Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62215 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50610)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->"DEUS NÃO TEM NETOS" -- 06/01/2006 - 10:26 (Hull de la Fuente) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


“DEUS NÃO TEM NETOS”



Quando eu ouvi esta afirmação pela primeira vez, fiquei pensando com os meus botões: “o que será que o pastor quis dizer? Será que eu cochilei e perdi parte da pregação?” Como nova convertida, fiquei quieta no meu canto e não fui buscar explicação. Passou o tempo e a expressão sempre voltava ao meu pensamento: “Deus não tem neto”. O que será isto? Eu declaro que ficava com vergonha de confessar a minha ignorância, se perguntasse aos irmãos e assim fui deixando o assunto de lado. Mas hoje, ao ler a parábola dos lavradores, em Mateus 21, 33 a 44, a luz veio como um flash. Tudo ficou claro, na minha mente. Para confirmar a repentina compreensão, peguei a Bíblia de Estudos e ali estava a confirmação do meu entendimento. Mas vamos à parábola:

- Houve um homem, pai de família, que plantou “uma vinha e circundou-a de um valado, e construiu nela um lagar, e edificou uma torre, e arrendou-a a uns lavradores, e ausentou-se para longe”.
E chegado o tempo dos frutos, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os seus frutos.
E os lavradores, apoderando-se dos servos, feriram um, mataram outro e apedrejaram outro.
Depois, enviou outros servos, em maior número do que os primeiros; e eles fizeram-lhe o mesmo.
E, por último, enviou-lhes seu filho, dizendo: Terão respeito a meu filho.
Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo e apoderemo-nos da sua herança.
E, lançando mão dele, o arrastaram para fora da vinha e o mataram.
Quando, pois vier o Senhor da vinha, que fará aqueles lavradores?
Dizem-lhes eles (os discípulos): “Dará afrontosa morte aos maus e arrendará a vinha a outros lavradores, que, a seu tempo, lhe dêem os frutos.”
Diz-lhes Jesus: “Nunca lestes nas escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isso e é maravilhoso aos nossos olhos?”
Portanto, eu vos digo que o Reino de Deus vos será tirado e será dado a uma nação que dê os seus frutos.
E quem cair sobre esta pedra despedaçar-se-á; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó.
E os príncipes dos sacerdotes e os fariseus, ouvindo essas palavras, entenderam que falava deles;
E, pretendendo prendê-lo, recearam o povo, porquanto o tinham por profeta.



E assim entendi que os principais elementos nessa parábola são:
(1) o senhor da terra – Deus,
(2) a vinha – Israel,
(3) os lavradores que arrendaram a vinha – os líderes religiosos judeus, (4) os servos do senhor da terra – os profetas e sacerdotes que permaneceram fiéis a Deus e pregaram a Israel;
(5) o filho – Jesus,
(6) os últimos lavradores – os gentios. Ao proferir esta parábola, Jesus expunha a conspiração assassina daqueles líderes religiosos.

21.37 - Ao tentar alcançar-nos com seu amor, Deus finalmente enviou seu próprio filho. A vida exemplar de Jesus, suas palavras verdadeiras e seu sacrifício de amor têm o propósito de nos fazer ouvi-lo e segui-lo como Senhor. Se ignorarmos seu Filho, sua bondosa dádiva estaremos rejeitando o próprio Deus.

21.42 - Jesus se refere a si mesmo como “A pedra que edificadores rejeitaram”. Embora fosse rejeitado por muitos de seu povo, Ele é a pedra fundamental da Igreja. (Leia Atos 4.11 e Pedro 2.7).

21.44 - Jesus usou esta metáfora para mostrar que a pedra em questão pode afetar as pessoas de diferentes maneiras, depende da relação que mantenham com ela (ver Isaias 8. 14,15; 28. 16; Daniel 2. 34, 44, 45). O ideal é usá-la na edificação, entretanto, muitos tropeçam nela. E, no Juízo, ela esmagará os inimigos de Deus. No final, Cristo, “a pedra de esquina”, tornar-se-á a pedra esmagadora. Ele está oferecendo misericórdia e perdão agora, mas promete que mais tarde haverá juízo. Devemos escolhê-lo agora.

Acredito que Deus usou esta parábola para abrir os meus olhos, assim como poderia ter usado qualquer outra palavra. O importante é que através dela eu descobri que o Senhor Jesus é o meu resgatador e irmão, eu fui adotada por Deus, quando Ele estendeu sua misericórdia aos gentios. Eu entendi que Jesus é o único caminho que leva ao Pai, e esta escolha é individual. O meu filho deverá aceitar a Jesus, se quiser chegar a Deus, porque Deus não tem neto.

Hull de La Fuente
Brasília, janeiro de 2006


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui