Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PERSONALIDADES -- 09/10/2009 - 07:43 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








PERSONALIDADES



Padre João Modesti




Aqui vamos falar não da PERSONALIDADE em sentido psicológico (complexo de manifestações que são próprias de um indivíduo, sem pronunciarmos um juízo sobre suas causas e naturezas) e nem PERSONALIDADE em sentido pedagógico (pessoa na plena posse de seus valores humanos em marcha para seus destinos pelo caminho de uma vocação individual e social), mas sim da PERSONALIDADE em sentido social como uma pessoa que possui ou imagina possuir qualidades eminentes que a distinguem de todos os seus coetâneos.



Essas pessoas ou personagens existem em todas as categorias humanas, desde a mais abjeta até a mais sublime. Em todos os campos encontramos pessoas que se distinguem elevando-se acima dos outros. O problema é quais são essas qualidades que as fazem assim?



Temos pessoas que se distinguem pela sua maldade e desonestidade. Delas falam os jornais, revistas, enfim todos os meios de comunicação. Chegam a dar entrevistas e até ao cúmulo de serem protagonistas de filmes.



Elevou-se acima dos outros pela sua conduta maldosa.



Temos aí uma triste PERSONALIDADE.



Outras pessoas se distinguem dos seus coetâneos pelas suas ótimas qualidades que colocam-nas a serviço da humanidade (cientistas, religiosos, etc.)



São PERSONALIDADES que honram a humanidade. Infelizmente não são tão conhecidas como anteriores, porque o bem não chama tanto a atenção dos homens como o mal chama. Porém são magníficas PERSONALIDADES.



Há pessoas que se julgam possuir qualidades eminentes que se fazem umas PERSONALIDADES. Qualidades essas exaltadas pela mídia comprada, ou por uma mídia ideológica.



São admiradas pelos que estão ao seu redor.



Infelizmente isso é comum nos meios políticos, e dos argentários. Eles construíram o pedestal sobre o qual estão. Essas PERSONALIDADES são como a estátua de Daniel, do Livro Santo. Tem ouro como cabeça, mas os pés são de barro. Basta haver qualquer alteração na sociedade e elas se esboroam. E quando estão por terra ninguém mais se lembra delas. São trapos humanos. Infelizmente a primeira e a última categoria de PERSONALIDADES são as mais conhecidas, mas conhecidas, mas que pouco de bom produzem para a humanidade. Ao passo que a segunda categoria que tanto bem faz é quase desconhecida, mas dignificam a humanidade.



Quando em 1938 o primeiro ministro inglês voltava da Alemanha, após conferenciar e obter dos nazistas que desistissem da guerra, chegando a Londres viu no aeroporto uma grande multidão. Pensava que vinha recebê-lo, pois parecia que tinha afastado a desgraça da guerra. Quando desceu do avião viu que a multidão nem olhava para ele, mas sim aí estava para vivar o time de futebol que vencera uma grande partida no continente. Dois personagens. Uma PERSONALIDADE benemérita para toda humanidade. Outra PERSONALIDADE que, após algum tempo, dela ninguém mais se lembraria.



A história se repete. E será sempre assim. Assim caminha a humanidade enquanto existir gente que não sabe diferenciar os valores que constroem, dos valores que destroem.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui