Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SALVE LINDO PENDÃO DA ESPERANÇA!... -- 19/11/2009 - 09:54 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


,b>

SALVE LINDO PENDÃO DA ESPERANÇA!...

Assim começa o Hino à nossa bandeira, mas,o que é,o que significa uma bandeira?

A bandeira é uma faixa ou banda de tecido.larga,com uma ou muitas cores,em que se pintam escudos,armas ou brasões de um estado,cidade,partido,associação etc.e,que,em geral,se põe no alto,numa haste ou mastro,para ser vista por todos.

Sua origem perde-se nos tempos e está intimamente ligada a insígnias ou sinais convencionais que os homens sempre usaram para se distinguirem nas suas lutas constantes.

Até onde se sabe, o primeiro povo a usar uma bandeira foi o egípcio,logo seguido pelos hebreus,pelos assírios e gregos.

A bandeira assíria tinha uma baleia;a dos babilônios,uma pomba;a egípcia,o boi Àpis,um deus,mas,a dos hebreus continha a letra tau.Os medos preferiram as três coroas,os partos,a cimitarra.Todos ostentavam essa divisa nas guerras.

Os cartagineses usavam uma cabeça de cavalo pendurada numa lança;os gauleses,usavam o galo e a república romana,a orgulhosa águia de Roma.

Constantino usou um lábaro com uma cruz em cima. Era um estandarte precioso ,pois, estava bordado com o monograma de Cristo;”In hoc signo vinces”,recordam?

Os países modernos usam a mesma bandeira,sempre.

A nossa, é a mesma bandeira do Império,criada por José Bonifácio,tendo sofrido apenas as modificações necessárias com a mudança de Império para República,que,proclamada em 1889,tinha que adotar um novo emblema que,traduzisse os sentimentos e as novas idéias,mas,mostrasse também as aspirações nacionais.

Foi conservada a esfera, que recorda o Brasil-Reino e guardadas as cores azul e branca,que a matizam,porém,em vez da cruz,que é um símbolo divergente,pois,nem todos os brasileiros são cristãos,representou-se nosso céu estrelado,com a constelação do Cruzeiro do Sul e acrescentou-se a legenda “Ordem e Progresso”,um lema da filosofia positivista.A Ordem é a necessidade imprescindível de manter as bases da nossa sociedade e o Progresso,mostra que todas as instituições têm que procurar se aperfeiçoar,sempre. O verde e amarelo representava nossas riquezas e ficou no lugar do fumo e do café,da bandeira antiga.

O “auriverde pendão da minha terra”,como rezou Castro Alves,é o sublime símbolo da nossa nacionalidade,dos nossos feitos,e deve merecer nosso respeito e admiração.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui