Usina de Letras
Usina de Letras
69 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62197 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4761)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Melhor um boné -- 04/06/2000 - 18:12 (Renato Rossi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Todos sabem, recentemente o Ministro Serra foi alvejado com um ovo. Consta que ele ficou muito chateado, que queria prender e isto e aquilo e que ia ou vai processar o estudante autor do ato impensado. Parece justo que ele se magoe. Ninguém gosta de ser alvejado por um ovo. É um desconforto e tanto, uma meleca, precisa lavar a cabeça, tomar banho e livrar-se dos puxa-sacos querendo alisar, esfregar, passar sabe-se lá o que. Nunca levei um ovo, mas posso entender que seja realmente terrível.

Contudo, acho que ele se irritou pelo motivo errado. O motivo do ato inusitado não foi a posição do Dr. Serra, merecedora de todo o respeito, ainda que se possa discordar de suas idéias. Se engana quem pensa que o estudante desejasse ofendê-lo ou mostrar revolta. Isto, no máximo, serviu de desculpa pensada depois ou imaginada pelos outros ou pelo próprio ministro.

Na realidade a questão é bem mais simples, e mais humana. Primeiro há que considerar que o agressor é um estudante normal, destes que assistem às aulas e estão na faixa etária usual. Ou seja, trata-se de um jovem. O ilustre ministro que já foi estudante e professor há de lembrar como são os estudantes. Têm um comportamento peculiar que pode ser resumindo tomando-se emprestado o que se diz das mães. Estudante é estudante. Pois o estudante honesto não consegue inibir seu ímpeto, não pode perder a oportunidade. Se nobres senadores não o fazem, por que haveria o estudante fazê-lo? Quem, com um ovo na mão, resistiria ao ver o ministro? Explico. O rapaz não viu o ministro. Viu sua careca. Se eu lá estivesse, usaria um boné que me tapasse a tonsura, alvo preferencial em qualquer circunstància. Ao que se saiba ninguém mais foi atingido, simplesmente por que não havia mais ninguém careca.

Sendo assim, convido o ministro a um momento longe de suas importantes preocupações, quando possa lembrar de sua vida universitária e das peripécias de que participou. Estou certo que acabará por dar uma grande risada e comprar um boné. Contudo, se após uma reflexão honesta, ainda assim insistir em prender e processar, que processe a galinha e deixe o estudante em paz.

Aos puxa sacos fica a dica do boné. Por via das dúvidas, que seja impermeável.


Escrito em 24.05.2000
Publicado na Seção Comentários do Cidade Virtual Brasília em 27.05.2000

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui