Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CARIDADE -- 30/09/2009 - 08:20 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








CARIDADE



Padre João Modesti




Diz o mestre Aurélio que “caridade” é o amor que move a vontade à busca afetiva do bem de outrem e procura identificar-se com o amor de Deus.



É uma definição bem cristã. Essa virtude parte do amor que eu devo ter para com o próximo, pois eu considero meu irmão, filho do mesmo Pai que está no céu. Somente que não é um amo platônico ou teórico, consistente em palavras mas sim em atos e faz isso não para procurar os aplausos efêmeros das outras pessoas mas sim somente por amor de Deus.



Quero bem a Deus, Ele quer que eu faça o bem a um necessitado, logo eu faço. A prática dessa virtude é algo de divino, pois Deus foi definido como Amor.



Como dói ao ver certas cenas em que o necessitado sofre humilhações quando há alguém que pode auxiliá-lo. Há instituições que trabalham para exercerem essa virtude. Algumas o fazem por amor de Deus: “o pobre é meu irmão”. Outros fazem por interesses muito baixos: políticos, sociais, vaidosos, etc. Essa não é caridade. Diz o Cristo “já receberam a sua recompensa cá na terra”.



Há momentos em que somos solicitados para ajudar alguém, a gente não tem possibilidades, mas o meu “Não” deve ser acompanhado de um sorriso de amigo. Mais vale um “Não” com sorriso de amigo do que um “Sim” com uma carranca.



Lembra-se um episódio em Turim, após a guerra quando havia tanta miséria. Na porta da igreja um pobre estende suas mãos pedindo um auxílio. Passa uma menina de cerca de 7 anos. Abre a sua bolsinha e constata que não há nada, mas dou-lhe um beijo. E o fez; enquanto dos olhos do mendigo corriam lágrimas de gratidão. Fora um ato de caridade inspirada no amor ao próximo.



Na nossa pátria, quanta miséria nós vemos e quase sempre falta de recursos ou por causa de preguiça. Será caridade não somente dando dinheiro, mas tratando de ajudar o necessitado arrumar um emprego; encaminha-lo para uma associação que dele possa cuidar.



Lemos na vida de São Martinho de Tours, militar, que passa perto de um mendigo que tiritava de frio. Não têm dinheiro. Com a espada corta seu manto e dá ao pobre a metade.



De noite Cristo aparece revestido com aquele pedaço de manto e diz: “Martinho cobriu-me com o seu manto porque eu estava com frio”.



Lembremo-nos: “Quem dá aos pobres empresta a Deus.”





Padre João Modesti (1919-2005), Sacerdote Salesiano, professor de Física, Química e Matemática; Psicólogo doutorado pela Universidade Salesiana de Roma; autor com variada produção literária para cursos secundários e superior, de índole filosófica-religiosa.





________________________________________





“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”



LUIZ ROBERTO TURATTI.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui