Usina de Letras
Usina de Letras
131 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->POBRES CRIANÇAS -- 09/10/2009 - 07:46 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








POBRES CRIANÇAS



Padre João Modesti




Quando um lar é enriquecido pelo nascimento de uma criança, é uma benção do céu que aí caiu e a felicidade que essa benção traz é incomensurável. Essa nova criatura torna-se o centro de todas as atenções. É o reizinho da casa. Porém o tempo inexorável vem, a criança cresce e aquele que era “as majesté l’enfant”vai perdendo a pouco e pouco a sua realeza.Pode ser que continue, apesar da idade, a mesma criatura, honra e alegria de todos ou então torna-se algo que aborrece a muitos. Atualmente é mais fácil a segunda hipótese por causa da célebre MÍDIA que coloca dentro de casa o ouro mais fino (. Coisa rara) até a esterqueira mais nauseabunda (o que é mais freqüente). E tudo isso vai penetrando insensivelmente na alma daquela criança e começa a fazer parte dos seus valores.



Haja vista as canções dos tais “MAMONAS ASSASSINAS” que é levada com uma frequência exagerada nas ondas hertzianas. A repetição exagerada de qualquer coisa penetra na alma e daí não sai mais. É a semente má que sempre produz o espinho ou a fruta venenosa. E a criança gosta de repetir aquelas palavras de podridão moral e intelectual. E muitas crianças, muitas vezes sem entender bem o sentido as modulam.



E quando entendermos o sentido, já será tarde. A raiz se formou e se transformou num degrau da escala dos valores do tal “animal racional”.



O mesmo se poderá falar das tais camisetas sobre sexo que já invadiram a nossa pátria, vindas lá de outras terras. Há figuras de duplo sentido com frases do mesmo naipe. E quantos fazem questão de usa-las, pois é da moda traze-las com aquelas inscrições de duplo sentido escrito em inglês. Pode ser que a criança não a entenda mas alguém mais “sábio” terá o prazer de se mostrar um ser superior e explicar, não sem malícia, o que elas encerram. É mais nova semente venenosa que entra no terreno fértil da lama da criança, cresce e não mais seca.



Amanhã a sociedade se lamenta da baixeza do linguajar do povo, das revistas fesceninas, dos estupradores que aumentam cada vez mais. A semente deu frutos e abundantes.



O que mais dói, embora haja tantas instituições governamentais ou particulares que cuidam da infância, é que a liberdade, esse dom lindo e perigoso, ao mesmo tempo, não tem mais freios, os pais e educadores nada fazem mergulhando no NÃO-ME-IMPORTISMO; Ah! Se todos se lembrassem da frase do Cristo: “Quem escandalizar a um desses pequeninos que crêem e mim, melhor lhe fora que lhe atasse uma pedra de moinho e lançasse no fundo do mar”. Chegará o dia do encontro do divino Mestre, o protetor por excelência das crianças, com os autores dessas podridões morais.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui