca ,vencedor de Cannes,2010 é um filme assustador,mas,que todos deveriam assistir.

Toda ação se passa numa aldeia rural da Alemanha,entre 1913/14 onde estranhos e violentos acontecimentos acontecem.

Personagens emblemáticos e poderosos começam a despontar:o barão proprietário das terras,o médico autoritário,a parteira,muito ligada ao médico e “pau mandado”,o pastor protestante rigoroso e fanático;e,os contrapontos:pessoas frágeis e submissas,tímidas,como o professor de aldeia,que detectou o princípio do Mal,mas,não teve a coragem da denuncia,os explorados e subservientes em pregados do barão,a babá dos filhos da baronesa,assustada com os acontecimentos e levada de roldão por eles,as crianças entediadas e reprimidas o mal-estar que causa o filho da parteira,um deficiente físico,o único da aldeia,posto de lado pelas outras crianças que não aprenderam a conviver com “os feios” e,muito menos aceitá-los.

Difícil não associar essa aldeia e seus rigores e preconceitos à origem do nazi-fascismo,moldados na repressão,na submissão dos mais fracos e na arrogância dos fortes.Além da dificuldade de aceitar os diferentes.

O diretor diz que seu filme não é dirigido à Alemanha nazista,mas,apenas busca as raízes do mal.É sobre crianças doutrinadas para pensar como seus pais e se acharem no direito de julgar os outros,pois receberam essas idéias goela abaixo,sem tempo para ruminá-las ou pensá-las.

Se você constrói uma idéia, diz Haneke,de uma forma absoluta,ela vira uma ideologia.E os mais fracos vão segui-la por medo ou para escapar da própria miséria,acrescenta.

Isso vale para o fascismo de direita e esquerda,para o fanatismo religioso,para qualquer autoritarismo.Vale,inclusive,para compreender o terrorismo;as populações islâmicas,atacadas,sem saída,numa situação de aflição,abraça m a ideologia como uma vingança,uma forma de se libertar do sofrimento e causar o mal a seus opressores.

A Fita Branca é um filme que nos faz pensar.

Essa fita ,que dá nome ao filme,é posta no braço das crianças mal comportadas,assim como a estrela amarela posta nos judeus e a letra escarlate que se tatuava nas adúlteras,no passado.

Quem puder,assista.E tire suas próprias conclusões.



Visite:wwwfiatluxblogspotcom.blogspot.com

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui