Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DOENÇAS -- 01/10/2009 - 16:28 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








DOENÇAS



Padre João Modesti




Todos nós percebemos que somos feitos de matéria. E a matéria por sua natureza é sujeita à decomposição. Daí a origem das doenças.



Ora será um órgão que não funciona bem, ora será uma parte do corpo que está alterado e produz dores e, mais do que tudo, a idade vai desgastando essa matéria de que somos feitos.



Os romanos diziam muito bem que “a velhice, ela mesma já é uma doença”. O pior é que muitas vezes essas alterações da matéria do corpo é provocada por nós mesmos não usando a inteligência que Deus nos deu. Ora será o exagero em nossas atividades exigindo das forças do corpo mais do que podem dar, ora dedicando-nos a algum vício (bebida, fumo, drogas, etc.) elementos esses que aceleram o desgaste do nosso corpo.



E aí vem a aberração humana: sei que aquilo me faz mal, mas eu quero. Sei que tendo este vício prejudicarei os meus descendentes; mas – dirá o estúpido – “isso já não é mais comigo”.



Deus nos deu um corpo para servir de instrumento ao espírito que nos anima: é o grande instrumento da alma. Se o instrumento da alma funciona bem, o espírito também o fará; mas se o instrumento está estragado será difícil, senão impossível a alma exercer suas funções.



Nenhum músico poderá produzir belas melodias em um violino com as cordas arrebentadas ou desafinadas. Fala-se tanto da doença moderna AIDS. Quase sempre fruto de vícios e de uma imprudência. A besta humana sabe disso mas quer experimentar. Troca um prazer de momentos por meses ou anos de sofrimentos para si e para a família.



E o pior é que algumas autoridades ajudam a propagação dessa doença, não prevenindo dos males e explicando o horror a essa doença, mas usando de paliativos (camisinhas, troca de parceiros, etc.), medidas essas nem sempre seguras e mais do que tudo pecaminosas reduzindo o homem a procurar somente prazer sem nenhuma responsabilidade.



É mais um fruto da aberração humana. Vendo isso vem-me à memória a frase de Sêneca: “Todas as vezes que estive entre os homens, voltei menos homem.





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui