Usina de Letras
Usina de Letras
130 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->QUESTO MALEDETTO IMBROGLIO" -- 28/09/2009 - 10:13 (Mirian de Sales Oliveira da Rocha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos












QUESTO MALEDETTO IMBROGLIO!

“Leitor, suponha que você seja um idiota.Aliás,suponha que você seja um membro do Congresso.

Raios, estou me repetindo!

(Mark Twain, -1835/1910- escritor americano)

Sempre fui de opinião que a gente não se devia meter na vida dos outros.Pessoas e povos sabem como cuidar de si mesmos e dos seus interesses sem necessidade de intervenções ou conselhos.

De repente,em junho,acordamos com um golpe militar em Honduras,república bananeira da América Central, da qual , tenho certeza que alguns brasileiros nunca ouviram falar.

Feudo de grandes corporações americanas, cujos interesses econômicos são imensos naquele pobre país,(como aliás, na época,escrevi,condenando o golpe,)num átimo,velhos fantasmas da nossa América Latina ressuscitaram,assustando todo o Continente que parecia já estar bem inserido no século XXI,longe deste que eu chamo “fadário” da América Latina, dentre os quais,o pior é o golpe militar.

Mas, o que me preocupa e quero mesmo abordar é a situação do Brasil,de repente atirado no olho do furacão ,quando o folclórico Zelaya resolve pedir abrigo à Embaixada Brasileira,no seu país.

Se voltasse e logo fosse readmitido no seu posto de presidente, tudo bem!

Mas,o “embrulho” continua,nem preciso contar pois, todos estão a par do impasse naquele país caribenho.E,o pior,o Brasil metido nisto até o pescoço,mais perdido que cego em tiroteio.

Nossa Embaixada, território brasileiro,vê-se cercada

pela polícia e pelo exército que dá sustentação aos golpistas,teve água ,luz e telefones,cortados,coisa nunca vista desde que o mundo diplomático foi criado.

E,agora,o marionete metido a presidente,dá um ultimatum ao maior país da América Latina,que tem um governo democraticamente constituído,pedindo uma solução para o “caso Zelaya”,ou...

Gostaria de saber o que esse “ou...”,significa.

Pois é ,temos um rato que ruge!

Particularmente não gosto do Zelaya.Eu o acho uma figura folclórica,populista e desastrosa.Como uma laia (perdoem-me o trocadilho)de ditadores com os quais convivemos nesta parte do mundo.

Mas,se foi eleito pelo seu povo,fazer o que?

A manutenção dos direitos democráticos é que deveria ser cláusula pétrea em todos os países do mundo.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui