Usina de Letras
Usina de Letras
84 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13266)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10369)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20032)

Infantil (5440)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140811)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6198)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Interpretação de Texto -- 22/01/2002 - 00:49 (Leonardo de Oliveira Teixeira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Interpretação de Texto



Léo Teixeira





Orientação para as questões de texto:



1. Ler duas vezes o texto. A 1ª para ter noção do assunto, a 2ª para prestar atenção às partes. Lembrar-se de que cada parágrafo desenvolve uma idéia.

2. Ler duas vezes a pergunta da questão, para saber realmente o que se pede.

3. Ler duas vezes cada alternativa para eliminar o que é absurdo(geralmente 1/3 delas o são).

4. Se a pergunta pede a idéia principal ou tema, normalmente deve situar-se no 1º ou no último parágrafo- introdução ou conclusão.

5. Se a questão busca argumentação, deve localizar-se no desenvolvimento.

6. Durante a leitura, pode-se sublinhar o que for mais significativo e/ou fazer observações à margem do texto.





Dicas pessoais para você:



&
61623; Interpretação de texto é uma questão de bom senso! E adquiri-lo é uma questão de prática. Não pense que uns já o possuem por dom. O bom senso é uma questão de lógica, porém, muitas vezes nós não percebemos a interpretação correta de um texto por causa de um motivo pessoal, ou seja, o nosso estado emocional e o nosso estado de concentração, assim como a nossa disposição e interesse sobre o tema, influem diretamente sobre a nossa eficiência na interpretação.

&
61623; É muito importante ter atenção na hora de ler um texto. Se possível leia de novo para ter a certeza de que não estamos enganados.

&
61623; Devemos lembrar dos fatos do texto para não esquecermos de nada. Assim estamos colaborando para um melhor entendimento do texto.

&
61623; O que a maioria das pessoas têm dificuldade é a questão da imaginação. Jamais estenda o sentido de um texto. Limite o seu raciocínio aos sentidos do autor do texto. Não dê asas à sua imaginação na hora da interpretação.

&
61623; Temos dois tipos de interpretação: o sentido explícito &
61614; é realmente as palavras do texto, ou seja, aquilo que realmente está escrito no texto( é a interpretação mais fácil de fazer ); o sentido implícito &
61614; é aquele que se entende pelas “entrelinhas” do texto, ou seja, é o que se pode subentender, não está escrito, mas se pode claramente perceber, p. ex., uma figura de linguagem( ironia, metáfora, hipérbole, comparação…).

&
61623; Não confunda sentido implícito com excesso de imaginação.

&
61623; Numa questão de múltipla-escolha, nem sempre existe uma alternativa correta, nesse caso, escolha a menos incorreta. No caso de haver mais de uma alternativa, escolha a mais correta delas. Não desespere, saiba ter paciência para entender o texto.

&
61623; Cuidado com as ambigüidades, as questões mais difíceis são as que exigem o sentido implícito do texto. Ao responder as questões, limite ao texto, pense com a cabeça do autor, não importa se você concorda ou não com ele – se ele estiver falando “que o Vasco é o melhor time”(o que realmente é um fato incontestável), não importa se você é um flamenguista roxo e rival, diga o que o autor escreveu, não acrescente “por enquanto ou e antes?”, diga que o Vasco é o melhor time(é claro que, qualquer opinião contrária a esta, é uma opressão às mentes pensantes!).

&
61623; Deixando a brincadeira de lado, como já disse, interpretação é o índice fundamental do alfabetismo, não basta saber ler, devemos saber entender; não é um bicho de sete cabeças e sim, uma questão de bom senso!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui