Usina de Letras
Usina de Letras
128 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->UM COLOSSO DA LITERATURA -- 29/09/2009 - 10:02 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






UM COLOSSO DA LITERATURA

A Rússia sempre foi berço de grandes escritores:Tolstoi,Bunin,Gorki,Gogol,mestres que nos deram pérolas literárias nunca esquecidas.

Porém, a meu ver, nenhum como Dostoievski.Conhecia a alma dos homens como poucos,mergulhava na imensidão deste precipício como nenhum outro escritor e,principalmente, desnudou o povo russo, suas emoções e sentimentos.

Fédor Dostoievski nasceu em 1821 e desde cedo foi destinado à carreira militar.

Sua alma sensível e romântica logo trocou a carreira das armas pela literária, combatendo melhor com a pena do que com a espada.

Seu primeiro livro,” GENTE POBRE”,despertou a ira dos poderosos por denunciar a semi-escravidão em que o povo russo estava mergulhado.

Não se intimidou, nem arrepiou caminho;suas convicções inabaláveis rendeu-lhe quatro anos na Sibéria,fato que marcou todos os anos da sua existência.

Essa experiência foi imortalizada no livro”Recordações da casa Dos Mortos” que fala da miséria e do desespero dos prisioneiros enterrados vivos naquele lugar terrível,condenados a trabalhos forçados nos confins da Ásia.

Crime e Castigo, um clássico da literatura,emocionou a todos pelo seu conteúdo doloroso e pungente e pelo estudo profundo dos sentimentos humanos.Até onde vai o Homem pressionado pelo seu desespero?

A esse seguiram-se “O Idiota”,”Os Possessos”,”O Adolescente” e,finalmente “Os Irmãos Karamazov”,que deixou inacabado.

Quem não ficou marcado pela personalidade de Dimitri, pela beleza de Grushenka e pelo odioso caráter do velho Karamazov?

O que torna um escritor inesquecível?

Neste caso, a compreensão e simpatia pelas almas transviadas e criminosas, que dão um toque patético a sua obra.

Morreu em 1881, mas, deixou um legado imortal para todos os que apreciam a leitura.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui