Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DROGAS -- 01/10/2009 - 16:31 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








DROGAS



Padre João Modesti




Drogas, tóxicos, narcóticos são termos usados indiferentemente para indicar certas substâncias que produzem alterações quer no corpo quer na psique. Costumam gerar uma euforia e também um estado de necessidade.



Mais se toma, mais necessidade se sente de tomar. Como conseqüência temos a ruína do sistema nervoso, alteração nos órgãos dos sentidos, arritmia cardíaca, disfunção do aparelho digestivo, a inteligência se ofusca, a vontade se enfraquece e senso moral desaparece. Segue-se menor rendimento no trabalho, e aos poucos a incapacidade total de atender a uma séria ocupação.



Nos dia de hoje todos os meios de comunicação falam dessas conseqüências. Os governos fazem leis para coibir os traficantes; abrem-se clínicas especializadas para esses infelizes viciados. Mas temos também aqui uma das aberrações humanas. O jovem sabe de tudo isso; vê seus companheiros caírem na situação de viciado com todas as conseqüências, mas assim mesmo quer tomar a droga. Para muitos é uma glória. E é uma vida que vai se arruinando, uma existência inútil e dispendiosa.



E o pior é que ao conversar com um desses drogados, escutam-se as mais disparatadas desculpas: invenção de médicos quanto às conseqüências; para ele, forte não faz mal; ele tem força para deixar na hora que quiser; para passar o tempo, para experimentar, para não se mostrar inferior aos colegas, etc.



E esquece que a vida que lhe foi dada pelo Criador, para que ajudasse a humanidade ser melhor e mais bela, deixa de cumprir a sua missão. Estraga o mundo, arruína uma família e desonra sua pátria.



Triste quando há pais que com falso amor paterno, não corrige de início o viciado, antes pelo contrário muitas vezes o favorece, fornecendo-lhe a droga.



São pais porque são dotados de órgãos de reprodução, mas não tem o sentimento de paternidade que os levaria a procurar a verdadeira felicidade do filho, mesmo que esse, não compreendendo, quisesse encaminhar-se para o caminho do falso prazer.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui