Usina de Letras
Usina de Letras
159 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Retrospectiva! -- 18/10/2009 - 11:42 (Carlos Claudinei Talli) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Só pra recordar o que aconteceu em 2007, e ver se as previsões se concretizaram, e também o que pensávamos na ocasião...



Retrospectiva/2007

Carlos Claudinei Talli



1 – O fato mais relevante, pelo inusitado do acontecimento, foi o rebaixamento do Corinthians ex MSI pra segundona. Para este articulista, não foi surpresa alguma. Eu sempre acreditei que quando você usa dinheiro sujo pra levar vantagem, irremediavelmente chega a hora de pagar a conta. Isso já tinha acontecido com o Palmeiras ex Parmalat e, ‘surpresa’, se repetiu com o Corinthians ex MSI. Eu só errei no ano, pois acreditava que já em 2006 a queda se concretizaria. Tomara que a lição fique, para que os ‘espertos’ de sempre, que abundam neste nosso pobre país rico, aprendam. Usar dinheiro sujo pra levar vantagem não leva a lugar algum. Será que os ‘mensaleiros’, os sanguessugas, os fraudadores do painel do Congresso, os ladrões de merenda escolar e todos os que malversam o dinheiro público vão se tocar? Talvez o futebol nos preste essa inestimável lição.



2 – Mas, chega de fatos lamentáveis. No nosso outrora melhor futebol do mundo, o segundo evento do ano foi sem dúvida o brilhante bicampeonato brasileiro levantado pelo São Paulo F.C. Seguindo um caminho oposto àquele da diretoria corintiana, o tricolor paulista, dando um exemplo de administração eficiente em tempos de vacas magras, ficou sozinho na parada. Estabeleceu uma hegemonia, que vem desde meados de 2005, com o título da Libertadores e posteriormente do mundial interclubes, que será difícil reverter. Mesclando alguns garotos da base, casos de Hernanes e Breno, por exemplo, com boas contratações medianas de clubes menores, Mineiro, Josué, Fabão, Danilo, Lugano, no time anterior, e agora Richarlysson, Aloísio, Dagoberto etc, está a anos luz de distância de qualquer concorrente. Pena que a diminuição do investimento na base, conseqüência da intromissão dos empresários na revelação de jogadores, poderá se revelar no futuro um verdadeiro tiro no próprio pé. Mas até lá...



3 – No futebol internacional, um acontecimento que chamou a nossa atenção foi a subida de produção do ex-galáctico Real Madri. Com a contratação do técnico alemão Bernt Shuster, parece que as coisas se ajeitaram, e o futebol do time cresceu muito. O bom da história foi a recuperação do futebol alegre e criativo do nosso prodígio Robinho, além, é claro, da efetivação do Júlio Batista como segundo ou terceiro atacante. Nessa posição, sem dúvida, é uma excelente pedida. Acredito que o Real é um dos grandes favoritos para levantar tanto o campeonato espanhol como também a Liga dos Campeões da Uefa.



4 – Ainda fora do Brasil, outro fato marcante foi o sucesso dos quatro grandes ingleses na fase de classificação da Champions League. Apesar de se estruturar usando o dinheiro de alguns empresários de fora do país, dando pistas de que está se tornando uma grande lavanderia de dinheiro de origem desconhecida, o campeonato inglês está se transformando no mais forte do mundo. Uma penca de grandes jogadores de todas as nacionalidades está elevando à enésima potência a técnica do outrora chato e previsível futebol inglês. Dá gosto ver a rapidez e a precisão de passes que abundam entre os súditos da Rainha. Durante 90’ é uma procura desenfreada por situações de gol. E isso é muito bom para os amantes do futebol bem jogado. O time que mais chamou a nossa atenção nessa primeira metade da temporada inglesa foi sem dúvida o Arsenal do técnico francês Arsene Wenger. Com uma concentração de jogadores habilidosos no meio de campo, casos de Cesc Fabregas, Flamini, Hleb e Rosicky, está lembrando muito alguns times do passado que nos levavam ao êxtase, como o Flamengo do início dos anos 1980 e a seleção brasileira de 1982. E isso é muito bom.



5 – Já na Velha Bota, que historicamente pratica o futebol mais feio do Planeta Bola, temos que realçar a participação efetiva do Milan na Champions League, apesar do papelão no campeonato italiano. E 99% do sucesso rosonero devem ser creditados ao excelente volante Pirlo e à sensacional dupla Kaká-Clarence Seedorf. Um completa o outro. Enquanto o holandês pensa e cadencia o jogo, tornando-o inteligente, o melhor jogador do mundo na atualidade imprime um ritmo alucinante que desnorteia os adversários. Mas, pelo amor de Deus, não tentem transformar o Kaká num meia-armador cerebral, como muitas vezes acontece na nossa seleção. Isso é um crime de lesa pátria.



6 –E pra encerrar o ano com chave de ouro para o futebol brasileiro, em dezembro a Fifa escolheu Kaká e Marta como os melhores jogadores do mundo nas suas respectivas modalidades. E no futebol de areia o eleito foi o excelente Buru. Resumo da ópera: cabelo, barba e bigode. Durma-se com barulho destes!



Um 2008 repleto de paz e grandes conquistas é o que desejamos a todos.



Falei? Tá falado!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui