Usina de Letras
Usina de Letras
241 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DECIFRA-ME OU DEVORO-TE -- 08/11/2009 - 20:08 (Carlos Rogério Lima da Mota) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Entrei na sala de aula e perguntei aos alunos do 1º ano do Ensino Médio:



- Qual é o feminino de peixe-boi?



- Peixe-vaca, peixe-boi fêmea, peixe-bóia...



Era cada absurdo! Mas o que parecia uma simples brincadeira, tomou uma proporção quase surreal.



A cada negativa, novas respostas se levantavam, como se aquilo realmente trouxesse algum ganho à cultura daqueles garotos. Imagine a cena: trinta e cinco adolescentes de uma escola da periferia, com paredes pichadas, vidros quebrados e portas estouradas debatendo uma pergunta tola como essa - talvez não tão tola, porque ela fez parte do vestibular de uma universidade do Amazonas.



Chegaram até a fazer apostas, quem acertasse, pagaria o lanche do outro no intervalo; caso o perdedor não tivesse nenhum trocado, teria de pagar algum "mico", como passar o caderno de todas as disciplinas a limpo, assistir a aula de que menos gostasse em total silêncio, enfim, para eles, castigos tão cruéis quanto os praticados durante a escravidão.



Abismado com o alvoroço, encostei-me ao quadro negro e, de protagonista, fui alçado à condição de mero figurante.



Quando retomei o controle da classe e revelei o enigma - o feminino de peixe-boi é peixe-mulher, um dos alunos que nunca havia prestado atenção a uma de minhas aulas, e em cujo caderno só constavam vistos com os dizeres "exercícios não realizados", levantou a cabeça, mirou-me com os olhos dominados pela indignação e disparou: "Desde quando existe peixe-homem? Que cultura inútil! Por isso odeio a escola!"



Bingo! - ele havia matado a verdadeira charada. Talvez estejam em perguntas como essa a explicação para o fracasso da escola contemporânea: currículo oficial fantasioso, um Perrenoud às avessas, para não dizer outra coisa.



- Para que eu preciso disso? - insistiu, interrompendo minha reflexão.



E ele tinha razão, o que isso mudaria sua triste realidade, marcada pela fome e pelo aliciamento ao tráfico? Ao invés de afrontá-lo, como muitos mestres ortodoxos o fariam, optei por aplaudi-lo; diferentemente do que apregoava o sistema, ali não estava mais um número e, sim, um grande sábio da vida real, para quem não hesitei tirar o chapéu.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui