Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MENDIGOS -- 05/10/2009 - 08:09 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








MENDIGOS



Padre João Modesti




Embora todos os homens sejam iguais perante a lei, quando se trata de bens materiais nota-se uma grande diversidade. Há aqueles que nadam em bens materiais, os ricos; e aqueles que nada possuem e vivem somente porque a caridade de outros os ajuda. São os mendigos. Em geral não têm família, ou a abandonaram; outras vezes são assim por deficiência mental; outras vezes ainda por alguma doença, enfim porque acharam que seja a melhor forma de viver, pois o trabalho pesa e nem todos tem vocação para ele.



Apesar de tudo são dignos de compaixão e a ninguém compete emitir um juízo sobre as causas dessa mendicidade. Lemos no Livro Santo, que Deus se compara a um mendigo, quando nos julgar para ver como foi que nós o tratamos.



Algumas vezes podemos negar o auxílio quando se vê que é pura sem-vergonhice, mas em caso de dúvida é melhor ser enganado e dar o nosso grande ou pequeno auxílio, conforme nossas posses. Mas em nenhum caso temos o direito de tratar a quem bate em nossa porta pedindo um auxílio. Vale mais um NÃO com um sorriso bondoso no rosto do que um Sim dado com a face carrancuda. A vida humana está cheia de mistério os quais somente por Deus são conhecidos. E em muitos mendigos há certos mistérios que nós nunca poderemos descobrir.



A maior caridade que poderemos fazer a um mendigo é lhe arranjar um serviço que o tire daquela triste situação. E quando não pudermos dar nada porque estamos desprevenidos ou também não temos nada na ocasião, ao menos uma palavra ou um sorriso de irmão pode e deve acompanhar a nossa negativa. Um dia, em Turim (Itália) na porta da igreja, um mendigo esticava a mão pedindo uma esmola. Uma menina de cerca de 7 anos abriu a sua bolsinha e, nada achando, se aproximou do mendigo e disse-lhe: Não tenho nada para lhe dar, mas dou-lhe um beijo. E o fez. As lágrimas do pobre foram os melhores agradecimentos. E aquele beijo, a melhor esmola.



Não esqueçamos, quando um mendigo bater na nossa porta, do velho provérbio: “Quem dá aos pobres, empresta a Deus”.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui