Usina de Letras
Usina de Letras
119 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ADIANTA RECLAMAR? -- 10/01/2010 - 21:52 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Adianta reclamar?



Penso que sim! Pois o que não adianta é continuar calado, lamentando e sofrendo.



Nós brasileiros não criamos o hábito das reclamações. Prova disso são as caixas colocadas em diversos estabelecimentos, aeroportos, rodoviárias etc.



Para mencionar o tamanho do comodismo brasileiro as reclamações colocadas nas caixas dos terminais domésticos dos aeroportos é muito menor do que as que são encontradas nas caixas dos terminais internacionais, mesmo com um movimento de passageiros muito inferior.



Isso porque os estrangeiros que passam pelos nossos aeroportos reclamam de tudo aquilo que consideram errado ou que pode ser melhorado. Reclamam dos atrasos nos vôos, falta de limpeza dos sanitários, mau atendimento das empresas e muito mais.



Sabemos que os brasileiros observam e sofrem com os mesmos acontecimentos que os estrangeiros, mas “a preguiça” não permite que se perca tempo em preencher formulários reclamatórios ou não confiamos que esses sejam prova de insatisfação (que jamais serão atendidas).



Se o lixo não é coletado no dia marcado esperamos por mais um ou dois dias, afinal não queremos ou podemos ser tão intransigentes com a empresa de coleta. Quem sabe o caminhão quebrou? Ou estão em falta de mão de obra para o serviço?



Os buracos nas calçadas ou vias públicas quebram pernas ou veículos, mas somos incapazes de telefonar para as autoridades e cobrar os nossos direitos.



Com a lei de direitos dos consumidores as reclamações judiciais aumentaram e as varas judiciais especializadas no assunto estão abarrotadas, todavia sabemos que os principais interesses dos reclamantes são as indenizações que podem chegar a quarenta salários mínimos, valor esse que satisfaz ao bolso e paga os honorários dos advogados, mas que não expressa o desejo de ajudar aos demais cidadãos.



Ao reclamar é necessário analisar e avaliar os resultados, para que essa, sendo atendida possa consertar erros ou melhorar um serviço que atenderá também aos demais habitantes que receberão os benefícios resultantes.



Ser cidadão não é concordar com tudo! Temos deveres e direitos garantidos pela Constituição, portanto vamos cumprir os nossos deveres, mas precisamos exigir os nossos direitos.



É também parte da cidadania trabalhar pelo bemestar comum. Sendo assim, é necessário informar, denunciar e reclamar as irregularidades que aviltam os nossos direitos.



Precisamos ter a coragem, esquecer a preguiça, reclamar por telefone, escrevendo e enviando e-mails para os responsáveis pelos transtornos causados pela falta de comprometimento em bem servir ao povo brasileiro.



08/01/200/10

Paulo M.Bernardo





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui