Usina de Letras
Usina de Letras
158 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PATERNIDADE -- 09/10/2009 - 07:41 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








PATERNIDADE



Padre João Modesti




Quando a um homem se lhe anuncia que se tornou pai o seu coração estoura de alegria. É próprio da natureza humana o não ficar só; mas a paternidade lhe diz que nunca ficará sozinho, mesmo depois da morte. Deixou algo de si para continuar a vida. Aliás, Deus ao criar o homem dissera claramente: “Crescei e multiplica-vos”.



Com isso se demonstra que a paternidade é uma dádiva e uma vontade do Criador. Porém com alegria vem a responsabilidade. Quase sempre da atitude dos pais depende o futuro comportamento dos filhos. Ou honrado ou malvado. Os pais preparam os filhos a coroa de louros ou as algemas do bandido.



O mesmo Deus que lhe deu esse poder aos homens de transmitirem a vida, um lhe dirá, como a filha do Faraó disse à mãe de Moisés: “Tome conta dessa criança e eduque-a para mim”. Mas a estupidez humana é tão grande que muitos pais não têm a responsabilidade pedida por Deus.



Ter filhos para eles foi um ato biológico e nada mais. O resto que se arrume, ou a criança ou a sociedade.



Nestes dias temos o heroísmo de um homem, verdadeiro pai: o filho corre perigo na boca de um animal selvagem, e o pai não olhando o próprio perigo, arranca das fauces do animal a sua criatura.



Contrário outro caso. A filha, não seguindo a cultura dos pais, quer viver diferentemente. Sem mais o pai resolve, com aprovação da esposa, a quem a filha pedia socorro, degolá-la. No primeiro caso a paternidade era um liame divino; neste último caso a paternidade não existia, mas somente existia uma cultura inventada por homens.



É tão lindo esse título de Pai que o próprio. Deus quis ser chamado assim (Pai nosso...). Na historieta mais bela do evangelho, a do filho pródigo, Deus mostra como deve ser o pai: Saber perdoar, saber compreender os erros dos filhos, esquecer esses mesmos erros, sempre tratá-lo como um pedaço de si mesmo.



Embora na casa represente a autoridade firme e suave, nunca deve agir com inimigo do filho ou somente reparar nos seus defeitos; mas também olhar e elogiar tudo o que o filho faz de certo e de bom. A melhor correção é o exemplo.



Educa-se mais com o exemplo do que com palavras. Os fatos são evidentes, as palavras podem ser falsificadas.



Na Grécia antiga havia o pedagogo que era o servo encarregado de levar a criança para o caminho da virtude, faze-lo um verdadeiro homem. Assim o pai deve ser o maior pedagogo que seu filho terá na vida. O caminho serão os seus exemplos.



É tão conhecida das crianças esta afirmação: “Papai sabe tudo”. Quando adolescente: “Papai não sabe de nada e está atrasado”.



Na plenitude da vida: “Talvez papai me dê um bom conselho neste negócio”. Depois que o pai morre: “Que saudades da sabedoria e experiência do meu querido velho”.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui