Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SER POETA... -- 17/11/2009 - 20:51 (Gabriel de Sousa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
“Ser poeta” é um tema que tem sido muito abordado por prosadores, poetas e pensadores de todo o mundo. Cada um tem as suas opiniões, nem sempre coincidentes, por vezes até antagónicas.

Normalmente os poetas têm uma sensibilidade muito particular e apurada, bem assim como um poder de síntese que lhes permite transmitir um máximo de ideias com um mínimo de palavras.

Uns são mais espontâneos e repentistas: a poesia nasce-lhes, quase já feita, quando acaba de ser imaginada. Outros trabalham as palavras, como se estivessem a gravar os poemas em delicado mármore. Nuns e noutros, mais do que na prosa, há uma musicalidade, uma melodia e um ritmo na escolha das palavras, no modo como elas se encontram, como elas se combinam ou como elas se entrecruzam. Uns procuram fazê-lo através de rimas ou no modo como arrumam os vários versos. Outros não precisam dessas regras quase espartanas e fazem-no de modo livre.

Os poetas têm orgulho naquilo que escrevem, mas sentem-se por vezes inseguros, necessitando da opinião de alguém para os convencer da validade do que passaram ao papel.



O poeta gosta de viver e sonhar, por vezes até de fingir ou inventar. Como disse Fernando Pessoa, «O Poeta é um fingidor, finge tão completamente que chega a fingir que é dor, a dor que deveras sente».

Disse Florbela Espanca num dos seus poemas: «Ser poeta é ser mais alto, é ser maior... É ter cá dentro um astro que flameja… É ter fome, é ter sede de Infinito… É amar, assim, perdidamente… E dizê-lo cantando a toda a gente».

O poeta olha as coisas de modo diferente. Glorifica o que os outros porventura até podem ignorar. Salienta o que a outros passa despercebido. Vê a beleza de algo em que ninguém já repara, à força de ser observado tantas vezes.

Segundo Platão, «Todo o homem é poeta quando está apaixonado”. Mesmo sem versejar, ele exprime poeticamente aquilo que diz, que não é mais do que o reflexo daquilo que sente.



Ser poeta é ser diferente, apesar de igual… É ver o que os outros vêem, mas de modo diverso. É transformar o negro/cinzento da vida num mundo multicolor, mas pode também ser o seu inverso, transformando por vezes as cores em tons escuro/acinzentados.

Ser poeta é, afinal, olhar o Universo, traduzindo o que vê em palavras ritmadas, que possam atrair a atenção e sensibilizar os seus leitores.





NB – Menção Honrosa no 1º Concurso Literário da Casa Museu Profª Maria José Fraqueza – Fuseta - 2009

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui