Usina de Letras
Usina de Letras
134 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->NATAL??? -- 05/10/2009 - 08:14 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








NATAL???



Padre João Modesti




Dizia lá o poeta: “mudou o Natal ou mudei eu?”. Fiquei matutando nessa pergunta nestes dias que precedem a grande festa da cristandade. E após um sério recolhimento em mim mesmo, não achei resposta nem para a primeira parte (mudou o Natal?) e também nada para a segunda parte (mudei eu?).



Anos atrás – e faz muito tempo – tudo lembrava o nascimento do Menino de Belém. Planos para o grande dia, as conversas com os amigos, as futuras reuniões da família. Ouviam-se músicas natalinas nas lojas, nas praças, na televisão e rádios. Tudo falava do Natal.



A figura principal das festas era o divino Infante, recordado nos singelos presépios das igrejas e de inumeráveis lares.



Hoje, infelizmente, no dia 25 lembra-se de tudo menos do Personagem principal.



Adeus músicas natalinas, adeus serões de família, adeus projetos para festejar cristãmente o grande, adeus missa do galo.



Tudo converge para o hedonismo e comodismo, cuja mola principal é o dinheiro. Para consegui-lo tudo é lícito, tudo se faz: roubos, ganâncias, avarezas, assaltos, homicídios, seqüestros, estupros e “vai descendo”.



Que saudades do velho Papai Noel que trazia “Para o Zito, um apito, para o Zeca, uma peteca, um bola para brincar é o que quer o Alencar”.



O velho de barba branca já não é mais aceito pelas crianças.



E o menino Deus? Para poucos.



“Mudou o Natal, ou mudei eu?”



Tenho medo de responder a essa interrogação.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui