Usina de Letras
Usina de Letras
36 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62332 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22543)

Discursos (3239)

Ensaios - (10406)

Erótico (13576)

Frases (50712)

Humor (20055)

Infantil (5474)

Infanto Juvenil (4794)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140847)

Redação (3313)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6221)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta a Lindolpho Cademartori -- 03/09/2002 - 09:30 (Clóvis Luz da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Prezado Lindolpho,

É salutar à democracia que o embate entre posições antagônicas sirva de esteio supremo e inabalável das liberdades individuais, principalmente a do pensamento, posto que, fôssemos tolhidos de discordar daquilo que ouvimos e lemos, melhor seria que nós matassem os que coçam os ouvidos pela extrema intolerância às vozes discordantes.

O Sr. com certeza conhece os malefícios causados à humanidade pelo abuso do poder autoritário que usurpa e viola as liberdades quando essas se lhe apresentam desafiadoras ou contestadoras. Nas guerras de religião tais abusos têm sua mais aterradora expressão. E nos espanta que as mortes tenham ocorrido em nome de Deus!

Pois bem, no campo do pensamento, o senhor definiu o socialismo como um câncer intelectual, um mal necessário à glorificação da democracia a partir do desmascaramento dos sofismas esquerdistas.

Respeitando o inconteste direito que lhe cabe de expor suas mais intocáveis convicções, eu lhe pergunto:

1) o senhor consegue ver distinções de conteúdo entre um modelo econômico que vitima milhões de pessoas em todo o mundo, o neo-liberalismo, e um modelo totalitário, seja de viés esquerdista ou direitista, também com milhões de vítimas, variando neles a forma, um matando pela fome e exclusão social e o outro, pelas armas?

2) todos os que defendem uma sociedade mundial sem os flagelos sociais impostos à maioria pobre pelo neo-liberalismo são esquerdistas?

3) como o Sr. interpreta a afirmação do filósofo Olavo de Carvalho de que o capitalismo trouxe benefícios inegáveis a toda a humanidade?

4) é possível compreender a História a partir de um invólucro não ideológico, não idealista, não filosófico, não religioso, mantendo o observador da realidade afastado absolutamente de qualquer tendência que prejudique a isenção de sua análise, sem que isso o conduza a um labirinto intelectual sem saídas?

Certo de que o Sr. saberá debater sem o nervosismo verbal e a arrogância extrema de alguns seres, aguardo suas respostas.

Clóvis Luz.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui