Usina de Letras
Usina de Letras
67 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O FILÓSOFO SE ENGANOU -- 04/02/2010 - 20:14 (GERALDO EUSTÁQUIO RIBEIRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O FILÓSOFO SE ENGANOU



Lendo o editorial de um jornal onde o autor cita o filósofo TOLSTOI, achei estranho pela coragem, confesso que não leio muito sobre filosofia e segundo o editor a citação foi a seguinte: “O poder escolhe e atrai os piores elementos da sociedade, transforma-os, melhora-os, suavisa-os e os devolve para a sociedade”.

Isto seria o máximo e a sociedade agradeceria.

Eu não entendo de filosofia.

E para mim está claro que Tolstoi não entende nada de poder.

Pelo menos em se tratando de Brasil

Pelo menos em se tratando da minha cidade.

Aqui é exatamente o contrario.

Os poderosos atraem pessoas de bem, transforma-os, corrompe-os, embrutece-os e as transformam em brinquedos de marionetes para serem manipulados.

Minha cidade é exemplo disto.

Os poderosos formam uma grande rede de corrupção como uma teia instransponível e debaixo desta teia coloca representantes de vários segmentos da sociedade.

Aqui na nossa cidade esta prática foi escandalosa, um único manipulador conseguiu transformar pessoas de bem em marionetes e os manipulou a seu bel prazer.

E o poder ficou nas mãos de um pequeno grupo que manipulou os mais pobres conseguindo ficar no poder por longos oito anos.

E deixou a cidade num verdadeiro caos.

E agora com a mídia forte que possui tenta passar para a população que tudo de errado que acontece é culpa da administração atual.

Pode se fazer até o impossível.

Milagre demora um pouco mais.

Quando uma cidade se transforma em sucata precisa de mãos habilidosas e tempo para fazer restauração.

Durante oito anos o povo mais carente ficou abandonado porque a elite olhava apenas para seu umbigo e tudo tinha que ser feito para agradar apenas os dominadores.

Agora não!

Tem falha?

Sim.

Tem muita gente destoando do que foi prometido?

Sim.

As ações estão sendo feitas de fora para dentro.

Da periferia para o centro.

É preciso primeiro consertar aquilo que prejudica e machuca a parcela mais carente para depois pensar no centro onde se concentra os de melhor poder aquisitivo.

Nunca se investiu tanto em saúde e educação como neste primeiro ano de governo.

Está bom?

Ainda não.

Mas tem tudo para melhorar, e a curto prazo dar a resposta que o povo espera e que lutou para conseguir quando disse não à elite.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui