Usina de Letras
Usina de Letras
68 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62196 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50600)

Humor (20028)

Infantil (5427)

Infanto Juvenil (4760)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Dia dos Namorados -- 05/06/2000 - 13:20 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Terminado o mês de maio, é hora de nos preocuparmos com junho. Mês de muitas festas, mas a maioria em seu final. A preocupação inicial deve ser com o dia dos namorados. Assim, eu não quero fazer como fiz no dia das mães. Na realidade quero lembrar a todos com a devida e necessária antecedência que o dia dos namorados, no Brasil, é no próximo dia 12 de junho (sempre é bom contar com a hipótese de um leitor no exterior). Com isto elimina-se a desculpa do esquecimento e, como dizem no Casseta, todos podem mexer o traseiro gordo e tomar alguma providência.

Namorados são aqueles casais que, com muito ou pouco compromisso, costumam andar juntos e ficam tentando se conhecer até decidir se ficam mais juntos por um tempo maior. Acontece às vezes de ficarem tão juntos, se conhecendo tão bem que acabam decidindo que é melhor separar. Neste contexto, o namoro é algo passageiro, independentemente do desdobramento que tenha. Mas por outro lado, pode-se encarar o namoro como algo duradouro que vai trocando de nome.

Namorar é bom. Procurar namorado se tem os encantos dos grandes desafios, as vezes não é nada fácil. Há quem escolha muito e há quem tope o que vier. E há quem precise da ajuda do amigo António, santa criatura que já resolveu casos dos mais intrincados. Eu não tenho do que reclamar. Embora não tenha sido propriamente um D. Juan, me dei muito bem com minha última e atual namorada. Tão bem que já se vão quase vinte e cinco anos de convivência e, está ficando cada vez melhor. Achado o namorado é sair namorando e, no dia 12 levar um presentinho lembrando a data.

Engana-se quem achar que os casais casados não namorem. De fato, há os que já não namoram, mas também já não estão casados. Namora-se em qualquer idade e a prática só melhora o namorar. Mas quando se fala em namorados normalmente nos referimos aos jovens. São inconstantes mas é isto que se espera. Precisam aprender, conhecer, ver, investigar escolher se e com quem querem passar mais tempo junto quando a época que lhes pareça certa chegar. Figurativa e literalmente, estão apalpando, investigando o terreno, testando reações. Nesta idade são mais literais do que metafóricos, mas pobre de quem não se lembre destes tempos. Bons tempos.

Não sei se a data está correta. Um dia antes do dia de Santo António. Não sei se é assim, para se fazer alguma simpatia na véspera do dia do Santo ou para se comemorar a graça alcançada um ano depois. De qualquer forma imagino que as datas tenham algum tipo de relação. Este negócio de arrumar namorado não é tão simples e as atividades de nosso amigo António são muito necessárias. Inclusive sugiro que as cartas, simpatias e bilhetes com pedidos a Santo António, sejam enviados logo pois o volume não deve ser pequeno e imagino que, exceção feita aqueles casos mais dramáticos, ele atenda os pedidos na ordem de chegada.

Lembrado que o dia dos namorados é no dia 12 próximo, vamos às sugestões de presentes: perfumes, objetos de uso pessoal, bombons, CDs, flores, vinhos. Isto para os de orçamentos pequenos. Os mais abastados podem comprar as mesmas coisas gastando mais com a etiqueta ou buscando um maior requinte na qualidade. Nada de errado, desde que evitem helicópteros despejando pétalas de rosas e outras breguices do gênero. Faixa na rua ainda vai, mas helicópteros e "out-doors" são exagerados. Tá bom, se quiser exagere que ninguém tem nada a ver com isto, mas que fique claro que não é propriamente uma boa ou nova idéia.

Não sei se a campanha é nacional mas aqui em Brasília há uma campanha para o envio de cartões junto com os presentes. Isto é básico, um cartãozinho, um bilhetinho, qualquer coisa que deixe claro que não foi a secretária que providenciou.

Sendo assim, não se omita e não se acanhe, vá logo preparando o presente para seu namorado. Um abraço e um beijo também não vão nada mal, mas isto não precisa preparar.


Escrito em 29.05.1999




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui