Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Do Jeito que o Diabo Gosta -- 03/01/2002 - 10:14 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DO JEITINHO QUE O DIABO GOSTA

Após as devidas correções e atualização 2002.

De repente, tudo começou a dar errado. Tombo, logo ao sair de casa. Pneu do carro estourado.Banho de lama: o motorista ainda sorriu pra mim. No escritório, carta de cobrança, malcriada; era fiador de um amigo. Duas horas na fila de banco, e veio a surpresa: saldo devedor; depositaram o pré-datado antes do tempo. Reclamei. Ficaram de resolver amanhã, o expediente havia acabado. Com raiva, nem voltei ao trabalho. Fui pra casa. Briguei com a mulher, dormir mais cedo, com fome, sem assistir ao noticiário.

No outro dia, ao amanhecer, tive uma idéia. Lembrei-me do Carlos, o amigo que trabalhava numa casa espírita. Por telefone, ele me disse, após ouvir minhas reclamações: - É coisa dele! Dele quem, perguntei-lhe. “Do Coisa Ruim; você precisa se cuidar! Muita reza; e reza forte!

Não pensei duas vezes. Decidi resolver o problema de frente. Cara a cara; de homem pra homem, quer dizer, de homem pra Coisa Ruim!

Procurei seu telefone no catálogo e,claro, não achei nada. Nem na letra Ce muito menos na letra D; o Coisa Ruim ou o Diabo, como queiram, só poderia estar num lugar: num desses inferninhos; cheios de fumaça, muita bebida, garotas de programas e muita conversa jogada fora. Fui até lá. No mais conhecido e freqüentado. Ele não estava, mas consegui o número de seu celular.

Ele atendeu. Expliquei tudo. Cada detalhe. Mas ele ponderou. Apelou para o bom senso; logo quem!... Disse-me que não ia ficar bem se ele resolvesse atender às minhas reivindicações. Que achavam até justas, mas, por questão de ética, nada poderia fazer. E sua reputação? Como ficaria ?

Tentei mostrar-lhe as vantagens da minha proposta. Que ele poderia encarar aquele fato como um desafio. Uma nova abordagem. Talvez a experiência pudesse enriquecer seus métodos de trabalho. Era questão de viver, por alguns instantes, o outro lado da experiência; o lado de quem sofre as conseqüências; desse modo poderia agir com mais segurança e maior eficácia.

Ele acabou aceitando. Para minha surpresa!. Marcamos o encontro e iniciamos as conversações. Disse-lhe que o que ele vinha fazendo com o outros era muito sem graça. Coisa já bastante superada, pois o mundo estava noutra; procurando a paz e a harmonia entre os povos. Ponderei que ele precisava mudar de vida! Que essa história de viver perseguindo os servidores aposentados, ameaçando cobrar duas vezes a contribuição previdenciária, a bem da verdade, ajudava mais o governo do que atrapalhava os velhos funcionários aposentados.

Ademais, não ficava bem para um diabo ajudar qualquer governo. Mesmo que fosse um governo ruim. Era questão de primar pela concorrência. Ajudar é palavra que não consta no dicionário de qualquer diabo. E você sabe disso melhor do que eu.

E tem mais: aquela história do apagão ficou muito mal contada. Mas que foi um trabalho de mestre, lá isso foi; temos que reconhecer. O presidente teve um lapso de memória, ou ninguém lhe avisou para investir na ampliação de nossa matriz energética e sobrou para a população, que se virou como pôde.

Desligou o freezer, trocou lâmpadas, proibiu o uso do ar condicionado, diminuiu o banho quente de chuveiro, enfim, colaborou como pôde. E o consumo de energia acabou caindo. Resultado, prejuízo para as empresas distribuidoras. E o que fez o presidente? Aumentou o preço da energia para não diminuir o lucro das empresas. E vieram as chuvas. E os aumentos também. Um golpe de mestre! Só da cabecinha privilegiada de um Diabo poderia sair esta pérola de malvadeza.

Igual a esse só aquele do painél eletrônico do Senado. Você deve ter se divertido um bocado. Ou a greve dos professores. Que ninguém se entendia; não se sabia quem era o mais prejudicado. Se o governo, se os professores, se os alunos, se os pais ou a candidatura do Ministro da Educação, que foi pro brejo. Nessa você pegou pesado!

E tem mais: a gozação que você vem fazendo com a correção da tabela do imposto de renda; que não se corrige há sete anos; e, de repente, você sopra nos ouvidos dos parlamentares que aprovam a correção pela metade, sem falar nos atrasados. Golpe duplo: no governo, que deixou de ganhar um pouco; e na população, que deixou de perder um pouco.

A flexibilização da CLT foi outro grande golpe. De uma só tacada você começou a apagar a Era Vargas, sem precisar morrer para entrar para a história. Suprimiu direitos dos trabalhadores - com o apoio de sindicalistas - e, de quebra, iniciou o processo de desgaste e desmonte da Justiça do Trabalho. Só que, também nesse caso, a ajuda ao governo pegou mal.

O que é que você está armando ? De olho nas eleições ? ou pretende ser nomeado para a uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas ou ministro de qualquer tribunal superior de justiça? Tem dedo seu na candidatura da Roseana ? Vê lá o que vai arrumar com o Serra!....

Se quiser reparar estes erros você ainda pode. Basta cochichar no ouvido de alguns parlamentares, muito dos quais seus amigos, para que eles aprovem aumentos maiores para os professores e, também, para o salário mínimo. E você, por certo, conseguirá isto com muita facilidade, posto que alguns daqueles políticos ou devem muitos favores a você ou são, inclusive, seus parentes. Sangue do seu sangue.

Quer um conselho ? Você não é burro, isto já está mais do que provado. É só lembrar o caso das duas torres em Nova York. Acho que é hora de você mudar de vida. Você deveria, inclusive, submeter-se ao vestibular para o Curso de Direito, numa faculdade lá do Rio de Janeiro.

Isso mesmo, igual ao padeiro analfabeto. É fácil passar na prova. Aprendi domingo, vendo um programa de televisão muito famoso. Basta marcar, na seqüência, as alternativas A, B, C e D, até o final da prova. Depois, nem precisa participar da prova de redação. Já pode ser considerado universitário.

Depois, é são apelar para seus amigos influentes - que são muitos - na Câmara e no Senado. É mamão com mel. Você assume qualquer cargo comissionado, em qualquer ministério; sem precisar comprovar qualquer experiência e nem mesmo participar de concurso público; também não precisa comprovar escolaridade. Tudo dentro da lei, é claro.

Vai ganhar um excelente salário e assentar as bases para sua candidatura. Logo estará no Senado ou na Câmara dos Deputados. Poderá, aliás, concorrer a qualquer cargo eletivo. Notei o brilho em seus olhos, mas continuei: menos o Cargo de Presidente da República. Não, Presidente não!... Ninguém iria suportar tanta maldade junta!...Despedimo-nos neste ponto. Confesso que não senti muita firmeza da parte do Coisa Ruim. Cheguei a desconfiar do seu olhar triste e compenetrado.

Em todo o caso, nunca é demais lembrar, seguro morreu de velho. É bom estar de olhos bem abertos nas próximas eleições. Eles andam soltos por aí e prometem tudo!...E do jeito que andam as eleições, verdadeiro mercado de produtos descartáveis, com propaganda enganosa, correremos sempre o risco de comprar produtos de má qualidade ou com validade vencida, sem poder trocá-los, pelo menos, durante quatro anos.

Feliz Ano Novo. Com ou sem Coisa Ruim,. Mas do jeito que o diabo gosta. No bom sentido, é claro!....


Domingos Oliveira Medeiros
31 de dezembro de 2001










Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui